Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Venda pessoal O que é? Efetuar vendas e desenvolver relacionamentos com os clientes Fonte dos slides :Marketing: criando valor para os clientes Princípios.
Advertisements

Apresentação, Layout e Exposição de Produto
O PODER DAS VITRINES Para atrair o consumidor, as lojas precisam contar uma história. Mais do que mostrar produtos ou serviços, as decisões de compra.
Plano de Comunicação “ Promoção 40 Anos “ Nelson Wendt Alimentos
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
Academia de Ensino Superior
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Gerenciando o marketing
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
A publicidade e o mercado
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Varejo Competitivo LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 11.
Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.
Segmentação, posicionamento e Comportamento do Consumidor
Comportamento do Consumidor
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A4
_comunicação externa 2 Comunicação mercadológica.
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A2
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A1
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A5
Tecnologia em Marketing
Merchandising.
Lucratividade das Lojas Sustentáveis
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
TRADE MARKETING.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
Marketing Promocional
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Marketing Promocional
Cores: estímulo visual no PDV
Promoção de Vendas e Merchandising
A importância do Planejamento Estratégico
MERCHANDISING Merchandising.
O que aprenderemos hoje
Publicidade e propaganda
Briefing.
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Comportamento do consumidor
Promoção de Vendas e Merchandising
VEJA O P DE PROMOVER NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Comportamento do consumidor
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
TRADE MARKETING Uma arma ao serviço das vendas Dinâmica: Os participantes irão desempenhar o papel de um Director Comercial e desenvolver um plano de Trade.
Atividades de uma agência de Comunicação
MERCHANDISING Akina Mai Nonoguchi Aline Paschoalino Arthur Lauzem
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Capítulo 1 A administração hoje.
Ambientação – Atmosfera de Compra
Como surgiu o Merchandising... “Merchand“, do francês, mercado, comércio, comercializar... Com o surgimento das pequenas lojas (mercearias), um simpático.
Estratégia de Operações
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Capítulo 13 - Promoção de Vendas
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Vamos começar o trabalho
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING
Comportamento de compra do consumidor
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
ENCONTRO REGIONAL SP2 – CAMPINAS 1°
MARKETING NO VAREJO - Merchandising
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
Transcrição da apresentação:

Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos MERCHANDISING NO PDV Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos

Blessa (2003) ao conceituar merchandising trata o termo baseado em três verbos: informar, destacar e vender. O merchandising procura informar um produto, destacá-lo em uma loja para que acelere sua rotatividade.

O termo “merchand” significa literalmente, mercador. E existem várias interpretações conceituais sobre o termo baseada na origem etimológica inglesa. Blessa interpreta o termo como ações realizadas no PDV, entretanto, com a presença de gerência e planejamento.

"Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhore a visibilidade a produtos, marcas e serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores”.

“É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda (Blessa)".

Essência do merchandising Fazer vender criando uma experiência com a marca ou produto na forma de expor essa marca ou produto para o consumidor final.

O merchandising cuida da melhor exposição do produto para o consumo. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela.

Planta Baixa – Psicologia do Consumidor – Técnicas de exposição e arrumação de Produtos

TÉCNICAS DE ARRUMAÇÃO DE GÔNDOLAS BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2003. COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos. São Paulo: Atlas, 2003. MÜLLER, Renato. Foco no varejo. As mais recentes inovações em lojas no Brasil e no mundo. São Paulo: Gouvêa de Souza GS & MD, 2008. SIQUEIRA, Caio & SIQUEIRA, Degles. O marketing dos pequenos empreendimentos: um estudo com dez empresas da indústria de confecção de Caruaru. Relatório conclusivo do Programa de Iniciação Científica 2007 da FCAP – Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco. SHIMP, Terence A. Propagandas e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2002.     TÉCNICAS DE ARRUMAÇÃO DE GÔNDOLAS Os Consumidores Fazem Compras como lêem Jornal. Da esquerda pra direita De cima para baixo Portanto , a arrumação das mercadorias deve seguir o movimento natural dos olhos.

Sentidos humanos (percepção) 1,0% pelo PALADAR 1,5% pelo TATO 3,5% pelo OLFATO 11,0% pela AUDIÇÃO 83,0% pela VISÃO

Tipos de exposição Existem diversos tipos de exposição de Mercadorias. Os mais tradicionais são: Exposição vertical Exposição horizontal

Exposição vertical Os produtos são expostos em posição vertical, respeitando a categoria pertencente.

EXPOSIÇÃO HORIZONTAL Os produtos são expostos em posição horizontal, respeitando a categoria.

PONTO FOCAL Onde o público conseguirá visualizar melhor o produto exposto.

Marcas líderes X outras marcas

Embalagem É uma força excitante que pode impelir o consumidor à aquisição do produto embalado.

Embalagem A embalagem tem a mágica de dar o ‘psiu’ ao consumidor. É o apelo motivacional para o consumidor

Embalagem Fatores importantes: Cor; Arrumação na gôndola; Design;

Compra por impulso A compra por impulso é um processo decisório não planejado e extremamente rápido. A missão do merchandising é a preparação da exibição dos produtos nas prateleiras, vitrines e materiais de divulgação.

As pesquisas mostram... 85% das compras em lojas de auto-serviço (supermercados) são realizadas por impulso, ou seja, num súbito desejo, sem planejamento prévio. O consumidor resolver comprar a mercadoria apenas porque a viu exposta.

Atmosfera de compra Emprego de materiais de PDV, iluminação cenográfica, manequins, decoração, disposição criativa de produtos, mostruários, fachadas temáticas, aromas aplicados, degustação e som são algumas das técnicas a serem exploradas. Abrir pdf...

Técnicas de Merchandising Na comunicação: Preço; (ex. psicológico- .99, .95); Vantagens a informar; (Esta semana tudo com 20% de desconto...); Tablóides e mala direta; (tablóides são considerados a melhor mídia no PDV);

Material Promocional : mais comuns: displays, cartazes, bandeirolas, indicadores, placas, manequins, stands, letreiros, faixas de gôndolas, móbiles;

Todos os materiais de PDV devem obedecer a critérios básicos para atingir o máximo de eficiência: Devem ser colocados em áreas de maior tráfego do público; Evitar conflito entre produto exposto X produto anunciado;

O material deve estar ao alcance do olhar (ângulo visual); O produto deve estar exposto de forma acessível;

Psicologia do consumidor Modelo de comportamento de compra: Reconhecimento da necessidade Procura de Informações  Avaliação de alternativas Escolha do produto/ serviço  Avaliação do uso/ compra.

Hábitos do consumidor Brasileiro Procedimento de compra em super e hipermercado: 45% - frequência de compra mensal em hipermercados; 43% - compra semanal em supermercados (proximidade das casas);

Período O período do dia mais utilizado para fazer compras é o da tarde, com 56%, ficando a manhã com 28% e a noite com 16%; Terceira idade – manhã; Sábado- dia de maior tráfego nas lojas, seguido dos dias de promoção (ex. quarta);

Percurso e duração das compras A consumidora brasileira mistura necessidade e lazer na hora da compra; 74% dos consumidores passam por quase todos os corredores do supermercado durante seu roteiro de compras; Nossos consumidores levam em média 1h e 30 minutos para fazer uma compra mensal e 1h para fazer uma compra semanal.

Ir às compras no supermercado ou na feira livre é sem sombra de dúvida o maior “lazer” da consumidora brasileira, que nem sempre tem condição financeira para ir aos shoppings e a outros eventos culturais.

Referências BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2003. COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos. São Paulo: Atlas, 2003. MÜLLER, Renato. Foco no varejo. As mais recentes inovações em lojas no Brasil e no mundo. São Paulo: Gouvêa de Souza GS & MD, 2008.