Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Programa Intel® Educar
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
O discurso na sala de aula de Matemática
Letramento: um tema em três gêneros
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Matemática para todos Educação Básica
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Avaliação Educacional Externa
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Transferência de aprendizagem
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Orientação Educacional
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Avaliação Educacional Externa
Profa. Reane Franco Goulart
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
10 Competências do Professor Moderno
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Docência do Ensino Superior
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Equipe responsável pela produção
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Equipe responsável pela produção
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Rev. 9/13/01 © 2001 Intel Corporation. All Rights Reserved. Questões Transversais de apoio ao desenvolvimento de Currículos O que são questões transversais?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Aprendizagem da matemática
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Promove a aprendizagem autêntica, o que encoraja os alunos a fazerem mais perguntas. É mais provável que os alunos se tornem aprendizes auto direcionados porque eles estão interessados nas respostas. Os alunos veem as conexões entre o assunto que está sendo ensinado e seu mundo – isto pode mudar toda sua perspectiva sobre o que é a educação. 2

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Por que usar Questões Estruturais de Currículo? Para atingir habilidades de pensamento de altos níveis - Para garantir comparação, síntese, interpretação e avaliação, etc. Para garantir que os projetos dos alunos sejam pertinentes e envolventes - Para exigir mais que uma simples reafirmação dos fatos Para focar em tópicos importantes - Para conectar a aprendizagem a outras disciplinas e outros tópicos de estudo - Para fazer perguntas que já tenham sido feitas na história da humanidade - Para abordar questões significativas que os alunos levantem 3

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. São questões amplas e abertas: - Abordam ideias abrangentes e conceitos duradouros - São cativantes e significativas - Atrai à curiosidade - Representam um desafio razoável - Requerem competências de pensamento de altos níveis - Possuem respostas que não podem ser encontradas em livros - Com frequência, promovem pontes entre disciplinas e unidades Exemplo: - QE: Como o conflito produz a mudança? 4

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Elas ajudam os professores a centrar em tópicos importantes em seu currículo anual e trazem significado através das disciplinas: Elas levantam questões importantes entre as áreas de conteúdo (Matemática, Ciências, Literatura, História, etc.). Elas se centram em torno de questões importantes, problemas, dúvidas, interesses ou temas que também ocorrem em outras unidades. 5

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. As Questões Essenciais trazem significado e foco para o estudo de eventos e tópicos durante um projeto ou curso que de outra maneira podem parecer arbitrários ou não relacionados. Envolvem a imaginação do aluno e relacionam o assunto à suas próprias experiências e ideias. Não há nenhuma resposta correta óbvia, então os alunos são desafiados a explorar muitas possibilidades. Encorajam uma discussão e pesquisa aprofundada e estabelecem o estágio para um maior questionamento. Ajudam os alunos a comparar, contrastar e fazer analogias. 6

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. São questões abertas que se ligam diretamente a um projeto ou unidade Representam um desafio razoável Requerem competências de pensamento de altos níveis Ajudam os alunos a construir suas próprias respostas e demonstrar o escopo de seu entendimento de um assunto Dão suporte e continuam o estudo de uma Questão Essencial Exemplos: - QE: Como o conflito produz a mudança? - QU: Como o estresse no ambiente influencia a evolução? Como as mudanças na economia são um fator da guerra? 7

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Questão EssencialQuestões de Unidade Como a matemática me ajuda a entender o mundo ao meu redor? Qual a utilidade das fractais? Por que as estórias têm sido sempre importantes durante a História? Por que ainda lemos Shakespeare? Como o trabalho de Shakespeare é relevante para minha vida? Como a arte reflete ou muda a sociedade? Como a arte impressionista reflete a vida no final do século XVIII? Como sua própria arte reflete em sal vida e cultura? O que é necessário para mudar o mundo? Como as políticas e ações de Juscelino Kubitschek afetaram o Brasil no século passado? Como as políticas e ações de Juscelino Kubitschek afetam sua vida hoje? 8

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. 9 Questão de Unidade de Estudos Sociais: Como a guerra muda a economia? Questão de Unidade de Ciências: Como os animais se adaptam às mudanças no ambiente? Questões de Unidade de Língua e Literatura: Na Literatura, como os personagens em [título de um livro] respondem ao conflito? Porque os humanos frequentemente reagem ao conflito com violência? Como [título do livro] nos ajuda a entender a complexa natureza humana?

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Tem um conjunto restrito de respostas corretas, são questões concretas, baseadas em fatos Frequentemente se relacionam a definições, identificações e lembrança de informações em geral (exemplo: questões encontradas em um teste) Ajudam responder questões de unidade Exemplos: - QE: Como o conflito produz a mudança? - QU: Como o estresse no ambiente influencia a evolução? Como as mudanças na economia são um fator da guerra? - QC: Como os vulcões são formados? O que é fotossíntese? Por que é frio no inverno quando o sol está brilhando? Como você encontra os valores de variáveis desconhecidas em uma equação? O que é uma fábula? 10

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Questões EssenciaisQuestões de Conteúdo (baseadas em fatos, com uma Única Resposta) Como a arte reflete a cultura ou a transforma? O que é arte renascentista? Como um organismo se dá bem em seu ambiente? Qual é o ciclo de vida de um sapo? Como o conflito produz mudança? Qual é o conflito na estória...? Por que as leis mudam?Como as leis são feitas? A história é uma história de progresso? Quem é um inventor importante e o que ele/ela inventou? 11

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Conteúdo para a 4 a Série Os alunos saberão que as placas tectônicas são responsáveis por características importantes da superfície da Terra e importantes eventos geológicos. Exemplo de Objetivo Os alunos demonstrarão e explicarão como os vulcões e diferentes tipos de montanhas resultam dos movimentos das placas. Questão Essencial Como a terra muda? Questão de Unidade Um vulcão poderia surgir em meu quintal? Questões de Conteúdo Como são formadas as montanhas? Quais são as diferentes camadas da terra? Como as rochas ígneas, sedimentares e as rochas metamórficas são formadas? 12