Por Márcia May Gomel ® março 2010. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p.56-95. Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p.56-95.

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por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p asi003. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p asi003 Classificação dos Sistemas Empresariais

surgem sistemas de processamento de transações contabilidade, finanças, rh diminuição de custos a partir dos anos surgem sistemas de processamento de transações contabilidade, finanças, rh diminuição de custos a partir dos anos Evolução dos Sistemas de Informações 1950 S P T

sistemas de informações gerenciais suporte à rotina de tomada de decisões sistema de automação de escritórios ex. processadores de texto sistemas de apoio à decisão decisões complexas e não rotineiras sistemas de informações gerenciais suporte à rotina de tomada de decisões sistema de automação de escritórios ex. processadores de texto sistemas de apoio à decisão decisões complexas e não rotineiras S I G Evolução dos Sistemas de Informações S A E S A D

Anos 1980: computação pelo usuário final Usuário cria seu próprio sistema Sistemas de apoio inteligente sistemas especialistas conhecimento armazenado por especialistas sistema de aprendizado de máquina aprendem com casos históricos Sistema de gestão do conhecimento - processamento, editoração eletrônica sistemas de computação móvel Admite funcionários móveis, fora dos limites da empresa Dispositivos portáteis PDAs (assistentes digitais portáteis) Trabalham com redes com ou sem fio Anos 1980: computação pelo usuário final Usuário cria seu próprio sistema Sistemas de apoio inteligente sistemas especialistas conhecimento armazenado por especialistas sistema de aprendizado de máquina aprendem com casos históricos Sistema de gestão do conhecimento - processamento, editoração eletrônica sistemas de computação móvel Admite funcionários móveis, fora dos limites da empresa Dispositivos portáteis PDAs (assistentes digitais portáteis) Trabalham com redes com ou sem fio Evolução dos Sistemas de Informações S A I S G C

Electronic Data Interchange comunicação entre parceiros digitais ex. Banco 24 horas deram origem ao Comércio Eletrônico que, por sua vez, colaboraram com a criação dos sistemas: 1CRM (Costumer Relationship Management) suporte a clientes identificam padrões de comportamento Electronic Data Interchange comunicação entre parceiros digitais ex. Banco 24 horas deram origem ao Comércio Eletrônico que, por sua vez, colaboraram com a criação dos sistemas: 1CRM (Costumer Relationship Management) suporte a clientes identificam padrões de comportamento E D I Evolução dos Sistemas de Informações C R M

2Sistemas baseados na Web ao invés de usarem uma rede exclusiva, utilizam a internet para se comunicar e acessar grandes quantidades de informações 2Sistemas baseados na Web ao invés de usarem uma rede exclusiva, utilizam a internet para se comunicar e acessar grandes quantidades de informações Evolução dos Sistemas de Informações

por amplitude de suporte -Típicos a)Funcionais b)Corporativos c)Interorganizacionais por amplitude de suporte -Típicos a)Funcionais b)Corporativos c)Interorganizacionais A A Classificação dos SIs

por amplitude de suporte -Típicos a)funcionais finanças, mkt, rh.... b)corporativos nível mais elevado, suporte à empresa toda ex. Enterprise Resource Planning a)interorganizacionais diversas empresas conectadas suporte ao gerenciamento da cadeia de fornecimento Ex: ERP (novamente) SCM (Supply Chain Management) por amplitude de suporte -Típicos a)funcionais finanças, mkt, rh.... b)corporativos nível mais elevado, suporte à empresa toda ex. Enterprise Resource Planning a)interorganizacionais diversas empresas conectadas suporte ao gerenciamento da cadeia de fornecimento Ex: ERP (novamente) SCM (Supply Chain Management) Classificação dos SIs E R P S C M A A

CLASSIFICAÇÃO DOS SIs por níveis organizacionais ou seja, pelo tipo de suporte que oferece a cada nível organizacional a)Nível Administrativo Contadores, secretárias, auxiliares... Sistemas de automação de escritórios Gerenciamento de documentos SPTs, SIGs, sistemas móveis CLASSIFICAÇÃO DOS SIs por níveis organizacionais ou seja, pelo tipo de suporte que oferece a cada nível organizacional a)Nível Administrativo Contadores, secretárias, auxiliares... Sistemas de automação de escritórios Gerenciamento de documentos SPTs, SIGs, sistemas móveis B B

b) Nível Operacional Gerentes de 1ª.linha, que tomam decisões de rotina Principais: SPTs c) Nível de Gerência Gerentes de nível médio que tomam decisões táticas como planejamento, organização e controle de curto prazo Principais: SIGs Resumem dados e prepraram relatórios para as áreas funcionais b) Nível Operacional Gerentes de 1ª.linha, que tomam decisões de rotina Principais: SPTs c) Nível de Gerência Gerentes de nível médio que tomam decisões táticas como planejamento, organização e controle de curto prazo Principais: SIGs Resumem dados e prepraram relatórios para as áreas funcionais

d) Nível de trabalho do conhecimento Analistas financeiros, de marketing, engenheiros, planejadores da produção, advogados e consultores Encontrar e integrar novo conhecimento para a organização Browsers da internet Sistemas especialistas SAD e) Nível Estratégico Executivos: situações que podem mudar a maneira de como os negócios são realizados SAD SAE Inteligência artificial d) Nível de trabalho do conhecimento Analistas financeiros, de marketing, engenheiros, planejadores da produção, advogados e consultores Encontrar e integrar novo conhecimento para a organização Browsers da internet Sistemas especialistas SAD e) Nível Estratégico Executivos: situações que podem mudar a maneira de como os negócios são realizados SAD SAE Inteligência artificial I A

O que há para gerenciar em um departamento de SI? recursos de computação aplicativos Quem deve gerenciá-los? departamento de sistemas de informação usuários finais O que há para gerenciar em um departamento de SI? recursos de computação aplicativos Quem deve gerenciá-los? departamento de sistemas de informação usuários finais DSI 2.8 Gerenciando recursos de informação p.63

recursos de computação –básico: hw, sw, redes, bancos de dados –procedimentos, instalações de segurança e prédios físicos gerenciamento complexo... recursos de computação –básico: hw, sw, redes, bancos de dados –procedimentos, instalações de segurança e prédios físicos gerenciamento complexo Gerenciando recursos de informação

Quem deve gerenciá-los? Não existe padrão de divisão de responsabilidade; depende de... –tamanho da firma –natureza da firma –quantidade e tipo de recursos de TI –atitude com relação à computação –nível e maturidade da tecnologia –quantidade de serviços terceirizados –país em que opera Quem deve gerenciá-los? Não existe padrão de divisão de responsabilidade; depende de... –tamanho da firma –natureza da firma –quantidade e tipo de recursos de TI –atitude com relação à computação –nível e maturidade da tecnologia –quantidade de serviços terceirizados –país em que opera 2.8 Gerenciando recursos de informação

Quem deve gerenciá-los? em geral, a divisão... DSI recursos de nível corporativo e compartilhados usuários finais recursos departamentais Quem deve gerenciá-los? em geral, a divisão... DSI recursos de nível corporativo e compartilhados usuários finais recursos departamentais 2.8 Gerenciando recursos de informação

O papel do departamento de SI mudança de papel de puramente técnico para mais gerencial e estratégico posição dentro da organização passou de subordinado a departamento funcional a órgão de staff habilidades necessárias capaz de lidar com organizações externas, como fornecedores, parceiros de negócios, consultores, instituições de pesquisa e universidades O papel do departamento de SI mudança de papel de puramente técnico para mais gerencial e estratégico posição dentro da organização passou de subordinado a departamento funcional a órgão de staff habilidades necessárias capaz de lidar com organizações externas, como fornecedores, parceiros de negócios, consultores, instituições de pesquisa e universidades 2.8 Gerenciando recursos de informação

Novas funções do DSI Projetar sistemas estratégicos Planejamento e controle de infra-estrutura Internet e e-commerce Integrar sistemas: internet, intranet e extranet Treinar gerentes que NÃO são de SI Treinar pessoal de TI sobre negócios Suporte à computação pelo usuário final Parcerias com nível executivo Gerenciar terceirização Novidades em TI Alianças com fornecedores e outros DSIs Novas funções do DSI Projetar sistemas estratégicos Planejamento e controle de infra-estrutura Internet e e-commerce Integrar sistemas: internet, intranet e extranet Treinar gerentes que NÃO são de SI Treinar pessoal de TI sobre negócios Suporte à computação pelo usuário final Parcerias com nível executivo Gerenciar terceirização Novidades em TI Alianças com fornecedores e outros DSIs Papel tradicional do DSI desenvolvimento gerenciar o desenvolvimento de sistemas operações gerenciar operações do computador habilidades de SI iniciar, treinar e desenvolver habilidades de SI serviços técnicos oferecer serviços técnicos Papel tradicional do DSI desenvolvimento gerenciar o desenvolvimento de sistemas operações gerenciar operações do computador habilidades de SI iniciar, treinar e desenvolver habilidades de SI serviços técnicos oferecer serviços técnicos