O movimento das concepções alternativas

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Transcrição da apresentação:

O movimento das concepções alternativas Professora Cibelle Celestino Silva

Estudos preocupados com as idéias dos estudantes em relação aos diversos conceitos científicos aprendidos na escola Estudos a partir da década de 70 revelam concepções dos estudantes sobre o mundo natural

Concepções alternativas, espontâneas, prévias.... Resultado de explicações sobre fenômenos físicos forjadas pelos indivíduos desde a infância Realizadas em diferentes partes do mundo, as pesquisas mostraram o mesmo padrão de

As concepções prévias são Idéias coerentes Resistentes a mudanças Interferem na aprendizagem

Mais de 4000 trabalhos publicados (Gil-Perez 1994): “em primeiro lugar estas investigações têm questionado fortemente a eficácia do ensino por transmissão de conhecimentos elaborados [...] e têm contribuído, mais que qualquer outro estudo, para problematizar o ensino/aprendizagem das ciências e romper com a inércia de uma tradição assumida acriticamente”

Questionam eficácia do ensino e aprendizagem por transmissão Ensinar não é fácil, não bastando o conhecimento do conteúdo específico e algum senso didático.

Implicações pedagógicas os resultados das pesquisas contribuíram para fortalecer uma visão construtivista de ensino-aprendizagem a aprendizagem se dá através de um envolvimento ativo do aprendiz as idéias prévias dos estudantes desempenham um papel importante no PEA

Conseqüências “Teorias de ensino” construtivismo aprendizagem significativa mudança conceitual conflito cognitivo Atividades com materiais concretos revalorização da experimentação utilização da História da Ciência em atividades didáticas

o professor deveria... tomar consciência da existência das idéias prévias dos alunos analisá-las e discuti-las em sala de aula compará-las com as concepções cientificas mostrar a pertinência das concepções científicas

Bibliografia: CARVALHO, Ana Maria P. & VANNUCHI, Andréa. Ocurrículo de física: inovações e tendências nos anos noventa. Investigações em Ensino de Ciências 1(1) 1996. DRIVER, R. & EASLEY, J. Pupils and paradigms: a review of literature related to concept development in adolescent science students. Studies in Science Education 12: 7-15, 1978. GIL-PEREZ, D. Diez años de investigación en didáctica de las ciencias: realizaciones y perspectivas. Enseñanza de las Ciencias 12(2): 154-164, 1994. MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança e conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências 1(1) 1996. POSNER, G. J. et all. Accomodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education 66(2): 211-227, 1982.