TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) Emanoelle Freire Georgia Bezerra Gomes Joelma Maria Santos de Lira Pessoa Luzianne Evangelista Freires Samara Vasconcelos Alves Sobral-Ceará
Introdução Sobre a autora... Lauretta Bender (1897- 1987) Neuropsiquiatra pediátrica; Infância; Surgimento do teste;
Introdução Influencia de Wertheimer; Campo da percepção X Campo da personalidade Nove figuras; Resposta; Introdução
Introdução Utilização nos EUA; Comportamento visomotor é uma habilidade; Mensuração percepto-motora obtida através de diferentes graus de complexidade e organização; Introdução
Introdução O que o teste solicita? “Quando se vê e reproduz desenhos não se trata apenas de uma tarefa de aprendizagem já que a percepção dos estímulos e a resposta podem ter envolvimento com o funcionamento neurocerebral. “ Lauretta ,1955 apud Sisto, 2006 Introdução
Introdução Outros trabalhos – quantificar os dados; Surgiram vários sistemas de correção; Mais recente: Posada, 2002. Utilização no Brasil; Novo sistema de correção: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG); Introdução
Introdução Experiência – 1052 crianças; 6 e 10 anos de idade; Individual e coletiva; Modelo de Rasch; Aumenta a habilidade aumenta a probabilidade; Introdução
Introdução Evidências de validade: - Funcionamento diferencial do item (DIF); - Dificuldade de aprendizagem; - Precisão e a consistência do Sistema de Pontuação Gradual do Bender (B-SPG)
Introdução Aplicação: Uso do manual; Ambiente; Temperatura Iluminação e ventilação adequada; Rapport;
Aplicando o Teste de Bender • Sujeito: E.M.S.S. 10 anos, sexo masculino • Escolha do sujeito • Preparação do aplicador • “Entrevista” Inicial
Aplicando o Teste de Bender Aplicação: 30 de Maio de 2010 Descrição do ambiente Materiais utilizados Após a leitura das instruções o sujeito não demonstrou nenhuma expectativa em relação a testagem.
Aplicando o Teste de Bender As figuras que compõe o teste de Bender foram sendo mostradas de acordo com as normas de aplicação, com base na Folha de Interpretação. O sistema de correção (Sistema de Pontuação Gradual P-SPG) atribui escores de zero a três, sendo zero o de melhor reprodução e três pontos o de pior.
Folha de Interpretação B-SPG
Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor azul
Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor verde
Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor laranja
Analisando os dados
Síntese Está no percentil 2, sendo que 98% da amostra estudada apresentam escore pior. Está no quartil superior (0-25).
Conclusão Experiência muito rica e estimulante para a aprendizagem das habilidades numa avaliação psicológica. Inicialmente estávamos um pouco temerosas. SPG apresenta uma gama de figuras possíveis para cada pontuação, com a pretensão de garantir sua validade. Resultado e interpretação do teste leva em consideração o grau de deformação das figuras e alguns comportamentos emitidos pelo sujeito no momento da testagem.
Conclusão O teste deve levar em consideração também os outros diversos contextos em que o sujeito está inserido, além da idade, pois tais contextos, acreditamos, influenciam no resultado da testagem. O teste quando aplicado fora do contexto clínico pode ter outras finalidades. Assim, acreditamos que o problema da testagem, muitas vezes, não está centrado em como é aplicado, mas para quem serve.
Referências bibliográficas PASQUALI, Luiz. Técnicas de Exame Psicológico TEP. Casa do Psicólogo, São Paulo, 2001. SISTO, F. F, NORONHA, A. P. P. & SANTOS, A. A. A. Teste Gestáltico Visomotor de Bender: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) - Manual. São Paulo:Vetor, 2006.
Obrigada!!!