TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
RISCO OBJETIVO X RISCO SUBJETIVO
Unidades de Ensino da Microsoft
“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
Estruturalismo e Funcionalismo
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
FIDEDIGNIDADE Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia Psicometria Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães.
VALIDADE Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia Avaliação, Métodos e Medidas Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
Emergências e Desastres
Escala de Maturidade Mental Columbia – CMMS ( Columbia Mental Maturity Scale) 1ª Parte Autores: Bessie B. Burgemeister, Lucille Hollander Blum e Irving.
MELHORIA NA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A CONDUTOR
BATERIA GRÁFICA: HTP –Machover – Familia - Des. Livre
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
Professora Doutora Sónia Remondes Costa
FAC SÃO ROQUE Curso: Administração Turma: ADM-5ª
PROCEDIMENTOS CLÍNICOS UTILIZADOS NO PSICODIAGNÓSTICO

O que é Aprendizagem?.
Webquest.
ARTIGO CIENTIFICO.
Núcleo de Pós-Graduação
Licenciatura em Psicologia , 3ºAno, Psicometria
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
O CONCEITO DE PROJEÇÃO EM PSICOLOGIA
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Projeto: Conta que eu conto
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Subsistema de Desenvolvimento
TÍTULO.
Análise dos Itens.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Strategy Business Game
Administração de Recursos Humanos II
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
PROCESSO SELETIVO.
ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
Desenho e Estória (D-E) Desenhos de Família com Estória (DF-E)
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Compilação Rita Gonzales
QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde.
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
Teste de atenção concentrada
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
10 a 12/11/15 Amostra Representativa do escopo Gloria Maria Pereira da Silva Chefe da Nualc.
Psicodiagnóstico.
Teste Não Verbal de Inteligência
O desenvolvimento do adulto
4 Fases na formação de novos educadores.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
CONSTRUÇÃO DE MEDIDAS PSICOMÉTRICAS
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) Emanoelle Freire Georgia Bezerra Gomes Joelma Maria Santos de Lira Pessoa Luzianne Evangelista Freires Samara Vasconcelos Alves Sobral-Ceará

Introdução Sobre a autora... Lauretta Bender (1897- 1987) Neuropsiquiatra pediátrica; Infância; Surgimento do teste;

Introdução Influencia de Wertheimer; Campo da percepção X Campo da personalidade Nove figuras; Resposta; Introdução

Introdução Utilização nos EUA; Comportamento visomotor é uma habilidade; Mensuração percepto-motora obtida através de diferentes graus de complexidade e organização; Introdução

Introdução O que o teste solicita? “Quando se vê e reproduz desenhos não se trata apenas de uma tarefa de aprendizagem já que a percepção dos estímulos e a resposta podem ter envolvimento com o funcionamento neurocerebral. “ Lauretta ,1955 apud Sisto, 2006 Introdução

Introdução Outros trabalhos – quantificar os dados; Surgiram vários sistemas de correção; Mais recente: Posada, 2002. Utilização no Brasil; Novo sistema de correção: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG); Introdução

Introdução Experiência – 1052 crianças; 6 e 10 anos de idade; Individual e coletiva; Modelo de Rasch; Aumenta a habilidade aumenta a probabilidade; Introdução

Introdução Evidências de validade: - Funcionamento diferencial do item (DIF); - Dificuldade de aprendizagem; - Precisão e a consistência do Sistema de Pontuação Gradual do Bender (B-SPG)

Introdução Aplicação: Uso do manual; Ambiente; Temperatura Iluminação e ventilação adequada; Rapport;

Aplicando o Teste de Bender • Sujeito: E.M.S.S. 10 anos, sexo masculino • Escolha do sujeito • Preparação do aplicador • “Entrevista” Inicial

Aplicando o Teste de Bender Aplicação: 30 de Maio de 2010 Descrição do ambiente Materiais utilizados Após a leitura das instruções o sujeito não demonstrou nenhuma expectativa em relação a testagem.

Aplicando o Teste de Bender As figuras que compõe o teste de Bender foram sendo mostradas de acordo com as normas de aplicação, com base na Folha de Interpretação. O sistema de correção (Sistema de Pontuação Gradual P-SPG) atribui escores de zero a três, sendo zero o de melhor reprodução e três pontos o de pior.

Folha de Interpretação B-SPG

Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor azul

Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor verde

Reprodução do sujeito Figuras correspondentes a cor laranja

Analisando os dados

Síntese Está no percentil 2, sendo que 98% da amostra estudada apresentam escore pior. Está no quartil superior (0-25).

Conclusão Experiência muito rica e estimulante para a aprendizagem das habilidades numa avaliação psicológica. Inicialmente estávamos um pouco temerosas. SPG apresenta uma gama de figuras possíveis para cada pontuação, com a pretensão de garantir sua validade. Resultado e interpretação do teste leva em consideração o grau de deformação das figuras e alguns comportamentos emitidos pelo sujeito no momento da testagem.

Conclusão O teste deve levar em consideração também os outros diversos contextos em que o sujeito está inserido, além da idade, pois tais contextos, acreditamos, influenciam no resultado da testagem. O teste quando aplicado fora do contexto clínico pode ter outras finalidades. Assim, acreditamos que o problema da testagem, muitas vezes, não está centrado em como é aplicado, mas para quem serve.

Referências bibliográficas PASQUALI, Luiz. Técnicas de Exame Psicológico TEP. Casa do Psicólogo, São Paulo, 2001.   SISTO, F. F, NORONHA, A. P. P. & SANTOS, A. A. A. Teste Gestáltico Visomotor de Bender: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) - Manual. São Paulo:Vetor, 2006.

Obrigada!!!