Psicoterapia Breve Psicodrama.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

Técnicas e métodos de observação em Psicologia
NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Histórico e Tendências das Teorias Administrativas
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
TEATRO DRAMÁTICO.
Desenvolvimento organizacional
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PSICODRAMA EM CENA.
PERSONALIDADE E TRABALHO
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Aprendizagem Significativa
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Educação.
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
Conceito de Grupo.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Emile Durkheim e o fato social
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.)
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
FTC – Psicologia Psicologia dos Grupos Prof. Elma Moura.
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Gestão Estratégica de Pessoas
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (13)
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Profª Dra. GILCINÉIA SANTOS
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (12)
Lições de Psicodrama J. L. Moreno
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho,
HELY APARECIDA ZAVATTARO
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Variáveis Básicas do D.O.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Entrevista Motivacional
O desenvolvimento do adulto
Teorias Educacionais.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Aprendizagem da matemática
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Transcrição da apresentação:

Psicoterapia Breve Psicodrama

Uma descoberta de Moreno Jacob Levy Moreno (1889-1974), médico-psiquiatra romeno, foi o grande criador do Psicodrama, quando verificou que podia modificar o comportamento das pessoas através do teatro. Dedicou-se ao trabalho com grupos de teatro, nos quais os atores não tinham papéis decorados, tendo a liberdade de improvisar no decorrer da dramatização – Teatro da Espontaneidade, que mais tarde transformou-se em Teatro Terapêutico.

Psicodrama ou Teatro Terapêutico Técnica que trabalha com o psiquismo em ação: psique, alma ou espírito; drama (grego), ação. Abordagem de um método psicoterápico que focaliza o ato ou a ação, em que todas as formas de expressão estão incluídas. O fato de o indivíduo atuar fisicamente sobre o ambiente e este interagir e reagir à sua ação, faz com que ele perceba melhor seu comportamento e com isso procure novas formas mais adaptativas e saudáveis de ser e estar no palco de sua vida.

Psicoterapia Breve A idéia de uma psicoterapia breve se concentra em procurar, ao lado do ser que sofre, a solução para a sua aflição, pesquisando no campo do “mundo externo”, primeiramente, e a seguir no seu “mundo interno”, as origens de seu sofrimento, sem se estender em longos caminhos de modificação.

Psicoterapia Psicodramática Breve Uma forma de tratamento de distúrbios de natureza emocional, fundamentada no referencial teórico do Psicodrama; De objetivos terapêuticos determinados, na medida em que se restringe a abordar certas áreas de conflito previamente limitadas em um foco; Caracterizada por se desenvolver em um tempo limitado de duração, fixado ao início do processo; Praticada por um terapeuta previamente treinado que adote uma atitude bastante ativa, de verdadeiro “ego-auxiliar” baseando seu trabalho na relação empática; Dando especial ênfase ao atual, sem deixar de se preocupar com os conflitos internos no que tenham de interligação com os atuais, na expectativa de que, através do insight e da catarse de integração, posse ser restabelecido o equilíbrio psíquico anteriormente presente.

Envolve a criação de um vínculo transitório entre terapeuta e cliente, baseado na relação dialógica, estruturado na empatia, para que se possa desenvolver, tanto no contexto dramático, quanto no relacional, uma certa experiência emocional de correção (Experiência Emocional Corretiva, aqui empregada num sentido mais amplo do que o proposto por Alexander, pois envolve não apenas a experiência relacional, mas também a revivência psicodramática corretiva), possibilitando a emergência de aspectos inconscientes transferencialmente agregados à situação vivida no presente pelo paciente, permitindo o reconhecimento destes aspectos profundos (insight) e a liberação de cargas emocionais bloqueadas ligadas a eles (catarse de integração).

Alguns Conceitos Catarse de Integração: durante a psicoterapia, o indivíduo tem uma série de conhecimentos e de percepções até que em determinado momento todas elas se unem formando um conjunto, que faz com que ele dê um “salto”. Ego Auxiliar: consiste em atingir a unidade com uma pessoa, absorver os desejos e necessidades do paciente e agir em seu interesse sem ser, contudo, idêntico a ele. Tele: capacidade o indivíduo perceber a outra pessoa sem distorções; empatia objetiva.

Espontaneidade Para Moreno, o tratamento psicoterápico deve visar o desenvolvimento da espontaneidade ou do Fator E. Capacidade do indivíduo de dar respostas adequadas a situações novas ou respostas novas e adequadas a situações antigas. O indivíduo doente tem esse Fator reprimido ou prejudicado, apresentando uma capacidade adaptativa menor ao meio circundante.

Papel Via de comunicação da personalidade com o meio ambiente. O indivíduo se relaciona com o mundo pelo desempenho de papéis (filho, aluno, amigo, par afetivo, religioso).

Meta da Psicoterapia Psicodramática Breve Possibilidade de atingir o retorno do paciente às suas condições psíquicas anteriores ao transtorno apresentado, em um tempo mínimo, em que se consiga ajudar à pessoa a: aceitar a realidade de seu ser-no-mundo, isto é, como a pessoa é e quais são as suas reais possibilidades de ser e agir; penetrar no psiquismo da pessoa e ajudá-la na realização de si mesma, a continuar seguindo o caminho de sua vida que foi interrompido pelo estabelecimento de uma situação especial de “doença” (uma crise, por ex.) e permitir que ela tenha domínio sobre suas próprias variáveis individuais. o objetivo deve ser reintegrar o “doente” na cultura a que pertence, ajudando-o a manifestar todo o seu potencial possível, restabelecendo seu potencial criativo e sua espontaneidade.

Quesitos Fundamentais para o Sucesso do Processo Breve de Psicoterapia Psicodramática Força de ego do paciente: capacidade egóica, percepção do ambiente, avaliação de valores e seus sentimentos; Reconhecimento do estado alterado de seu psiquismo e querer sair dele; O grau de maturidade e liberdade egóica de uma pessoa está associado à sua maior ou menor oferta de papéis ao longo da vida: pessoas com pouco relacionamento interpessoal, com poucos papeis sociais e pouca capacidade de abstração psicodramática são mais difíceis de se trabalhar em qualquer psicoterapia.

Teatro da Espontaneidade Trata-se de um teatro em que a peça é criada pelo paciente, que poderá ser o ator, contando também com atores auxiliares e um ajudante, o diretor que lhe auxiliará na produção. Atores improvisam e criam uma peça. Elimina-se a obra escrita e o público participa. O palco deve ser um espaço aberto que não limite os movimentos e a visualização – círculo.

A platéia, auditório ou público constitui-se de todas as pessoas presentes, que são convidadas a participar. A dramatização se centraliza em torno do protagonista. É este quem traz o tema para dramatizar e, ao mesmo tempo, o desempenha – autor e ator. Constrói com o diretor o contexto dramático e dá as coordenadas das cenas.

Etapas do Teatro da Espontaneidade 1) Aquecimento: preparação do público para a criação da peça. 2) Dramatização: desenvolvimento da peça propriamente dita. 3) Compartilhar: fala-se sobre as emoções a que a dramatização conduziu – catarse emocional. 4) Comentários: análise da peça criada; predomínio da reflexão intelectual.

Conclusão A técnica do Psicodrama leva o indivíduo a atuar suas ações conflitivas em campo mais relaxado e a recodificar distorções, tanto do Modelo Interno da Realidade Externa, quanto do Modelo Interno do próprio organismo, possibilitando novas formas de adaptação.