Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sequência Didática.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.
Secretaria da Educação e Cultura
GESTAR II PORTFÓLIO.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
2006.
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
PORTFÓLIO.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Projeto de Intervenção
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
REGISTROS.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O aluno elaborando conceitos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.
Didática da alfabetização
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Melhor Gestão, Melhor Ensino
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Elementos do plano de aula
H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais                         PROFª MS Celia Regina Pampani Borgo

FASCÍCULOS CONTEÚDO 1 NÚMEROS NATURAIS 2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS 3 ESPAÇO E FORMA 4 FRAÇÕES 5 GRANDEZAS E MEDIDAS 6 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO 7 RESOLVER PROBLEMAS: O LADO LÚDICO DO ENSINO DE MATEMÁTICA 8 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

COMPLETE A FRASE Avaliar para...

JUSSARA HOFFMAN “Avaliar para promover a aprendizagem.” Avaliar é uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Para avaliar é necessário estabelecer relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos da aprendizagem.

Analisar as tarefas avaliativas. CONCLUSÃO Analisar as tarefas avaliativas. O papel dos professores como mediadores em vários momentos da sala de aula. Estudar as estratégias de ensino para promover a recuperação dos alunos, a elaboração de testes e os registros de avaliações.

AVALIAÇÃO DOS TUTORES E DOS PROFESSORES CURSISTAS Pag. 154- tutor Pag. 21- professor

Parte 2: Registro e portfólio e a avaliação de aprendizagem Sobre o portfólio: O tutor vai ter seu portfólio e o cursista terá o seu. O portfólio é o instrumento de avaliação do progresso da didática do professor. Ao final do programa haverá um workshop, no qual serão expostos os portfólios para finalizar o processo de avaliação dos tutores e cursistas.

Parte 2: Registro e portfólio cont. O portfólio será uma “memória” do trabalho realizado durante o curso, portanto é importante registrar logo após o término do fascículo. No portfólio deverá constar as atividades selecionadas destes avanços. No portfólio deverá ter o relatório do cursista justificando o motivo de ter escolhido tal atividade, tanto a que deu certo quanto a que não deu. No relato deve apresentar o conteúdo que a atividade trata, por exemplo: adição.

Parte 2: Registro e portfólio cont Na capa do portfólio deverá conter a identificação do cursista. Na primeira folha do portfólio constará a “Memória da vida profissional” do cursista que deverá ser finalizada com suas expectativas do curso Pró-Letramento. Cada portfólio deverá ter sua singularidade em termos de conteúdo: Plano de aula (p.23- professor); sequência didática, atividade, projeto ou avaliação, produção do aluno. No portfólio deverá conter as “Considerações finais”.

ORIENTAÇÕES PARA O PORTFÓLIO PROFESSOR CURSISTA PROFESSOR TUTOR FICHA DO PROFESSOR CURSISTA

RELATÓRIO DO TUTOR O relatório irá colaborar com uma análise sobre o desenvolvimento de cada fascículo. As datas serão posteriormente divulgadas pela coordenação. Estudar “Relatório do Tutor”.

PARTES: 1 E 3 Para terminar o “Roteiro de trabalho individual” do fascículo 8 (pag. 13-cursista e pag.154- tutor): Parte 1: Avaliação coletiva Parte 3: Avaliação como forma de inclusão

DINÂMICA DOS FASCÍCULOS ETAPAS OBJETIVO PENSANDO JUNTOS: 1ª Fecha o capítulo anterior focando as atividades individuais (tirar dúvidas, comparar tarefas e refletir em grupo. TRABALHANDO EM GRUPO 2ª Abre novo fascículo no encontro presencial para aguçar o estudo da quinzena seguinte (propor reflexões sobre atividades selecionadas para o trabalho individual). ROTEIRO DE TRABALHO INDIVIDUAL 3ª Aprofundamento do estudo dos conteúdos e o questionamento da própria prática educacional (Registre seus estudo para ser a base nos encontros presenciais e servirá para sua avaliação) NOSSAS CONCLUSÕES 4ª “Fecho” do encontro: síntese, reflexão e produção individuais e coletivas realizadas no decorrer do fascículo

Desenvolvimento do “Roteiro de trabalho para o encontro” do fascículo 8, pag. 7- professor e pag.140- tutor

Dinâmica: Quem somos nós? Dividir o grupo em subgrupos de 5 participantes Solicitar que realizem uma escultura com um pedaço de folha de papel alumínio que colabore na responda da seguinte pergunta: Quem somos nós? Tendo por base sua carreira profissional aliada a formação continuada. Um participante por grupo deverá responder a pergunta com apoio na escultura construída.