FGV ONLINE Profa. Rebecca Villagrán Seoane

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Plano Nacional de Formação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
A importância da formação docente na mediação em EAD
A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES Dr.Carlos Alberto de Souza Márcia Melo Bortolato.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
Desafios e oportunidades do EAD
Histórico da Tutoria.
Planejamento geral de um curso
Apresentação.
Produção do conhecimento em EAD
Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
A Experiência do MBA da UNIBB 12º Congresso Internacional de Educação a Distância Felipe Spinelli de Carvalho Coordenador FGV Online.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Papel do Monitor.
Tipos de Tutoria.
Apresentação.
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O papel do conteudista.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Prof. Eduardo Lobo, Dr. Coordenação EaD/FABAC. Inovação na área contábil: A FABAC implementando a Ead para a formação de contadores Prof. Eduardo Lobo,
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Lívia Carlos Dplad/Cicma Curso Formação de Agentes Fiscais da Qualidade.
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Nome da Empresa LOGO DA EMPRESA Nome do candidato a credenciamento.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Papel do Tutor em EAD.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Questionário do Estudante Enade
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

FGV ONLINE Profa. Rebecca Villagrán Seoane Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas Profa. Rebecca Villagrán Seoane Coordenadora de Tutoria

objetivo Apresentar algumas particularidades da EaD, em particular, o processo de Tutoria.

Um bom professor presencial não é, necessariamente, um bom Tutor. algumas premissas Um bom professor presencial não é, necessariamente, um bom Tutor. O mercado ainda não é capaz de oferecer Tutores prontos. Instituições preveem diferentes funções para o Tutor. A formação do professor que atua com a EaD deve ser especializada e de acordo com a atuação do Tutor na instituição.

Um bom Tutor pode evitar a evasão. atuação do Tutor A responsabilidade do sucesso de uma turma EaD: mais do que 50% na Tutoria. momento da verdade Um bom Tutor pode evitar a evasão.

É possível comparar o esforço e a responsabilidade? atuação do Tutor papel do Professor papel do Tutor É possível comparar o esforço e a responsabilidade? O aluno enxerga o tutor como professor?

atuação do Tutor controle autonomia É possível controlar dando autonomia. Para isso, é necessário confiar no processo seletivo e de formação.

seleção , formação, acompanhamento e avaliação seleção e formação : harmonia acompanhamento e avaliação : conformidade conteúdo, ferramenta, metodologia, pessoal

aluno x cliente perfil do aluno objetivos do curso problemas operacionalização gourmet x fast food aluno x cliente perfil do aluno Preocupação com a venda Interesses financeiros x interesses pedagógicos objetivos do curso

o sucesso do processo de Tutoria O Tutor influencia diretamente no processo de aprendizagem, logo, ele precisa se portar e ser visto como docente.

Obrigada! Profa. Rebecca Villagrán Seoane Coordenadora de Tutoria rebecca.seoane@fgv.br