FGV ONLINE Profa. Rebecca Villagrán Seoane Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas Profa. Rebecca Villagrán Seoane Coordenadora de Tutoria
objetivo Apresentar algumas particularidades da EaD, em particular, o processo de Tutoria.
Um bom professor presencial não é, necessariamente, um bom Tutor. algumas premissas Um bom professor presencial não é, necessariamente, um bom Tutor. O mercado ainda não é capaz de oferecer Tutores prontos. Instituições preveem diferentes funções para o Tutor. A formação do professor que atua com a EaD deve ser especializada e de acordo com a atuação do Tutor na instituição.
Um bom Tutor pode evitar a evasão. atuação do Tutor A responsabilidade do sucesso de uma turma EaD: mais do que 50% na Tutoria. momento da verdade Um bom Tutor pode evitar a evasão.
É possível comparar o esforço e a responsabilidade? atuação do Tutor papel do Professor papel do Tutor É possível comparar o esforço e a responsabilidade? O aluno enxerga o tutor como professor?
atuação do Tutor controle autonomia É possível controlar dando autonomia. Para isso, é necessário confiar no processo seletivo e de formação.
seleção , formação, acompanhamento e avaliação seleção e formação : harmonia acompanhamento e avaliação : conformidade conteúdo, ferramenta, metodologia, pessoal
aluno x cliente perfil do aluno objetivos do curso problemas operacionalização gourmet x fast food aluno x cliente perfil do aluno Preocupação com a venda Interesses financeiros x interesses pedagógicos objetivos do curso
o sucesso do processo de Tutoria O Tutor influencia diretamente no processo de aprendizagem, logo, ele precisa se portar e ser visto como docente.
Obrigada! Profa. Rebecca Villagrán Seoane Coordenadora de Tutoria rebecca.seoane@fgv.br