FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira

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Transcrição da apresentação:

FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira MOVIMENTO FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira

MOVIMENTO FILOSÓFICO-CIENTÍFICO PRÉ-MODERNIDADE MODERNIDADE PÓS-MODERNIDADE

MOVIMENTO FILOSÓFICO-CIENTÍFICO PARADIGMA PRÉ-MODERNO MODERNO PARADIGMA DOMINANTE SIMPLIFICAÇÃO PÓS-MODERNO PARADIGMA EMERGENTE COMPLEXIDADE

PRÉ-MODERNIDADE (antes de 1500) Interdependência dos fenômenos materiais e espirituais MUNDO ORGÂNICO Estrutura científica questões referentes a Deus, a alma e a ética Realidade sagrada criada por Deus, contemplada pelos homens Organização social autoritária, respeito cego às autori- dades, aos textos bíblicos e gregos CIÊNCIA POUCO INOVOU bruxaria e alquimia

PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI Constelação de crenças, valores e técnicas partilhada pelos membros de uma comunidade científica Refere-se a modelo, padrão compartilhados que permitem a explicação da realidade (certeza) Modelo de racionalidade – a partir da revolução científica do Séc. XVI - desenvolvido, basicamente, no domínio das ciências naturais - estendido às ciências sociais : Séc. XIX Modelo global de racionalidade científica

PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI MODELO GLOBAL de racionalidade científica distinto de 2 formas de conhecimento não científico: - senso comum históricos - humanidades ou estudos humanísticos filosóficos jurídicos literários teológicos Modelo totalitário: nega o caráter racional a todas as formas de conhecimento não pautadas seus princípios epistemológicos e regras metodológicas

PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI Mudanças revolucionárias na física e na astronomia Copérnico – Galileu – Newton – Bacon - Descartes Fatores marcantes Antropocentrismo homem no centro do processo histórico transformar/explorar a natureza Descobrimentos marítimos – mercantilismo Experimentação científica – racionalismo Concordância entre o racional e a natureza

PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI Paradigma da razão correta MODERNIDADE método científico dogmática ordem cosmológica estável, uniforme determinismo causa-efeito Universo não-transformativo CIÊNCIA MODERNA desconfia sistematicamente das evidências da experiência imediata base do conhecimento vulgar, ilusórias separação entre natureza e ser humano passiva, eterna e reversível elementos desmontados e relacionados sob forma de leis

PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI , co PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI MUNDO- MÁQUINA Pensamento analítico - Descartes Pensamento e problemas:decompostos em partes constitutivas e dispostas em ordem lógica Corpo constituído por partes mecânicas Pensamento separado do corpo Natureza governada por leis matemáticas Matemática fornece à Ciência Moderna: o instrumento de análise, a lógica da investigação, o modelo de representação Conhecer a natureza para a dominar e controlar Conhecer significa: dividir, classificar, determinar relações sistemáticas e quantificar. O não quantificável é científicamente irrelevante. Método científico assentado na redução da complexidade

PARADIGMA DOMINANTE Moderna: a partir do século XVI TUDO NO UNIVERSO PODE SER EXPLICADO POR LEIS MATEMÁTICAS E PELO ENTENDIMENTO DE SUAS PARTES As leis são imutáveis As leis controlam a natureza Existe um determinismo universal predizer a história Idéia de ordem e estabilidade do mundo Idéia de que o passado se repete no futuro Mundo da matéria é uma máquina compreendida por leis físicas e matemáticas hipótese universal da época moderna MECANICISMO

PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI O CONHECIMENTO É CONSTRUIDO PELO SUJEITO QUE PROPÕE A CONHECER OS FENÔMENOS (REALIDADE) QUE OCORREM EM SUA PERCEPÇÃO (EMPIRISMO) Conhecimento científico Conhecimento empírico lógica matemática ciências sociais Objetivo da ciência: aquilo que está sujeito ao método de observação e experimentação, analisando apenas os fatos e as suas leis POSITIVISMO Positivo é o que é real, palpável, mensurável Positivo é o que é real, palpável, mensurável Racionalismo cartesiano e empirismo baconiano: condensado no POSITIVISMO

PARADIGMA DOMINANTE Moderno: a partir do século XVI Fenômenos sociais estudados como fenômenos naturais Fatos sociais reduzidos às suas dimensões externas observáveis e mensuráveis O conhecimento pode ser descoberto, mas não criado. A modernidade legou à humanidade um método para descobrir um mundo preexistente, não um método para lidar com um mundo emergente, evolucionário. CRISE Ciência social: ciência subjetiva; ciências naturais: objetiva Fenômenos sociais compreendidos a partir de atitudes mentais e do sentido dado às ações

PARADIGMA EMERGENTE Pós-moderno MUNDO É CONCEBIDO EM TERMOS DE MOVIMENTO, FLUXO DE ENERGIA E PROCESSO DE MUDANÇA. UNIVERSO É VISTO COMO UM TODO INDIVISO. A REALIDADE SÓ SERÁ REVELADA AO SUJEITO ATRAVÉS DE UMA CONSTRUÇÃO ATIVA NA QUAL ELE PARTICIPA PARADIGMA Envolve a noção de relação e comporta um certo número de relações lógicas entre conceitos. Reconhece a convivência de conceitos plurais. CONHECIMENTO PRUDENTE PARA UMA VIDA DECENTE

PARADIGMA EMERGENTE Pós-moderno pensamento sistêmico o todo é mais do que a soma das partes Revolução científica o paradigma que emerge não pode ser apenas CIENTÍFICO conhecimento prudente O paradigma que emerge tem de ser também SOCIAL vida decente PARADIGMA EMERGENTE : 4 teses Todo conhecimento científico-natural é científico-social Todo conhecimento total é local Todo conhecimento é autoconhecimento Todo conhecimento científico visa constituir-se em senso comum

PARADIGMA EMERGENTE Pós-moderno PARADIGMA PÓS-MODERNO Todo conhecimento científico-natural é científico-social A dicotomia entre ciências naturais e ciências deixa de ter sentido e utilidade Avanços da física e biologia põem em causa a distinção entre orgânico/inorgânico, seres vivos/matéria inerte, humano/não humano Teorias introduzem na matéria conceitos de historicidade e de processo, de liberdade, de autodeterminação PARADIGMA EMERGENTE TENDE A SER UM CONHECIMENTO NÃO DUALISTA, FUNDADO NA SUPERAÇÃO DAS DISTINÇÕES ENTRE NATUREZA/CULTURA, OBSERVADOR/OBSERVADO, SUBJETIVO/OBJETIVO, ANIMAL/PESSOA.

PARADIGMA EMERGENTE Pós-moderno PARADIGMA PÓS-MODERNO 2. Todo conhecimento local é total. Ciência moderna: conhecimento avança pela especialização. Saber científico; excessiva parcelização e disciplinarização, faz do CIENTISTA um IGNORANTE ESPECIALIZADO Conhecimento é total, tem como horizonte a totalidade (totalidade indivisa) Conhecimento é local, constitui-se em redor de temas adotados por grupos sociais concretos como projetos de vida locais

PARADIGMA EMERGENTE Pós-moderno PARADIGMA PÓS-MODERNO 3. Todo conhecimento é autoconhecimento. O ato do conhecimento e o produto do conhecimento são inseparáveis O objeto é a continuação do sujeito A ciência não descobre, cria. Os juízos de valor não estão antes nem depois da explicação científica da natureza ou da sociedade. São parte integrante dessa mesma explicação A ciência é autobiográfica – a explicação científica dos fenômenos é a autojustificação da ciência enquanto fenomeno central da nossa contemporaneidade.

PARADIGMA EMERGENTE Pós-moderno PARADIGMA PÓS-MODERNO 4. Todo conhecimento científico visa constituir-se em senso comum. Ciência moderna produz conhecimento e desconhecimentos. Cientista : ignorante especializado/ cidadão ignorante generalizado. Ciência pós-moderna – nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, racional. A configuração de todas elas é racional. Ciência pó- moderna – diálogo com outras formas de conhecimento. A mais importante é o conhecimento do senso comum, vulgar e prático. Ciência moderna construiu-se contra o senso comum (superficial e falso) Ciência pós-moderna – ao senso-comunizar-se, entende que o conhecimento se deve traduzir em autoconhecimento e o desenvolvimento tecnológico em sabedoria de vida