Franceline Michailoff

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Angelina Jaime Tebet
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Projeto - CEI VILA PRADO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
A Educação Mediada pela Tecnologia
O uso da internet nas escolas
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
PROJETO CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO PROFESSORA: ADRIANA MARCIA DOS SANTOS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI TURMA: 8º ANO B PERÍODO: VESPERTINO.
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O QUE A TV TEM COM ISSO?
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
PROJETO DE LIBRAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Jorgiane Oliveira da Rosa.
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Apesar das Diferenças Somos Todos Iguais
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Trabalhando em sala de aula
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de Atividade:
Subentendido.
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Como elaborar um plano de aula
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
CURSO - LIVRO DIGITAL.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
PITÁGORAS DE SAMOS.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
Escola Municipal Patrícia Jonas Sant’Anna Trabalhos realizados no LIED O.T.: Roberta Cristane.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Franceline Michailoff UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Franceline Michailoff Jaqueline Gracioli Priscilla Almaleh   Mídias, Tecnologias Digitais e Educação Professora: Dra. Patrícia Alejandra Behar 2013/02

ATIVIDADE PEDAGÓGIA Atividades para uma semana (cinco dias) Tema/Conteúdo: Bullying e Ciberbullying / Língua Portuguesa: Leitura, interpretação textual, produção textual, debates. Matemática: gráficos, estatística, porcentagem. Educação Artística: criação de imagens, colagens, teatro.

Qual o público: 9 à 10 anos/4º ano ensino fundamental Descrição: Motivação: Debate filosófico

Desenvolvimento: 1ª Aula: A aula será iniciada com um debate filosófico, por meio dos conhecimentos intrínsecos dos alunos sobre o que é, como é praticado e quais são as consequências do BULLYING. Após, os alunos farão uma pesquisa na internet, buscando os conceitos acima, e depois diferenciarão Bullying de Ciberbullying, criarão no FOTONEA (ou em outro aplicativo) uma imagem com duas figuras (também retiradas da internet) e palavras ou frases chave, que expressem essa diferenciação.

2ª Aula: Os alunos, junto com a professora organizarão uma entrevista que será realizada em duplas, na escola e no bairro onde moram. Com os resultados, os alunos produzirão gráficos (de barras, setores, segmentos) em tamanho cartolina e no EXCEL.

3ª Aula: O gráfico feito em cartolina será apresentado a turma, cada dupla apresentará o seu, após, farão um debate sobre os resultados. Em duplas, os alunos construirão um site no WEBBLE, e postarão o gráfico feito no Excel para que toda a turma possa ter acesso. As fotos das apresentações também serão postadas.

4ª Aula: No webble deverá conter, além dos trabalhos e fotos, uma breve apresentação pessoal. Logo, a professora organizará 4 grupos, em média 6 integrantes, e estes criação uma pequena cena que expresse a causa, a prática e a consequência do Bullying/Ciberbullying.

5ª Aula: A professora postará no You Tube as cenas produzidas pelos alunos e eles irão postar no site pessoal. No pátio, os alunos formarão uma roda e sentados farão uma dinâmica com um novelo de lã. O primeiro aluno falará o que gostou, o que não gostou e o que aprendeu durante a semana, depois ficará com a ponta da lã e jogará o novelo a um colega que fará o mesmo, não pode repetir o colega, no intuito que todos participem e colaborem para a avaliação pessoal e das aulas. No fim a professora falará que o emaranhado que se formou no meio da roda representa as diversas opiniões, gostos e preferências de cada pessoa, e sendo um grupo podemos não concordar com o colega, mas sempre respeitando as diferenças, assim nos desacomodamos, assimilamos e acomodamos novamente, mas com novas concepções enfraquecendo a moda do Bullying/Ciberbullying.

Finalização/Avaliação: Dinâmica/Avaliação feita pelos alunos. Quais recursos utilizados: Internet, Fotonea, Excel, Webble e You Tube.   Outros recursos: Cartolina, entrevista, Lã ou barbante.