POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte (1798-1857), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
Máscaras Africanas.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Construtivismo em Sala de Aula
História da educação Tendência Liberal renovada
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Desenvolvimento Psicomotor
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
PSICOMOTRICIDADE.
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Revisita ao PPP.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte (1798-1857), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete / Geiger, 2004)

CONCEPÇÃO TRADICIONAL 1-) Caráter conservador CONVENCIONAL : . Visam o aprimoramento físico . Preocupam-se com o biológico . Rendimento motor . Simples reprodutora de movimentos

2-) Caráter Progressista MODERNIZADORA: . Atender as necessidades psíquicas e espirituais . Preocupação com aspectos psicológicos . Atendem os mecanismos biológicos . Tem o rendimento motor atrelado ao aspecto mental

Ao caminhar sob as perspectivas tradicionais – tanto conservadora ou progressista, a E. F. segue cumprindo o seu papel de reproduzir os valores culturais e a ideologia dominante

AS NOVAS ABORDAGENS Romper com modelos anteriores – que são: Biologicista – esportivista e tecnicista As novas abordagens estão respaldadas em teorias psicológicas, filosóficas e sociológicas Procurando uma articulação das múltiplas dimensões do ser humano

PSICOMOTRICIDADE Foi uma das primeiras referências pedagógicas a ganhar um espaço significativo á contrapor com os modelos anteriores. A proposta tinha por base o desenvolvimento da criança, o ato de aprender e os processos cognitivos, afetivos e motores da aprendizagem

Essa abordagem, conhecida como psicomotora, busca a formação integral do aluno, centrada num repertório de atividades motoras direcionadas para o desenvolvimento e aprimoramento das estruturas psicomotoras de base (conscientização e domínio do corpo, desenvolvimento do esquema corporal, domínio coordenado dos gestos e movimentos, estruturação espacial e temporal)

A principal crítica dessa abordagem foi de se transformar a E. F A principal crítica dessa abordagem foi de se transformar a E. F. Apenas num meio para o ensino de outras disciplinas, havendo um “abandono” do esporte, dança, ginástica e jogos. Porém os pontos positivos foram: Integração com a proposta pedagógica da escola. Valorização o processo de aprendizagem, não apenas os gestos técnicos.

HUMANISTA Priorizou uma visão extremamente teórico em relação a cultura corporal. O processo de expansão do conhecimento estava basicamente condicionado ao interesse do aluno (dependia de sua iniciativa espontânea)

PSICOCINÉTICA Prioriza os primeiros anos de escolarização Valorização da E. F. como instrumento de Socialização, centrando no ensino das atividades físicas e esportivas * Pedagogia motora das condutas

DESENVOLVIMENTISTA Eficiente nas séries iniciais Classificação hierárquica dos movimentos

CONSTRUTIVISTA INTERACIONISTA Construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo O professor deve respeitar o universo cultural do aluno Explorar as múltiplas possibilidades educativas das atividades lúdicas Propor tarefas desafiadoras

DIALÉTICA Processo e arte de se buscar uma verdade pelo diálogo e pela discussão

Os adeptos dessa tendência consideram a Educação física como sendo uma força capaz de provocar mudanças sociais e preconizam o desenvolvimento do espírito crítico e auto-crítico.

IDEOLOGIA REVOLUCIONÁRIA O que ou quem provoca mudanças radicais Os alunos devem estar no centro da formação pessoal e a prática do movimento deve levá-lo a novos comportamentos que correspondam a exigências motoras, afetivas e cognitivas de uma sociedade de transformação.

BENS CULTURAIS Como a Educação Física é definida como uma ciência do movimento, entende-se que para isso acontecer o ESPORTE, A RECREAÇÃO, e as ATIVIDADES FÍSICAS EM GERAL devem ser compreendidos como bens culturais, fazendo com que a disciplina seja vista como desenvolvimento social.

REVOLUCIONÁRIAS Para Medina (1987) atuação dessa abordagem no sentido de auto-realização do ser humano, em conformidade com a construção de uma nova sociedade.

CRÍTICO SUPERADORA Discurso da justiça social como ponto de apoio, levantando questões de poder, interesse, esforço e contestação, além de realizar um resgate histórico dos conteúdos e sua contextualização.

Partindo-se dessa visão, surge a necessidade de se localizar nos diversos conteúdos (jogo, esporte, dança, ginástica e lutas), os benefícios que poderão trazer ao aluno, além de perceber as possibilidades de utilizá-las como instrumentos capazes de favorecer, a comunicação, o lazer, a expressão de sentimentos e melhoria da saúde.