Planejamento Estratégico

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Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Análise SWOT

Análise SWOT Auxilia os gestores a promover a análise ambiental necessária ao planejamento. Combina a análise de fatores internos e externos, para a tomada de decisão. Com o resultado da análise SWOT, a empresa definirá as os objetivos, metas e estratégias da organização. Considera aspectos subjetivos (opiniões pessoais). Deve ser realizada anualmente (mutável). Há diferentes métodos para desenvolver a SWOT. Fontes: MATOS, J. G. R (et al). Análise do ambiente corporativo. Rio de Janeiro:E-papers, 2007.

Análise SWOT O termo “SWOT” é resultante de: S - strengths (Forças). W - weaknesses (Fraquezas). O - opportunities (Oportunidades). T - threats (Ameaças). Conhecida também como: Análise FOFA (Fortes, Oportunidades, Fracos e Ameaças). Análise PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças). Fontes: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall: 2006. LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2005. WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, 1996.

Análise SWOT Exemplo: McDonald´s. Forças Fraquezas Oportunidades De maneira simplificada, a análise SWOT é apresentada em um quadro. Pode ser ainda apenas um texto em tópicos (sem utilizar quadros). Forças Fraquezas Marca conhecida. Ampla distribuição. Rapidez no atendimento. Qualidade dos produtos. Preços elevados. Maior parte dos produtos ofertados não são saudáveis. Oportunidades Ameaças Falta de tempo exige alimentação rápida no dia-a-dia, algo tradicionalmente oferecido. O aumento da preocupação com questões sociais traz a oportunidade de parcerias com instituições de caridade. Pessoas buscam alimentação mais saudável. Crise econômica reduz alimentação fora de casa. Novos concorrentes oferecem produtos saudáveis. WESTWOOD (1996:95) Fonte: WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, 1996.

Análise SWOT Oportunidades (O) e Ameaças (T): Fatores externos à organização, identificados a partir da análise ambiental. Variáveis incontroláveis. Considera situações atuais e futuras (tendências). Identificar variáveis que podem afetar positiva ou negativamente os negócios. Administradores devem aproveitar as oportunidades e proteger a empresa de ameaças. As informações são obtidas em jornais, revistas, pesquisas e com base no SIM (Sistema de Informações de Marketing) da empresa. Fontes: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall: 2006. LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2005. WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, 1996.

Análise SWOT Oportunidades (O) e Ameaças (T): Ameaças e oportunidades podem ser identificadas em variáveis econômicas, demográficas, socioculturais, político-legais, naturais, tecnológicas, entre outras. Considerar ainda a atuação dos concorrentes. Fontes: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall: 2006. LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2005. WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, 1996.

Entre muitas outras questões, variando para cada empresa / setor. Análise SWOT Oportunidades (O): “Tendências sociais, econômicas, comerciais e políticas que podem ser positivas para a sobrevivência da organização se aproveitadas”. (MATOS et al, 2007:151). Podem ser consideradas como oportunidades: (LAS CASAS, 2005:64) # Novas tecnologias. # Incentivos fiscais. # Aprovação de lei favorecendo o setor da empresa. # Saída de um concorrente do mercado. # Vulnerabilidades da concorrência. # Políticas econômicas positivas para o setor. # Clientes atendidos de maneira inadequada. # Mudanças nos hábitos dos consumidores e valores da sociedade. # Crescimento da população. # Aumento do poder de compra. Entre muitas outras questões, variando para cada empresa / setor. Fontes: MATOS, J. G. R (et al). Análise do ambiente corporativo. Rio de Janeiro:E-papers, 2007. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2005.

Entre muitas outras questões, variando para cada empresa / setor. Análise SWOT Ameaças (T): “desafio imposto por uma tendência ou um evento desfavorável que acarretaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, a deterioração das vendas e dos lucros”. (KOTLER, 2006:51). Podem ser consideradas como ameaças: (adaptado de LAS CASAS, 2005:64) # Novas tecnologias. # Lançamento de produtos por concorrentes. # Mudanças nos hábitos dos consumidores e valores da sociedade. # Aprovação de lei desfavorecendo o setor da empresa. # Entrada de novos concorrentes no mercado. # Políticas econômicas negativas para o setor. # Crises econômicas. # Redução do poder de compra. Entre muitas outras questões, variando para cada empresa / setor. Fontes: MATOS, J. G. R (et al). Análise do ambiente corporativo. Rio de Janeiro:E-papers, 2007. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2005. KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall: 2006.

Análise SWOT A classificação como oportunidade ou ameaça varia para cada empresa e situação: um fator pode ser uma ameaça para uma organização e oportunidade para outra. Além disso, a avaliação pode alterar ao longo do tempo. Embora o ambiente externo possa apresentar uma série de oportunidades, nem todas as empresas poderão aproveitá-las da mesma maneira. O aproveitamento dependerá das forças e fraquezas da organização. Verificar ainda a probabilidade de que cada evento realmente ocorra, bem como o nível de problema gerado (gravidade). Fontes: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall: 2006. LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2005. WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, 1996.

Análise SWOT Forças (S) e Fraquezas (W): Fatores atuais e internos à organização. Variáveis controláveis. Levantar as capacidades e os problemas presentes na empresa. Avalia as condições para aproveitar oportunidades e se proteger de ameaças. Identificação dos Pontos Fortes, Pontos Fracos e Pontos Neutros da empresa. Comparação com os principais concorrentes. É interessante que diversas pessoas (colaboradores, consultores) participem do processo, reduzindo a influência de opiniões pessoais. Fontes: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall: 2006. LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2005. WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, 1996.