ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA APLICADAS A ENGENHARIA Profº Luiz Clivatti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SOMOS Somos uma divisão do Grupo Pragmática totalmente voltada para o mercado jurídico. Com aproximadamente 19 anos de atuação, mais do que conhecer.
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Administração – Principais correntes
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
Estratégia Empresarial
RH Estratégico
Os modelos de plano de negócios e sua relevância para sustentabilidade das micro e pequenas empresas Bruno L.T. Correa Rodrigo De Pretto.
Gestão do Conhecimento na prática
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Desafios aos Futuros Engenheiros
I Seminário Municipal de Empreendedorismo Jovem
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Talentos para Inovação
BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos.
ELO 204 – Gestão do Dia a Dia de BPM
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Gestão por Competências
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
O PROCESSO ESTRATÉGICO
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
MANUFACTURING - MISSING LINK IN CORPORATE STRATEGY
Empreendedorismo.
Carlos Eduardo Lessa Brandão SP, 8 de outubro de Sustentabilidade Corporativa Carlos Eduardo Lessa Brandão São Paulo, 8 de outubro de 2013.
Instituição de Ensino São Francisco
REENGENHARIA.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Profª Carla Mota – UCB 2010 Unid 2.
TQM “Total Quality Management”
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Terceirização e Benchmarking
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Marketing de Relacionamento
Planejamento Estratégico de Marketing
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA APLICADAS A ENGENHARIA Profº Luiz Clivatti ESTUDO DE CASO – INOVAÇÕES 3M Acadêmicos: Luciana Duenhas Majorie Ribeiro Mariane Gochoronski Sarah Ferreira

Os paradigmas das inovações 1. Inovação - Metodologia Os paradigmas das inovações Um dos desafios relacionados à gestão da inovação trata de cultivar um ambiente favorável para que ela possa ocorrer nas empresas. De maneira geral essa é uma tarefa difícil e requer tempo. A inovação é um gene recessivo nas organizações e algumas práticas comuns reforçam essa realidade. De maneira geral essa é uma tarefa difícil e requer tempo. A inovação é um gene recessivo nas organizações e algumas práticas comuns reforçam essa realidade.

1. Inovação - Metodologia O Porque da inovação A importância da inovação tem sido tratada por diversos autores Joseph Schumpeter (economista) – destacou a importância e a contribuição para o desenvolvimento econômico ao falar sobre inovação Peter Druker (escritor, professor e consultor administrativo) – também tratou e continua abordando este tema. A partir de 1970, o tema inovação passou a atrair um número sempre crescente de pesquisadores acadêmicos, que muito contribuiram para a compreensão dos mecanismos e circunstâncias em que se processam as inovações. Na última decada do século XX a inovação passou a ser reconhecida como um fator essencial para a competitividade e foi incluída na agenda estratégica de muitas organizações.

Como os líderes podem ajudar a inovar? 1. Inovação - Metodologia Como os líderes podem ajudar a inovar? O trabalho de gestão da inovação se preocupa com o envolvimento das lideranças, tanto da alta gestão quanto dos níveis médios. Cada um tem seu papel na criação de uma cultura voltada para geração e execução de ideias inovadoras.

Estratégias de inovação 1. Inovação - Metodologia Estratégias de inovação defesa do core business migração gradual reinvenção do negócio atual

2. A empresa 3M Desenvolvido em 1975, pelo Profº Silvano Marchetti – Roma itália Não há norma brasileira – segue a ASTM (norma americana)

2. A empresa 3M O post –it, os dilatadores nasais, protetor de telas, esponja da cozinha, fita que prende fralda. Tudo isto e muito mais é a 3M que faz. A empresa hoje é um sucesso através da valorização humana, incentivo das idéias e produtos focados na necessidade humana. Foi criada em 1902 em Minnesota. Hoje atua em 200 países. Possui 76.000 funcionários e tem 55 mil produtos.

2. A empresa 3M A empresa adota a implantação de unidades de negócio. Possui seis divisões: Indústria e Transportes Displays e Gráficos Elétricos e Comunicações Cuidados da Saúde Consumo e Escritório Segurança e Proteção

Valorização da qualidade Atenção ao cliente 2. A empresa 3M Valorização da qualidade Atenção ao cliente Visão de excelência em tecnologia Liberdade individual para criar Diversidade de Tecnologias

Até 1907 ela foi uma empresa de competição por preço. 2. A empresa 3M Até 1907 ela foi uma empresa de competição por preço. Instituiu o primeiro laboratório de qualidade. Após isso acumulou inovações: Durex Esponja Scotch Brite Micropore Post It

2. A empresa 3M Reconhecer os mais criativos Assumir riscos consideráveis Vencer os obstáculos (preconceito) Pensar a longo prazo 15% tempo livre para fazer o que quiserem. 6,5% da renda pesquisa e desenvolvimento de produtos (15 bilhões) 30% do faturamento produtos criados 4 últimos anos. Média de criação 1 produto a cada 3 dias.

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) “A inovação propositada e sistemática começa com a análise das fontes de novas oportunidades.” Peter F. Drucker. Os principais males que afetam a lucratividade das construtoras brasileiras, como a carga tributária, a burocracia, as confusões jurídicas e a concorrência desleal, costumam ser declamados em alto e bom som tanto pelas empresas quanto pelas entidades setoriais. Nada mais justo e correto. Pesquisadores da área da Construção Civil analisaram “o drible das Construtoras quanto às adversidades apostando na re-valoração da atividade e na busca ercados inexplorados”

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) “ninguém pode dizer se determinada inovação vai virar um grande negócio ou uma realização modesta. Mas ainda que os resultados sejam modestos, a inovação de sucesso visa desde o começo se tornar a definidora de padrões, determinar a direção de uma nova tecnologia ou de um novo setor, criar a empresa que está – e permanece – à frente das demais.”

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) Bhaskar Chakravort, sócio da Monitor Group, empresa global de estratégia, afirma em artigo publicado na revista “Harvard Business Review” (HBR Brasil vol.82 no 3) que “num mercado interconectado, um competidor só adotará uma novidade quando acreditar que os demais também o farão.” “um competidor só adotará uma novidade quando tiver certeza que os demais já o fizeram e não deu nenhum problema.”

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) Ainda assim, muita coisa caminhou nos últimos anos. Avanços recentes como o fim do ciclo inflacionário brasileiro em 1994, algumas construtoras perceberam que teriam duas formas de substituir os ganhos então obtidos na “ciranda financeira”: avançar rumo à informalidade (infelizmente, muitas trilharam esse caminho); ou investir em uma nova forma de construir: racional, eficiente e de custo mais baixo.

Mas ainda as dificuldades são grandes em várias empresas: 3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) Algumas empresas já apostaram no desenvolvimento tecnológico e gerencial. Mas ainda as dificuldades são grandes em várias empresas: Além do precário ambiente de negócios e todas as suas variantes, já citado; Poderiamos apontar a falta de alguns princípios da boa gestão : o baixo investimento em inovação e a lentidão na busca por novas oportunidade em mercados inexplorados. iso 9001, novas tecnologias e sistemas construtivos nos canteiros de obras - inovação pode vir sob formas diversas: produtos, processos, marketing, modelos de negócio etc.

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) Outro ponto: de que adianta uma construtora e/ou incorporadora trabalhar com sistemas construtivos inovadores se simplesmente copia seus concorrentes na hora de lançar novos empreendimentos?

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão)

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão)

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) Casos de sucesso Maior empresa brasileira no setor e 21ª colocada no ranking da revista norte-americana “ENR” (“Engineering News-Record”) leva em conta apenas o faturamento das companhias fora de seu país de origem, a Construtora Norberto Odebrecht é a primeira colocada mundial quando se trata de barragens.

3. Inovação na Construção civil (processos - gestão) ., “há 25 anos, empreender fora do País era para nós uma barreira psicológica. Emílio Odebrecht, presidente do Conselho de Administração TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht), possui entre seus valores a confiança no homem e o princípio da descentralização. Em 2004, a MATEC Engenharia chegou ao topo do ranking das Melhores Construtoras. (revista “Exame”). É conhecida pelo seu desempenho em concorrências privadas. “partimos do princípio de que o cliente não é obrigado a entender de construção civil. Então tentamos compreender profundamente a finalidade e o peso da obra para o seu negócio, e aplicamos esse conhecimento no projeto, do começo ao fim.

4. Inovação na Construção civil – métodos construtivos Edifício Copan, em São Paulo-SP, à esquerda e Conjunto JK, Belo Horizonte-MG projetos do Arquiteto Oscar Niemeyer (Sampaio, 2002)

“Pedregulho”, projeto de Affonso Reidy e Carmem Portinho, Rio de Janeiro-RJ (Cavalcanti, 1987)

Moradias de professores da UnB em Brasília-DF, projeto de João Filgueiras Lima (Latorraca, 2000)

Estudo de Sérgio Bernardes sobre linha férrea no Rio de Janeiro-RJ (Revista Módulo, 1983)

Vila operária de Wiessenhof, por Ludwig Mies van der Rhoe (Villinger, 1998)

Edifícios do consórcio Múltipla, Alphametal e Interamericana para a CDHU-SP (Silva, 2004)

Edifícios do consórcio Alusa e Brastubo para a CDHU-SP (Silva, 2004)

Torre Residencial da Construtora Castro Pimenta em Contagem-MG (Silva, 2004)

Fontes Bibliograficas Inovação na Construção Civil – coletânea 2006 – Instituto Uniemp; Link: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_aJDxxjK1J4C&oi=fnd&pg=PA7&dq=estudos+de+caso+3m&ots=NXGN9uNdFu&sig=K7qfrqy0y0t0mFs9GKtJh-Nh3RI#v=onepage&q&f=false – Organizações Inovadoras, Estudos e casos brasileiros, organizado por José Carlos Barbieri 12/08/13