TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

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Transcrição da apresentação:

TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempos Fundamentais Tempo de interagir com outras crianças e com os adultos; Tempo de experimentar, de explorar, de pesquisar; Tempo de desenvolver múltiplas linguagens;

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempo de brincar e de movimentar-se em espaços amplos e de expressar sentimentos e pensamentos; Tempo de desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão;

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempo de ampliar conhecimentos sobre a natureza e a cultura; Tempo de diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação; Tempo de conhecer sua história e a de sua família e os valores culturais.

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Os Tempos devem atender: Às necessidades biológicas das crianças (alimentação, repouso, higiene e faixa etária); Às necessidades psicológicas (diferenças individuais: o ritmo/tempo para realizar tarefas propostas)

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Às necessidades sociais relacionadas à cultura (como comemorações significativas para a comunidade, valores, etc.)

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Para que esses Tempos ocorram é necessário: Organizar os espaços e materiais - experimentação e escolhas (oferecer ampla variedade de ambientes, materiais e experiências); Organizar um ambiente emocional adequado.

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Planejamento de uma rotina com atividades diversificadas em que a criança exponha opiniões e intenções, experimente e reflita; trabalhe em grupo e individualmente e possa escolher livremente.

TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR