Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO?
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
alfabetização INTRODUÇÃO
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Reading and the Communication Process
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Rodas de leitura, conversando sobre livros
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Profa. Cristina Araújo de Farias
Zuleika de Felice Murrie
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Organizando o trabalho pedagógico
Contadores de histórias
Estratégias de leitura
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Ponto de partida Capítulo 3
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
LEITURA COMPARTILHADA
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
Planejamento da Rotina Semanal
NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO
NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Apropriação do Sistema de Escrita
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Avaliação de Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de educação
PROFª. Leila de Souza Ganem
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PROFESSORES ALFABETIZADORES PROFA
PROVA BRASIL 2015.
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
Por que o jornal na escola?
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO A Filipa e a boneca A Filipa vai à aula.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
ENSINAR a APRENDER a LER,
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHO COLABORATIVO
Formação continuada 2º Encontro
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas: NÍVEL SILÁBICO Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas: Compreender a orientação e o alinhamento da língua portuguesa Leitura da reescrita do texto “A Descoberta da Joaninha”pela professora, assinalando com régua as linhas que lê, para que os alunos observem a direção da escrita; Cópia contextualizada (parte que mais gostou, parágrafos, outros trechos).

QUADRINHA A FORMIGUINHA CORTA FOLHAS E CARREGA QUANDO UMA DEIXA Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação no final de frase. QUADRINHA A FORMIGUINHA CORTA FOLHAS E CARREGA QUANDO UMA DEIXA A OUTRA PEGA

Texto lacunado Recortar e colar as palavras no gradeamento, compondo a quadrinha. A CORTA E CARREGA UMA DEIXA A PEGA. FORMIGUINHA FOLHAS QUANDO OUTRA

Colorir os espaços entre as palavras. Contar as palavras do texto. Registrar o número de palavras. Identificar e marcar palavras no texto, colorindo-as na cor indicada pelo professor: - palavras grandes/pequenas; - palavras com duas, três ou mais letras.

Transcrever o texto com juntura no gradeado abaixo: AFORMIGA CORTAFOLHASECARREGA QUANDOUMADEIXA AOUTRAPEGA

Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras Agrupar as palavras de acordo com os tipos de letras: TEIA flor cogumelo quarto espelho janela CADEIRA travesseiro

Ligar as palavras com o mesmo tipo de letra: ABELHA Quarto Flores JANELA teia sol Pulseiras leque JOANINHA ESPELHO Vassoura nuvem

JOGO DA MEMÓRIA CASA casa JOGO DO DOMINÓ CAMA espelho QUARTO cama

Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita . N A R U T

Colorir a 1ª sílaba de cada palavra (adereços da Joaninha). Relacionar outras palavras que começam com o mesmo pedacinho (sílaba). Explorar a quantidade de letras e de sílabas. Explorar a quantidade de letras em cada sílaba.

- Decompor e compor sílabas, na fala e na escrita. - Identificar e comparar quantidade, variação e posição de letras na escrita de determinadas palavras. - Confronto entre a escrita produzida pelo aluno e a escrita padrão. Hipótese de escrita (Posteriormente, apresentar a ficha com a escrita do aluno para ele completar) A U A A

JOGO DO ENCAIXE Escreva quantas letras e quantas sílabas têm em cada palavra: FORMIGA letras sílabas

Observe e registre quantas letras têm em cada sílaba: ARANHA RA NHA Outras atividades Explorar o nome dos alunos, escandindo-os. Questionar-lhes a quantidade de letras e confrontar a resposta do aluno com o registro do nome. Combinação de sílabas para formação de palavras.

Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura Realizar leitura e pseudo-leitura do livro “A Descoberta da Joaninha”. Freqüentar a biblioteca da escola. Visitar outros espaços em que a leitura circula.

Desenvolver capacidades relativas ao código escrito, especificamente necessárias à leitura Saber decodificar palavras e textos escritos

Colorir as sílabas que formam os nomes dos desenhos: LE PA TE QUE MA LE CA RA MA COL FI DO LE TA MO FO FAI SU RI XA RAS ME PUL GU SEI

Saber ler reconhecendo globalmente as palavras Chamada de palavras Apresentar uma lista de palavras e mencionar aos alunos de que se trata (personagens, enfeites da Joaninha, elementos do cenário). Bingo de personagens LAGARTIXA JOANINHA ARANHA FORMIGA TATURANA

Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão - Identificar as finalidades e funções da leitura em função do suporte, do gênero e da contextualização do texto Exploração dos diversos gêneros textuais: História (A Descoberta da Joaninha) Convite Cartão de agradecimento Etiquetas enfatizando... finalidades do texto, exploração da capa, autor, desenhos, bem como as características de cada texto.

Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização LIVRO

Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido: - Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão; -Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências. Pausa Protocolada Instigar dos alunos o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo do texto. Propiciar momentos para a confirmação (ou não) de hipóteses levantadas. Solicitar dos alunos o resumo do texto, por meio de reconto e incentivar a discussão sobre o mesmo. Importante: Realizar o planejamento, estimulando o interesse dos alunos pela história; Definir previamente as pausas no texto para antecipação de seu conteúdo pelos alunos.

Avaliar afetivamente o texto lido, fazer extrapolações Incentivar os alunos a partilharem suas emoções e sua compreensão com os colegas, avaliando o que leram, projetando o sentido do texto para outras vivências, outras realidades.

PRODUÇÃO ESCRITA Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Ouvir histórias, notícias, propagandas, avisos, bilhetes. Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam). Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro, anotações de decisões coletivas, pauta de organização de jogos e festas coletivas)

LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” Explorar: LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” D. Aranha, Você está convidado para uma festa em minha casa Dia: 04/06/06 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa CONVITE DA FESTA Caro amigo, Sua participação abrilhantou minha festinha! Obrigada pela sua presença. D. Lagartixa CARTÃO DE AGRADECIMENTO ETIQUETAS DO CENÁRIO FLORES NUVEM SOL

Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação Reescrita coletiva do texto Produções coletivas de convite/cartão/etiquetas

DITADO SIMBÓLICO BOR FO FAI LE LA c LHA NHO MI BO QUE XA LE ÇO TA CA

Formar frase a partir da cena