AMARELINHA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
Ensaiando um ensaio.
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
11º ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA
PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO – 1.SEM PROFa. ZÉLIA HALICKI
TÍTULO DO TRABALHO Autores
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS COM SUCATAS
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Universidade Federal do Amapá
Gestão da Educação Infantil
Projeto de Intervenção
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Antonia Silva Lima Azevedo
Roberto Leiser Baronas DL-PPGL-UFSCAR
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Estrutura do Artigo Científico
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
AS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: tendências para um novo século CLAUDIOMIR.... SAMIR..... ORIENTADORA: PROFª MS. Maria Aparecida... FACULDADE DE TECNOLOGIA DE.
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
TÍTULO.
DANIELA GOMES BERTOLDI PRISCILA COELHO
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Academico Professor Data
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Raciocínio Lógico Matemático
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
TÍTULO DO TRABALHO Nome dos autores Instituição de Origem INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Introdução,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Vivência Profissional em Logística
Deficiência Mental Leve
X Jornada Científica de Jornalismo
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Nome_completo_Autor1, Nome_completo_Autor2, Nome_completo_AutorN Nome_completo _da_instiuição { e_mail_Autor1, e_mail_Autor2, e_mail_AutorN } TÍTULO Introdução.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
  1.1 Tema  1.2 Objetivos  Geral  Específicos 1 INTRODUÇÃO.
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
CONJUNTO HOSPITALAR MANDAQUI (C.H.M.)
conhecidos e mais praticados
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
*NOME DO ALUNO *INSTITUIÇÃO DE ENSINO *LOCAL E DATA
PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: ACADÊMICO(A) ORIENTADOR(A)
Transcrição da apresentação:

AMARELINHA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM AUTORAS: MARIA HELENA FERREIRA GARCIA E NEREIDE FERREIRA CAMACHO OBJETIVO: Analisar e argumentar todos os prós e contra encontrados, mediante pesquisas bibliográficas e de campo realizada, sobre este “jogo” a amarelinha. JUSTIFICATIVA: Este tema foi escolhido após a análise da realidade escolar, tendo em mente melhorar esta, utilizando jogos novos, ou melhor, utilizando um jogo antigo, focado de forma nova. HIPÓTESE

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COMPOSIÇÃO E REGRAS PARA JOGAR A AMARELINHA OPINIÃO DOS PENSADORES SOBRE O BRINCAR BRINCAR NA ESCOLA A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO FÍSICO E RECURSOS MATERIAIS A AMARELINHA PODE SER UMA MATÉRIA? APLICAÇÃO DA AMARELINHA COMO PESQUISA DE CAMPO METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ilustração de amarelinhas de Mauricio de Souza(SOUZA, 2001)