► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Relação professor/aluno
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Autoridade se constrói
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
O Aluno.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Carolina, Daniel, Denise e Jenifer
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Profª Luciana G. Platero
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Para o bom funcionamento das nossas aulas
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
A relação Professor/ Aluno
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
Uso de material didático lúdico para uma aprendizagem de inglês mais prazerosa Keila Alvarenga Azalim CUNHA - E. E. Professor Antônio Gonçalves Lana Escola.
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
A indisciplina escolar.
Prof. José Roberto Medina
Didática Profª Luciana G. Platero
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
O Professor como Sujeito de Transformação
Professor(es) Apresentador(es):
Comportamento de Indisciplina
Elementos do plano de aula
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
COORDENAÇÃO UCA PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PLANEJAMENTO Escola Estadual Tabelião Júlio Maria Disciplina: Física Professor: Francisco Turma: 1º Ano “B” - 2 Aulas 05/07/2018 PLANEJAMENTO Escola Estadual.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Roni Ivan Rocha de Oliveira Maria Luíza de Araújo Gastal
Transcrição da apresentação:

► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador: Autoridade profissional; Autoridade moral; Autoridade técnica Metodologia, conteúdo e relações interpessoais; O aluno deve conhecer o objetivo de cada atividade; Não há quem fique atento a uma aula que não motiva;

► O aluno indisciplinado Não é mais aquele que conversa ou se movimenta na sala de aula; É aquele que não tem limites, não se autogoverna;

► O fim da Indisciplina: Negociação de objetivos e regras com os estudantes; A participação da comunidade escolar;

O exemplo da Escola estadual Parque Piratininga II: Alunos rebeldes: pichavam a escola, agrediam colegas e ofendiam professores; Professores não conseguiam superar os problemas através de gritos e ameaças; O surgimento do Código interno disciplinar; Resultados favoráveis

► O exemplo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Nava: Alunos extremamente violentos; O objetivo maior era fazer com que os jovens parassem de odiar a escola; Desenvolvimento de projetos extracurriculares;

► motivação à autodisciplina: Investir na autonomia como geradora da autodisciplina; Aprender a resolver problemas através do diálogo; Não encarar a disciplina como um mecanismo de repressão ou controle;

► Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador: Autoridade profissional; Autoridade moral; Autoridade técnica

Referências LIBÂNEO, José Carlos. Didática. – São Paulo: Cortez, 1994. Revista Nova Escola, ed. 183 – Jun/2005.