GERAÇÕES PROFª MS. MARCIA ZAMPIER

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Transcrição da apresentação:

GERAÇÕES PROFª MS. MARCIA ZAMPIER UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Introdução Organizações  Grupos heterogêneos Idade  comportamentos peculiares a cada faixa etária. FONTE: Veloso, Dutra e Nakata (2008)

Introdução Diferenças de atitudes perante a vida e o trabalho Gerações de profissionais ativos: Baby Boomers X Y Z FONTE: Veloso, Dutra e Nakata (2008)

VÍDEO GERAÇÕES 2

Gerações – Baby Boomers: de 1946 a 1964. Motivados, Otimistas e Workaholics; Aplicaram seus esforços escolares em carreiras que prometiam facilidades de posições garantidas. Valorizam status e a ascensão profissional dentro da empresa à qual são leais. PLANEJAMENTO FONTE: Veloso, Dutra e Nakata (2008)

Geração X: Entre 1965 e 1977 Postura de ceticismo; Nasceram durante o florescimento do downsizing corporativo, já não podem esperar estabilidade; Defendem ambiente de trabalho mais informal e hierarquia menos rigorosa. Ceticismo = descrente - downsizing = redução da estrutura e dos níveis hierárquicos ORÇAMENTO FONTE: Veloso, Dutra e Nakata (2008)

Geração Y: De 1978 a 1990 Brasil = instabilidade; Cenário mundial = a cultura da impermanência e a falta de garantias com mercados voláteis; Cresceram em contato com tecnologias da informação; Individualistas; Priorizam lado pessoal às questões profissionais. AÇÃO-IMEDIATISTA FONTE: Veloso, Dutra e Nakata (2008)

Geração Z: A partir de meados de 1990 Jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho Impacientes Rapidez Ansiedade Totalmente tecnológicos FUTURO PRÓXIMO

VÍDEO GERAÇÕES 5

Adaptação das empresas As organizações devem repensar as práticas de gestão de pessoas Não basear os valores e anseios de outras gerações nessa nova geração DESAFIO