CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS

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CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS

Introdução Podem ser encontrados vários conceitos associados à contabilidade e a gestão de custos. Esses conceitos apresentam diferenças entre si (natureza, enfoque e características postas em evidência).

Contabilidade de custos A contabilidade de custos refere-se às atividades de coleta e fornecimento de informações para as necessidades de tomada de decisão de todos os tipos, tanto de operações repetitivas, quanto as de natureza estratégica (não repetitivas). (Leone,2000)

Características de seu uso gerencial Usuários internos; Elaboração de relatórios; Capacidade preditiva; Mensuração monetária.

Fases dos sistemas de custos Coleta de dados (identificação e registro dos dados sobre custos). Processamento dos dados (acumulação, organização, análise e interpretação dos dados). Informações (relatórios gerenciais).

Sistemas de custos e as organizações Estrutura organizacional; Procedimentos operacionais do ramo de atividade; Necessidades gerenciais referentes às informações sobre custos.

Necessidades gerenciais Informações que ajudam à determinação da rentabilidade e a avaliação do patrimônio. Informações que auxiliam o controle das operações e dos próprios custos. Informações que servem ao planejamento e ao processo decisório.

Objetivos dos sistemas de custos A determinação do lucro. O controle das operações. A tomada de decisões.

Limitação dos sistemas de custos Qualquer que seja o sistema de custos utilizado, ele não será capaz de suprir todas as necessidades de informação requerida pelos gestores de uma organização.

A determinação do lucro A contabilidade de custos utiliza os dados dos registros convencionais de contabilidade ou compilando-os de um modo diferente para que eles se tornem úteis para a administração.

O controle das operações A contabilidade de custos estabelece padrões e orçamentos, comparações entre o custo real e o custo orçado.

A tomada de decisões Finalidade dos relatórios. Estrutura dos relatórios. Freqüência dos relatórios.

As dez Atitudes Procurar sempre o equilíbrio entre a velocidade da informação e a sua completa exatidão. Procurar sempre a resposta que se pretende obter antes de tentar resolver o problema. Procurar sempre adaptar os controles aos fins e não estes àqueles.

As dez Atitudes 4. Atentar sempre para o fato de que as informações devem ser preparadas na forma que o usuário as deseje e as entenda. 5. Procurar sempre apontar para a gerência os dados mais relevantes. 6. Atentar sempre para o fato de que a atividade do especialista age sempre como termômetro e não como termostato.

As dez Atitudes 7. Preocupar-se sempre com a proliferação de dados, de documentos, de registros e de relatórios inúteis. 8. Procurar familiarizar-se com o processo operacional e com os seus termos.

As dez Atitudes 9. Procurar familiarizar o pessoal de operações com os métodos e critérios adotados pelo especialista de sistemas de informações. 10. Procurar evitar sempre a seguinte situação: “ O incompetente informando o irrelevante para o indiferente”.

Princípios contábeis aplicados à gestão de custos Competência. Uniformidade. Prudência.

Princípio da Competência (ou realização) Estabelece que a receita só é reconhecida apenas quando for realizada. A realização ocorre quando existe a troca de mercadorias, bens ou serviços por elementos do ativo. Para respeitar a competência dos exercícios, as receitas e despesas devem obedecer à data da incorrência das mesmas (fato gerador) quando foram reconhecidas pela contabilidade e não quando do recebimento ou pagamento.

Princípio da Uniformidade (ou consistência) Este princípio aponta que, determinado o processo para efetuar os registros contábeis, este não deverá ser mudado com freqüência para que não prejudique os resultados contábeis. Se uma mudança de critério for necessária, deverá ser feita uma divulgação do seu efeito nas demonstrações contábeis.

Princípio da Prudência (ou conservadorismo) Este princípio mostra que, havendo alternativas, para o registro de um ativo, entre o custo e o valor do mercado deve-se escolher o menor. Do mesmo modo, no registro dos gastos que provocam dúvida de classificação entre custos de produção ou despesa do período, deve-se optar por despesa do período, pois, representa uma imediata do resultado.