Planejamento Econômico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Advertisements

Custos ... afinal, o que é isto?
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Orçamento na CF/88 Princípios
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
Custeio da Produção.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Custos e Receitas Custos e Receitas.
VOCÊ NÃO COMPROU UMA FRANQUIA PARA ADMINISTRAR FLUXO DE CAIXA
Conceitos Aspectos a serem observados:
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS. POR QUE ESTAMOS FAZENDO ESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA? LRF, art. 9º, § 4° - Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro,
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Aprendendo a montar sua empresa...
Orçamento de Despesas Operacionais
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO
1 EXECUÇÃO FINANCEIRA. FOLHA DE PAGAMENTO COMPARATIVO Rubrica2006AV%2007AV%2008AV%2009 (PREV.)AV% GASTO COM PESSOAL , , , ,6.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
PROCESSO E ROTINAS FINANCEIRAS
Planejamento Financeiro
Planejamento na Gestão Pública
Lei Orçamentária Anual - LOA
Planejamento na Gestão Pública
Preço na Prestação de Serviços
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Lei orçamentária anual - loa
Notas de aula Prof. Vicente Prado
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
Plano de Negócios NOME DA EMPRESA
DESPESA PÚBLICA Faculdade de Direito – UFPA Direito Financeiro
Universidade Federal de Goiás
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Custos x Despesas — Tecnojovem 2014 TIC de Mãos dadas com o social
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
Despesa Pública Conceitos
Mercado Financeiro e Investimentos
Etapas do processo orçamentário
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Revisão do Planejamento Plano de Aplicação e Plano de Trabalho de 2016 Reunião de Alinhamento para o Quadriênio Rede Brasileira de Metrologia.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016 ASPECTOS PRÁTICOS DA EXECUÇÃO DE PROJETOS.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Financiamento da Educação
Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares Prodesc.
Lei Orçamentária Anual – 2016 Procon “ Consumidor orientado. Direito assegurado.” Prefeitura Municipal de Sinop.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Econômico Unidade II Planejamento Econômico Conceito Características

Planejamento Econômico

PLANEJAMENTO ECONÔMICO É o conjunto de medidas previstas para a adoção corretiva dos desequilíbrios estruturais e dos desvios conjunturais de uma determinada economia. Conceito formulado a partir dos ensinamentos do professor Raimundo Bezerra Falcão da UFC.

Orçamento

Previsão limitadora das quantias monetárias que devem ser utilizadas como despesas e receitas, ao longo de um período determinado, por um indivíduo ou por uma sociedade.

O orçamento público é uma forma de planejamento econômico do dinheiro público em que predomina a autorização e a previsão, o que mais uma vez reflete a indicatividade dos planejamentos.

A falta de planejamento pode deixar um país despreparado para determinadas situações imprevistas em que o planejamento poderia apresentar soluções e evitar que a surpresa causasse a desestrutura.

Orçamento da União Planejamento anual feito pelo governo federal para calcular as quantias que devem entrar e sair dos cofres públicos. É daí que saem recursos para financiar obras e pagar funcionários, por exemplo. Esta conta é sempre apresentada como projeto ao Congresso Nacional, onde pode ser aprovada na íntegra ou receber emendas (os deputados e senadores podem mudar o destino de verbas ou cortar gastos previstos). Depois de aprovado, segue para sanção do presidente da República e vira lei. O orçamento sempre tem validade para o ano seguinte de sua aprovação.

O orçamento é a estimativa dos custos do projeto. Maximiano (2002)

Orçamento das Bibliotecas

Orçamento das bibliotecas As bibliotecas, de um modo geral, não elaboram seus orçamentos de forma completa, pois as despesas comuns aos demais setores da instituição são previstas ou terceirizadas pela sua organização central.

Orçamento das bibliotecas É o caso específico da despesa com pessoal, luz, telefone e limpeza etc.

Orçamento das bibliotecas A biblioteca deve relatar todos os investimentos feitos no período, nos setores que competem a sua gerência orçamentária, tais como:

Orçamento das bibliotecas aquisição de documentos – livros, periódicos, normas, mapas etc.

Orçamento das bibliotecas Encadernação.

Orçamento das bibliotecas conservação e segurança dos acervos.

Orçamento das bibliotecas conservação e segurança dos acervos.

Orçamento das bibliotecas reprografia

Orçamento das bibliotecas Material de consumo

Orçamento das bibliotecas Mobiliário e equipamento

Orçamento das bibliotecas Manutenção de equipamento

Custo operacional da biblioteca no período SETORES ENTIDADE FINANCIADORA CUSTOS Aquisição de livros ABC 5.000 Aquisição de periódicos Aquisição de outros materiais Encadernação Conservação e segurança Material de consumo Mobiliário e equipamento Reprografia

Orçamento das bibliotecas A atual crise econômica torna uma dificuldade sem precedentes toda e qualquer previsão orçamentária. Recomenda-se aos profissionais a conversão das previsões feitas em reais para dólares.

Despesas

O QUE SÃO DESPESAS FIXAS? São as despesas administrativas realizadas para adequado funcionamento da empresa, independentemente do valor das vendas. Exemplos de despesas fixas: - aluguel, condomínio, IPTU; - água, luz, telefone; - salários administrativos; - pró-labore (retirada dos sócios); - encargos sociais sobre salários e pró-labore; - honorários profissionais (contador, outros); - despesas com veículos; - despesas com alimentação; - despesas financeiras; - despesas de manutenção;

Cronograma de desembolso ITENS DE CUSTO JAN FEV MAR ABR TOTAL Mão-de-obra 100 400 Material permanente 50 200 Material de consumo Terceiros 250 1.000

Cronograma de desembolso CUSTO OPERACIONAL SETORES ENTIDADE FINANCIADORA CUSTOS Aquisição de livros ABC 5.000 Aquisição de periódicos Aquisição de outros materiais Encadernação Conservação e segurança Material de consumo Mobiliário e equipamento Reprografia

Modelo de Controle de Despesas Fixas: Pagamentos Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia ... Dia 31 Total Despesas Fixas . Aluguel 0,00 1.000,00 . Salários . Encargos 300,00 . Água 200,00 . Luz ,00 . Telefone . Manutenção 100,00 600,00 . Pro - Labore 500,00 1.100,00 . Financeiras . Outras 400,00 Total das Despesas 2.500,00 2.200,00 5.700,00

Recursos

Todo Projeto exige recursos para sua implementação Todo Projeto exige recursos para sua implementação. Embora frequentemente esse termo seja vinculado a recursos financeiros, nem sempre recursos implicam investimentos. Recursos podem ser entendidos como o conjunto de meios ou instrumentos que possibilitarão o desenvolvimento do projeto. Podem ser:

Recursos Recursos institucionais – instrumentos jurídico- administrativo; Recursos organizacionais – estrutura organizacional (criar novos serviços ou desativar ou fundir ou modificar atividades)

Recursos Recursos físicos – área física (área disponível e necessária) inclui criação de nos espaços, bem como reformas, ampliações, adaptações e planejamento do novo lay-out.

Recursos recursos humanos – pessoal necessário (formas de contratação, duração do contrato, salário para cada função) formação, experiência anterior, conhecimentos adicionais: língua estrangeira, informática.

Recursos Recursos materiais que inclui: Material de consumo – material de escritório e outros bens não-patrimoniais Material permanente – mobiliário, o equipamento (o existente e o necessário). É importante verificar especificações técnicas e custos dos mobiliários e equipamentos a serem solicitados.

Obrigada Planejamento Bibliotecário Planejamento Econômico Prof.ª Lúcia Martins Oliveira