A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Relação professor/aluno
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Projeto Político-Pedagógico
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Introdução à Gestão da Educação Silvia Leite
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Portfólio de Estágio Supervisionado
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Prática como Componente Curricular
Cristiane Jonas Francisconi
Processos Administrativos Aula 1
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
3º Momento Resultados Simare 2014
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Planejamento de Ensino
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Termo de Terminalidade
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA

Organização considerada em três instâncias O Sistema de Ensino As escolas A sala de aula

A escola é portanto... O espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem; As críticas sobre os sistemas de ensino e as políticas educacionais precisam ter como referência a escola e a sala de aula; Da mesma forma os profissionais atuantes na escola precisam ter uma visão mais ampla do sistema de ensino a que pertencem.

Condicionantes A escola integra todo o social, sendo que é afetada pela estrutura econômica e social, pelas decisões políticas e pelas relações de poder em vigor na sociedade; As políticas, as diretrizes curriculares, as formas de organização do sistema de ensino estão carregadas de significados sociais e políticos que influenciam as ideias e comportamentos de alunos e professores, bem como nas práticas pedagógicas.

Influência Mútua Existe uma relação entre sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos na qual são influenciados e também influenciam.

Papel educativo Desempenhado pelas formas de organização e gestão, dando conformação às atitudes, às ideias e aos modos de agir tanto de professores quanto de alunos; Em decorrência disto... Existe a necessidade de que os futuros professores reconheçam e compreendam as relações entre o espaço escolar, o sistema de ensino e o sistema social mais amplo;

Importante também... Saber como e por que são tomadas certas decisões no âmbito do sistema de ensino, como a direção da escola lhes transmite tais decisões e como estas expressam relações de poder, expressas na concepção de aluno a ser educado, formas de avaliação e de controle do trabalho escolar; Contudo, não podem os mesmos negar toda decisão vinda de cima.

Conceito de autonomia No que se refere à questão escolar, ela é sempre relativa; Os sistemas de ensino tem o dever de zelar pelo cumprimento de dias letivos e demais normas pertinentes; As escolas devem reunir-se com o corpo docente e direção e tomar conhecimento de normas e diretrizes pedagógicas, bem como rotinas de trabalho.

Licínio C. de Lima (1996) “A subjugação total da escola à imposição normativa, levada a cabo pelo Estado e pelos sistemas globais de controle, transforma-a num campo de reprodução, condenando atores e despojando-os das suas margens de autonomia e liberdade e das suas capacidades estratégicas...por outro lados a escola não será apenas uma instância hetero-organizada, para a produção de regras e a tomada de decisões, expressão possível de atualização de estratégias e de usos de margens de autonomia dos atores”.

Dos papéis Não ignorar o papel do Estado, das secretarias de educação e das normas dos sistemas do qual fazem parte; Não podem também deixar de precaver-se contra algumas atitudes sonhadoras de professores que acham possível uma autonomia total da escola.

Em síntese para ser um ativo participante no processo de tomada de decisão na escola, o professor precisa conhecer bem a estrutura e organização do ensino, as políticas educacionais e as normas legais, os mecanismos de sua elaboração e divulgação, bem como desenvolver habilidades de participação e atuação na equipe.

OS OBJETIVOS DA ESCOLA E AS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E DE GESTÃO A escola é uma instituição social que tem como objetivos: Desenvolvimento das potencialidades físicas; Desenvolvimento das potencialidades cognitivas; Desenvolvimento das potencialidades afetivas

O OBJETIVO PRINCIPAL É PORTANTO... O ensino e a aprendizagem dos educandos Tarefa a cargo do professor mas também de toda a escola.

SENDO ASSIM... A organização escolar necessária é aquela que melhor favorece o trabalho do professor. Organização e gestão são meios para atingir as finalidades do ensino

AS FAMÍLIAS ESPERAM DE UMA ESCOLA... Desejam que seus filhos aprendam bem, que não aprendam coisas erradas, que o for ensinado tenha serventia para a vida. Que seus filhos estejam motivados.

O QUE DIFERENCIA AS ESCOLAS... São diferentes entre si pelo grau em que conseguem promover a aprendizagem de seus alunos. Assim.... As escolas precisam ser mais organizadas e bem administradas para melhorar a qualidade da aprendizagem escolar dos alunos e criar condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas que permitem o bom desempenho dos professores.

O QUE FAZ DIFERENÇA EM UMA ESCOLA DE QUALIDADE Professores preparados; Existência de projeto pedagógico-curricular com um plano de trabalho bem definido; Bom clima de trabalho; Estrutura organizacional e boa organização do processo de ensino e aprendizagem; Papel significativo da direção e coordenação pedagógica;

Disponibilidade de condições físicas e materiais, de recursos didáticos, de bibliotecas e outros; Estrutura curricular; Disponibilidade da equipe em aceitar inovações;