Literatura para crianças pequenas: “isto existe?” Drª Gládis Kaercher

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
O Mestre da Fantasia Formação continuada de leitores, alfabetizadores e coordenadores. Tema: ”Ler e escrever o cotidiano”
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
A tecnologia em grande destaque. O temor em relação ao novo faz parte da história do homem, pois o surgimento de qualquer dispositivo tecnológico tende.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Fundamentação Teórica
Projeto:Os três porquinhos
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
PENSAMENTO E LINGUAGEM
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Evangelização Infanto Juvenil 2014
Apresentação do projecto – reunião de pais
Os níveis básicos da leitura
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 “Leituras que inspiram descobertas”
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Introdução ao estudo da Literatura
Promoção de leitura em família
A importância do ato de Ler
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Exercício de exploração de imagens Literacia Visual
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS
Profa. Dra. Eliane Lourdes da Silva Moro
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Relatório de Proposta de Projeto
Pensamento, Linguagem e Escrita
PROJETO DE PESQUISA LER E GOSTAR!!! Coordenadora Maria Aparecida Cagnoni Sant’Anna e Acadêmicas 3º ano Pedagogia UEG – Formosa – GO.
DAISY ALVES JUY SELINGER ELIZANGELA C.B.CONTRERAS
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE II
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Ano 2 Unidade 1.
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso.
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
O PAPEL DO MEDIADOR.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Introdução ao processo de aprendizagem
Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
O cinema na vida de cada um
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ACADÊMICAS: GISLAINE NONATO LÍVIA ARINOS PROFESSORA: ANA PAULA DISCIPLINA: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Seleção de Materiais de Informação: princípios.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
ALFABETIZAÇÃO.
O que é alfabetização?.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Modelos para o ensino da escrita. 1.Escrita Desenvolvida e Escrita em Desenvolvimento 2.Modelos da Escrita: modelo dos estádios e modelo cognitivo 3.Dois.
Transcrição da apresentação:

Literatura para crianças pequenas: “isto existe?” Drª Gládis Kaercher Questões para pensar... Por que Literatura ? Quais os objetivos de trabalhar a literatura com crianças pequenas? Quais as atividades possíveis de serem realizadas?

Berçário Sensibilização para o objeto Adequação à faixa etária: material higienizável e resistente (período sensório-motor – Jean Piaget) Descoberta das linguagens expressivas: quanto mais interações com as demais linguagens melhor (plástica, musical, etc.)

Maternal As palavras ganham sentido: o encantamento das pequenas narrativas As imagens são, também, palavra: é possível ler e escrever com as imagens (“A leitura de mundo precede a leitura da palavra” – Paulo Freire)

Pressupostos importantes A formação de um leitor é um processo passional (além de cognitivo) A formação do leitor começa desde muito cedo, com os contatos que o adulto vai proporcionar A formação do leitor é uma tarefa institucional (a questão da aquisição do acervo)

Afinal, ler pode ser muito divertido!