Administração financeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
Advertisements

MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANALISE DE BALANÇOS.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Pauta Fundamentos, objetivos, funções e ambiente da administração financeira Evolução da administração financeira Administração financeira contemporânea.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Demonstrações Contábeis
Estrutura do Balanço Patrimonial
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Demonstrações Contábeis
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Capítulo 8 Controle.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMDEF Simulação de Gerência De Finanças Marketing B2B Mkt & Logística.
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
ContabilidadeRelatórios Econômico-Financeiros Balanço Contas do Ativo Contas do Passivo Patrimônio Líquido Variações do Patrimônio Líquido Receita Despesa.
Administração do Capital de Giro
Planejamento e estratégia
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
a)planejamento estratégico; b) planejamento tático;
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
1-Demonstrativos contábeis básicos
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Etapas do processo orçamentário
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
Administração Financeira
Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.
Contabilidade e Análise de Balanços
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração Financeira
Análise das Demonstrações Contábeis
Integração das Demonstrações
Demonstrações Financeiras e Estrutura do Balanço Patrimonial
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Análise das Demonstrações Contábeis
Demonstrações financeiras
Administração do Capital de Giro
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
CURSO DE CONTABILIDADE
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
Administração Financeira
Administração financeira
Transcrição da apresentação:

Administração financeira Capítulo 12 Administração financeira

Conteúdo do capítulo Administração financeira Administração financeira nas organizações Sistema financeiro Demonstrações financeiras Decisões de investimento Decisões de financiamento Política de dividendos Diagnóstico financeiro da empresa

Objetivos de aprendizagem Identificar as atividades fundamentais de um administrador financeiro. Descrever os três ciclos que caracterizam a atividade da empresa e suas inter-relações. Descrever as etapas do processo de investimento de capital e explicar os principais métodos de avaliação de projetos. Identificar as principais modalidades de financiamento disponíveis para as empresas. Compreender os conceitos de estrutura e custo de capital e as relações entre eles. Analisar o desempenho financeiro de uma empresa.

Fundamentos de administração financeira A administração financeira compreende o conjunto de atividades relacionadas com a gestão do fluxo de recursos financeiros na organização. As funções típicas do administrador financeiro são: Análise, planejamento e controle financeiro. Tomada de decisões de investimento. Tomada de decisões de financiamento. Para a administração financeira, o objetivo da empresa é a maximização da riqueza dos proprietários de capital, ou seja, a maximização do valor de mercado da empresa.

Visão histórica da administração financeira

A estrutura da função financeira na organização

Ciclos da empresa para a administração financeira

Ciclo de exploração Exemplo

Dinâmica das decisões financeiras

Sistema financeiro

Demonstrações financeiras Demonstrações financeiras obrigatórias: Balanço patrimonial (BP). Demonstração do resultado do exercício (DRE). Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL). Demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR). Demonstrações e relatórios financeiros facultativos: Demonstração de fluxos de caixa (DFC). Relatório da administração. Notas explicativas. Parecer de auditores independentes.

Balanço patrimonial Estrutura

Decisões de investimento Por ser uma das alavancas fundamentais do crescimento das empresas, as decisões de investimento devem ser consideradas no âmbito da estratégia global da empresa. Os investimentos podem ser agrupados nas seguintes categorias: Expansão. Substituição. Renovação. Outros.

Processo de investimento de capital

Decisões de financiamento A política de financiamento de uma empresa consiste na definição da melhor composição de recursos que serão utilizados no financiamento de suas atividades. Em outras palavras, consiste na definição da estrutura financeira mais adequada para a organização. Esses recursos podem ser classificados como: Recursos próprios ou de terceiros. Recursos permanentes ou temporários. Recursos onerosos ou não onerosos.

Formato de entrevista da avaliação de desempenho Questão para discussão: Como será no Brasil?

Financiamento de curto prazo As principais fontes de financiamento de curto prazo podem ser agrupadas em: Crédito de fornecedores. Crédito bancário: Empréstimos de capital de giro. Desconto de títulos. Contas garantidas. Crédito rotativo. Hot money. Factoring.

Financiamento de longo prazo Pode-se distinguir dois tipos de financiamento de longo prazo: Financiamento com capitais próprios: Aumento de capital. Autofinanciamento. Financiamento com capitais de terceiros: Empréstimos bancários de longo prazo. Repasses de recursos internos. Arrendamento mercantil (leasing). Subscrição de debêntures.

Estrutura de capital

Estrutura e custo de capital Exemplo com empresas brasileiras

Política de dividendos

Diagnóstico financeiro da empresa O diagnóstico financeiro da empresa consiste na análise do desempenho e da evolução da situação econômico-financeira de uma organização. O diagnóstico financeiro deve privilegiar: A avaliação da capacidade da empresa para gerar resultados de forma a remunerar os investidores (ou seja, a rentabilidade). A capacidade para honrar os seus compromissos (ou seja, o equilíbrio financeiro). A eficiência com que a empresa administra suas atividades operacionais.