Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Pedagogia da pesquisa-ação
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
Programa aluno pesquisador
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ronaldo Correia dos Santos
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENCONTRO DE COORDENADORES DE TURNO E AUXILIARES DE DISCIPLINA 3 e 4 setembro 2007 Expectativas.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
O Programa PIBID na UFRN
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Jogos Educativos na Internet Participantes: Fernanda Krauzer Girotto; Eliane Albrecht; Daniela Lannes da Silva; Ranaí Gonçalves Sangic; Vanessa Scheeren.
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Orientações sobre o Estágio II
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
Guilherme Dias Mattiello – Bolsista SEAD, acadêmico de Engenharia de Materiais - UFRGS. Alvaro Meneguzzi - Professor Dr do Departamento de Materiais da.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS E PIBID DIVERSIDADE: USO DE MATERIAIS DIVERSIFICADOS PARA APROFUNDAMENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ESCOLARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Autores: Alexandra Kelmer da Silva¹ Camiline De Lara Cardoso² Edir Adriano Cordeiro² Josiane Rafalski² Marcelo Guedes² PIBID e a Intermediação Escola -Universidade O PIBID-Diversidade visa instigar os estudantes das licenciaturas a estarem inseridos nas escolas para além dos estágios obrigatórios, por meio de projetos de intervenção baseados na análise do cotidiano escolar e da docência. No caso do subprojeto desenvolvido pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC, organizado no município de Major Vieira, estão sendo realizadas atividades baseadas na leitura da revista Ciência Hoje das Crianças. A Escola de Educação Básica Luiz Davet, localizada em Major Vieira-SC, recebe mensalmente exemplares de diversas revistas ligadas à área da educação, mas não ocorrem atividades que incentivem os estudantes e professores a utilizá-las em suas atividades de pesquisa, estudo, leitura, nem tentativa de uso em sala de aula e de relação com o cotidiano dos sujeitos da escola, consequentemente as revistas acabavam sendo utilizadas apenas para recortes, simplesmente deixadas aleatoriamente na sala dos professores ou na biblioteca. Observado isso o grupo de bolsistas PIBID e professores supervisores discutiu possibilidades de fazer não somente leitura, mas que os conteúdos lidos fossem transformados em experiências práticas relacionadas com o cotidiano dos alunos fazendo um comparativo com os conteúdos de Ciências Natureza e Matemática, dessa forma auxiliando os professores das disciplinas. O objetivo principal das práticas desenvolvidas foi orientar os alunos a realizarem uma leitura interpretativa incentivando a socialização com os colegas de sala por meio de práticas e experimentos de Ciências e conhecimento teórico de Matemática. ¹Professora supervisora do PIBID Diversidade - EEB Luiz Davet – Major Vieira/SC. ²Bolsista PIBID, acadêmica do curso de Licenciatura em Educação do Campo. *Coordenadora do Subprojeto Ciências da Natureza e Matemática no curso de Licenciatura em Educação do Campo. da UFSC - Professora Drª Néli Suzana Britto No decorrer das atividades os alunos foram aleatoriamente divididos em grupos de cinco colegas onde no primeiro encontro os alunos recebem revistas individualmente, realizam leitura e preenchem uma ficha sobre o tema e/ou assunto da revista; no segundo encontro os alunos organizados em grupos socializam as leituras realizadas na aula anterior a fim de que cada um conte oralmente ao grupo os conteúdos lidos decidindo uma experiência científica que deverá ser realizada ou o conceito que será abordado; e no terceiro encontro é realizado socialização das experiências relacionando com conteúdos escolares e suas realidades. Aproveitar materiais diversificados que a escola já dispõem em práticas educativas escolares auxilia os estudantes e professores a perceberem que a ciência também está em seus cotidianos além de apreensão e abordagem de conteúdos científicos de maneira diversificada por meio de socialização de conhecimentos, troca de experiências e leitura crítica da revista. Experiências realizadas em sala de aula com materiais diversificados Apoio Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência para a Diversidade. PIBID/CAPES