(r) "ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável" Exige saber que é possível Exige competências, prática,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Portal do Professor SEED/MEC
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EMPREGABILIDADE na agricultura – novas actividades na agricultura e formas de produção com vista à qualidade.
1. Identificação do Produto Global Nós
1.Identificação DenominaçãoEm Construção SuportePackage Pedagógico – Manual Metodológico e Jogo interactivo em formato cd-rom e web DestinatáriosToxicodependentes.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Educação e Tecnologias
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Num contexto particular...
Comunidades de Prática
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
NECOBELAC Project José Carvalho e Pedro Príncipe, SDUM Curso NECOBELAC – Braga, 15 de Junho 2011.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

(r) "ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável" Exige saber que é possível Exige competências, prática, técnicas, ferramentas adequadas Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento"

Objectivo do produto Disponibilizar, a partir da lógica do utilizador/a: Linhas de orientação metodológica; Recursos e ferramentas Pistas e dicas Pessoas recurso De suporte à emergência e funcionamento de grupos colaborativos e CoPs

CD-Rom Wiki Mailinglist CD-Rom

ColaboraCom Um Guia metodológico de indução e sustentação de Comunidades Colaborativas (CC) Comunidades de Práticas (CoP) Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento"

ColaboraComWiki Centro de recursos virtual Apoio a Comunidades Colaborativas e CoPs domínio Facilitação e animação de Comunidades colaborativas e CoPs Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento"

ColaboraComLista Fórum interactivo – Lista de distribuição - discussão suporte à dinamização da rede de Utilizadores/as – produtores/as Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento"

ColaboraComGuia Guia de utilização do produto Historial da criação das 3 componentes do produto Regras de utilização Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento" Informação técnica de utilização

Quem pode utilizar este produto: Profissionais das áreas educativa e formativa Profissionais das áreas de intervenção social e territorial Animadores/as e participantes de grupos em diversos contextos Dinamizadores de projectos (Porteur de projet) Profissionais responsáveis pelo desenvolvimento organizacional de empresas Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento"

costuma conversar com um grupo de formadores/as da sua área profissional verifica que os pedidos de ajuda que fazem dois a dois, as dúvidas que surgem, poderiam interessar mais membros do grupo Luísa Marques, formadora Sabe utilizar o computador, tem poucos conhecimentos em TIC Ouviu falar em mailinglist e na sua instituição tomou conhecimento com o ColaboraComGuia Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento"

Pedro Soares É um dos animadores de uma comunidade de técnicos/as que trabalham num bairro Tem dúvidas na análise das formas de funcionamento da comunidade Sente-se cansado e um pouco desanimado Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento" I

Utilizar os vários "ventos" que levam profissionais a reunir-se e navegar, para práticas colaborativas, contra os ventos da cultura de "isolamento" ColaboraCom Em construção Guia metodológico no