RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda
Advertisements

Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
COMO APRESENTAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
HÁBITOS DE VIDA E RISCO POTENCIAL PARA DIABETES NA ESCOLA
Validade das medidas auto-referidas de peso e estatura para o diagnóstico do estado nutricional de adolescentes José Cazuza de Farias Júnior Revista Brasileira.
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Fulano da Silva 1,2 *; Beltrano da Silva 1 ; Ciclano da Silva 1 ; Fulano Pereira 1 ; Beltrano Pereira 1,3 1.Graduação de Medicina da Universidade do Sul.
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Protocolo de Manejo da Exacerbação da Asma
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS MÉTODOS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES COM SOBREPESO E OBESIDADE Participaram do estudo 7 mulheres com idade média de.
Prevalência de dermatite atópica em adolescentes escolares do município de São José – SC, Alergologia e Imunologia Clínica. Tabalipa IO (PUIC), Clemente.
MÉTODO :  Estudo transversal, de maio a julho 2009 em escolas municipais de Florianópolis;  Amostra aleatória de 420 professores do ensino fundamental,
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA NA INFÂNCIA
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE MULLACA (Physalis angulata) - (Art 170) - Produção Vegetal. Autores:¹Halan Alves.
Título do Trabalho: Prevalência de sintomas de asma em escolares e adolescentes do Colégio Dehon de Tubarão. (PUIC), Ciências Biológicas / Ciências Médicas.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A PARTIR DE AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA. Bolsista: Larissa Daniella Andretta Socachewsky.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Regularmente Matriculadas na Fundação Matriculadas na Fundação Joana de Angelis no Município de Tubarão- SC.
Alterações radiográficas em pacientes com a co-infecção vírus da imunodeficiência humana/tuberculose: relação com a contagem de células TCD4 + e celularidade.
PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES: AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS.
Ciências Médicas e da Saúde.
Apoio Financeiro: Unisul
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Resultados Após avaliar os alunos e fazer a comparação com a tabela a partir da idade e gênero obtivemos os seguintes resultados: 55% das crianças apresentam-se.
VARIÁVEIS Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Baker, J.L.; Olsen, L.W.; Sorensen T.I.A
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Índice H (último autor):
Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Diferentes tipos de variáveis The Union, Paris, França MSF – Centro Operacional de Bruxelas, Luxemburgo OMS, Genebra.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de digitadores numa instituição bancária, numa jornada de trabalho de seis horas e almoço de quinze.
AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM CINTURA ESCAPULAR DE MULHERES TRATADAS CIRURGICAMENTE POR CÂNCER DE MAMA, SUBMETIDAS À RADIOTERAPIA Dias, Mirella*; Ramos, Daysi**
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Título do Trabalho: Variabilidade intra-individual do pico goniométrico da flexão de quadril durante o dia PUIC – Ciências Biológicas/ Ciências Médicas.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Deisy Mendes Porto¹, Jorge Faria Maraschin², Mari Ângela Fernandes da Silva³ 1 - Acadêmico do 8º semestre do curso de Medicina - Bolsista PUIC 2 - Endocrinologista;
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia
Transcrição da apresentação:

RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹, Vanhoni LR², Nunes KS, Clemente JS, Theiss MB, Tabalipa IO¹, Oliveira SM¹, Bettiol, J.³ 1: Bolsista PUIC; 2: Bolsista PIBIC; 3: Orientadora. Medicina – Pedra Branca. Introdução A obesidade e asma são doenças crônicas com crescente prevalência no mundo atual, sendo comum a associação entre ambas. Buscando verificar a existência de relação positiva entre estas doenças, foi realizado um estudo com escolares de 13 e 14 anos do município de São José – SC, sobre a prevalência de asma e obesidade. Objetivos Verificar a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e os sintomas e gravidade de asma em adolescentes escolares que responderem ao questionário ISAAC do município de São José (SC) Metodologia Foi realizado um estudo transversal de base populacional com adolescentes escolares de 13 a 14 anos, das escolas públicas e particulares do município de São José. Os adolescentes que participaram da pesquisa responderam o questionário escrito (QE) padronizado de asma do protocolo “International Study of Asthma and Allergies in Childhood” (ISAAC) e tiveram seus IMCs mensurados, através da aferição de peso com balança analógica e medida da estatura com fita antropométrica. Os dados dos QEs foram transcritos e analisados pelos programas EpiData 3.1 e Epi- info 2000 e a relação da asma com IMC pelo teste do qui-quadrado para tendência linear. A significância das diferenças entre as proporções foi testada pelo teste do qui- quadrado corrigido por Yates. Foram considerados significativos valores de p < 0,05. Resultados Foram obtidos os IMC de 2044 escolares, dos quais 197 estavam com sobrepeso ou obesos. Fazendo a análise do IMC dos adolescentes que responderam afirmativamente às questões referentes à presença de asma e/ou de sintomas da mesma, não houve diferença estatisticamente significante entre a prevalência de asma e sua gravidade nos escolares eutróficos da encontrada nos escolares com sobrepeso ou obesos. Conclusões Através do estudo realizado, não se encontrou relação entre a prevalência de asma e seus sintomas e o sobrepeso e/ou obesidade. Também não houve relação entre a gravidade da asma e o IMC igual ou maior que 25 kg/m². Os resultados obtidos condizem com alguns encontrados na literatura, os quais demonstram que apesar de haver indícios da relação entre asma e sobrepeso e/ou obesidade, ainda não há significância estatística ou comprovação científica. Bibliografia 1. ISAAC -The international study of asthma and allergies in childhood: Background and methods. International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) Steering Committee. Eur Respir J (Suppl), 1996; 9: 410p. 2. ISAAC Steering Committee. Worldwide variations in the prevalence of asthma symptoms: the International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). Eur Respir J, : p. 3. Carneiro JRI, Kushnir MC. Obesidade na Adolescência: Fator de Risco para Complicações Clínico-Metabólicas. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. São Paulo; 2000; vol 44; nº 5. Apoio Financeiro: Unisul