Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Sistema de Escrita Alfabética Unidade 3 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles meirelles.pacto@gmail.com www.eutonopactoalvorada.pbworks.com
22/Agosto Contrato Didático: 18h Apresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Recolhimento dos envelopes. 18h10min Dinâmica : Decifrando 18h 30min Registro Individual 18h40min Leitura Deleite: No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos – Ruth Rocha 18h55min Inspirando... 19h Leituras nos sub grupos *Unidade 3: Ano 1 – p. 06 a 18. *Unidade 3: Ano 2 – p. 06 a 19. *Unidade 3: Ano 3 – p. 06 a 19. 19h40min INTERVALO 19h55min Leitura Deleite: Ciranda das Vogais - Zoé Rios 20h05min Apresentação dos Grupos (5min. p/cada grupo)
22/Agosto Contrato Didático: 20h 20min Vídeo: Emília Ferreiro 20h 35min Psicogênese da Língua Escrita 21h Reflexões Roda de conversas 21h 10min Livro da Vida 21h 20min TEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? E o que não aprendi? *Diagnóstico
Retomada da Caderneta de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?
Objetivos: Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, compreendendo que a aprendizagem da escrita alfabética constitui um processo de compreensão de um sistema de notação e não a aquisição de um código. Analisar as contribuições da teoria da psicogênese da escrita para compreensão do processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética.
Decifrando... A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Registro Individual Qual a diferença entre Sistema notacional e Código? A escrita alfabética é um Sistema Notacional ou um código?
Leitura Deleite
Inspirando...
Leituras em Sub Grupos: Unidade 3 A Escrita Alfabética Por que ela é um Sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? Leituras em Sub Grupos: Unidade 3 Ano 1 - p. 06 a p. 18; A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? Ano 2 - p. 06 a p. 19; A compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e a consolidação da alfabetização. Ano 3 - p. 06 a p. 19; A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.
Retorno em 15 minutos
Leitura Deleite
Apresentações dos grupos: PACTO/ALVORADA
Vídeo: Emília Ferreiro
Psicogênese da Língua Escrita
Reflexão/Cartaz Concepções: Definições Dúvidas Certezas Fragilidades
Livro da Vida: SEA
Caderno de Metacognição TEMA: CASA/ESCOLA Caderno de Metacognição O que aprendi? como aprendi? O que não aprendi? Diagnóstico Realizar uma testagem com os alunos, selecionar 5 e trazer para o próximo encontro. Conferir as hipóteses dos alunos. (quatro palavras e uma frase)
Até a próxima semana... =)