Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Avaliando a alfabetização
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O direito de se alfabetizar na escola
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
Curso de Gêneros Textuais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Linguagem, alfabetização e letramento
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Altinópolis.
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Nível de alfabetização O que dizem os índices da
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Salas de Matemática.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
SENIB Amando uns aos Outros.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Os conceitos de alfabetização
Alfabetização e Letramento
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ALFABETIZAÇÃO E METODOLOGIA Telma Ferraz Leal –
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
O que é alfabetização?.
Transcrição da apresentação:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Sistema de Escrita Alfabética Unidade 3 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles meirelles.pacto@gmail.com www.eutonopactoalvorada.pbworks.com

22/Agosto Contrato Didático: 18h Apresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Recolhimento dos envelopes. 18h10min Dinâmica : Decifrando 18h 30min Registro Individual 18h40min Leitura Deleite: No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos – Ruth Rocha 18h55min Inspirando... 19h Leituras nos sub grupos *Unidade 3: Ano 1 – p. 06 a 18. *Unidade 3: Ano 2 – p. 06 a 19. *Unidade 3: Ano 3 – p. 06 a 19. 19h40min INTERVALO 19h55min Leitura Deleite: Ciranda das Vogais - Zoé Rios 20h05min Apresentação dos Grupos (5min. p/cada grupo)

22/Agosto Contrato Didático: 20h 20min Vídeo: Emília Ferreiro 20h 35min Psicogênese da Língua Escrita 21h Reflexões Roda de conversas 21h 10min Livro da Vida 21h 20min TEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? E o que não aprendi? *Diagnóstico

Retomada da Caderneta de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

Objetivos: Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, compreendendo que a aprendizagem da escrita alfabética constitui um processo de compreensão de um sistema de notação e não a aquisição de um código. Analisar as contribuições da teoria da psicogênese da escrita para compreensão do processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética.

Decifrando... A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Registro Individual Qual a diferença entre Sistema notacional e Código? A escrita alfabética é um Sistema Notacional ou um código?

Leitura Deleite

Inspirando...

Leituras em Sub Grupos: Unidade 3 A Escrita Alfabética Por que ela é um Sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? Leituras em Sub Grupos: Unidade 3 Ano 1 - p. 06 a p. 18; A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? Ano 2 - p. 06 a p. 19; A compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e a consolidação da alfabetização. Ano 3 - p. 06 a p. 19; A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.

Retorno em 15 minutos

Leitura Deleite

Apresentações dos grupos: PACTO/ALVORADA

Vídeo: Emília Ferreiro

Psicogênese da Língua Escrita

Reflexão/Cartaz Concepções: Definições Dúvidas Certezas Fragilidades

Livro da Vida: SEA

Caderno de Metacognição TEMA: CASA/ESCOLA Caderno de Metacognição O que aprendi? como aprendi? O que não aprendi? Diagnóstico Realizar uma testagem com os alunos, selecionar 5 e trazer para o próximo encontro. Conferir as hipóteses dos alunos. (quatro palavras e uma frase)

Até a próxima semana... =)