OS DIÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO:
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Elisa Maria de Assis
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
Diante a Era Tecnológica.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Universidade de Aveiro
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Série Formação Educação a Distância Vídeo-aulas ISSN Número 2 Ir ao menu.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Curso de Docência Universitária
Tecnologias aplicadas à educação
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Santarém Março a Julho de 2007
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Síntese do artigo de MARIA JOÃO GOMES UNIVERSIDADE DO MINHO 2005 Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA RELAÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Perguntas de Modelação
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Capacitação em Tecnologias aplicadas a Educação aos Professores do município de Terenos-MS Em virtude da informatização das unidades escolares dos municípios.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
Atividade complementar
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Concepções em Educação Matemática
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
REFLEXÕES SOBRE PERCURSOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CLUBE DE CIÊNCIAS Sandra Maria Sales Pereira Ana Elisabeth Dias Pereira Cavalcante Diana Gonçalves.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Faculdade Piaget - Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

OS DIÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Adriane Lizbehd Halmann - adriane_halmann@yahoo.com.br Ciências Biológicas – Lic. Plena (UFSM) Mestrado em Educação (UFBA) Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)

Charles Darwin Diários para pesquisa e desenvolvimento www.brunette.brucity.be/.../ darwin/debeagl1.htm (01/12/04) Diários para pesquisa e desenvolvimento www.cnn.com/.../02/ 16/science.beagle.reut/(01/12/04) Método Científico

O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Reprodução Busca de saberes www.seykota.com/tribe/ pages/2003_July/July_6-12/(01/12/04)

PROFESSOR PARTICIPANTE PRÁTICA REFLEXIVA PROFESSOR PARTICIPANTE Prática em contexto Refletir sobre a prática Professor-pessoa Relatar, refletir: olhar com distanciamento e em perspectiva www.arte-brandy.com.ar/ san/(01/12/04)

DIÁRIOS ELETRÔNICOS: INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO Busca conjunta de respostas Relato partilhado Aprendizagem cooperativa www.diario-prevenzione.it/(01/12/04) Objetos comuns

Diários da prática pedagógica como dispositivo para a reflexão partilhada e aprendizagem cooperativa : análise de experiências com diários eletrônicos Adriane Lizbehd Halmann adriane_halmann@yahoo.com.br Orientadora: Maria Helena Bonilla Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias Faculcudade de Educação/ Universidade Federal da Bahia