EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira
Aula 5 – 28/03/2012 OBJETIVOS Avaliação - Características empreendedoras Tendências
Ao final o que levaremos ? EMPREENDEDORISMO TENDÊNCIAS
O que responder Tendências do mundo dos negócios Plano de negócios Oportunidades
Competências Nº Descrição Nível 01 Entender o conceito de empreendedorismo, sua tipologia, bem como, importância econômica para um país e inovadora para as empresas. F 02 Conhecer as bases do pensamento empreendedor e suas fundações. N 03 Identificar as características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. 04 Identificar barreiras e estímulos organizacionais ao comportamento intra-empreendedor. I 05 Entender o ciclo de vida organizacional, bem como, saber diferenciar uma oportunidade de uma idéia. 06 Entender a importância da análise ambiental, bem como, saber como identificar e avaliar a concorrência. 5
Apoio bibliográfico Bibliografia Básica DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2. ed. , rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. MALHEIROS, Rita de Cássia da Costa; FERLA, Luiz Alberto; CUNHA, Cristiano J. C. de Almeida (organizadores). Viagem ao mundo do empreendedorismo. 2 ed. Florianópolis: IEA – Instituto de Estudos Avançados, 2005. 6
Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson, 2007. BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2010. 7
BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 29/02 Apresentação, formas de avaliação. Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 APRESENTAÇÃO GERALD A DISCILINA DO QUE VAI SER TRATADO, DA METODOLOGIA E DAS AVALIAÇÕES 07/03 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 14/03 COMPETÊNCIA 2 21/03
28/03 Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. COMPETÊNCIA 3 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 04/04 11/04 Barreiras e estímulos organizacionais ao comportamento intra-empreendedor; Características políticas e de gestão de organizações efetivamente empreendedoras; Características estruturais das organizações empreendedoras; Características culturais das organizações empreendedoras; Influência das redes sociais inter e intra-organizacionais sobre o comportamento empreendedor e intra-empreendedor. COMPETÊNCIA 4 18/04 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIA 1 A 4
25/04 Ciclo de Vida das Organizações; Inovação e Competitividade; Inovação e Criatividade; Identificação e aproveitamento de oportunidades; Diferenciação entre idéias e oportunidades e processos de identificação de oportunidades. COMPETÊNCIA 5 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 28/04 (SÁBADO LETIVO) REVISÃO E RECONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS 1 A 4 02/05 Análise da concorrência; Tamanho e potencial de mercado; Ciclo de vida do setor: expansão Oferta e demanda; Variáveis ambientais: demográfica, geográfica, tecnológica, ambiental, política/legal, sociocultural; Sazonalidade. COMPETÊNCIA 6 09/05 COMPETÊNCIA 7
16/05 Planejamento estratégico; Planejamento financeiro; Endividamento; Fonte de recursos; Capital de giro. COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 23/05 Plano de Negócios: conceito, importância e estrutura. COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 30/05 02/06 (SÁBADO LETIVO) PREPARAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS COMPETÊNCIAS 5 A 9
06/06 Franquias; Associações Produtivas Locais (APL´s) Incubadoras. COMPETÊNCIA 10 APRESENTAÇ ÕES ORAIS E ESCRITAS DAS EQUIPES 13/06 APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS TODAS COMPETÊNCIAS 20/06 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIA 5 A 10 27/06 TODAS DE FORMA GERAL TODAS AS COMPETÊNCIAS RECONSTRU ÇÃO
Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO TODAS AULAS DURANTE AS AULAS DE CADA COMPETÊNCIA TRABALHOS INDIVIDUAIS E EM EQUIPE REALIZADOS EM SALA 18/04 COMPETÊNCIAS 1, 2, 3, 4 INDIVIDUAL ESCRTIA 13/06 TODAS AS COMPETÊNCIAS APRESENTAÇÃO ORAL E ESCRITA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS 20/06 COMPETÊNCIAS 5, 6, 7, 8, 9 E 10 27/06 TODAS AS COMPETÊNCIAS/RECONSTRUÇÃO CHTAE 6 hrs ENTREGA TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 6 Hrs
Conteúdo Programático Competência 1 a 3: Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. Competência 4: Barreiras e estímulos organizacionais ao comportamento intra-empreendedor; Características políticas e de gestão de organizações efetivamente empreendedoras; Características estruturais das organizações empreendedoras; Características culturais das organizações empreendedoras; Influência das redes sociais inter e intra-organizacionais sobre o comportamento empreendedor e intra-empreendedor. Competência 5: Ciclo de Vida das Organizações; Inovação e Competitividade; Inovação e Criatividade; Identificação e aproveitamento de oportunidades; Diferenciação entre idéias e oportunidades e processos de identificação de oportunidades.
Conteúdo Programático Competência 6 e 7: Análise da concorrência; Tamanho e potencial de mercado; Ciclo de vida do setor: expansão Oferta e demanda; Variáveis ambientais: demográfica, geográfica, tecnológica, ambiental, política/legal, sociocultural; Sazonalidade. Competência 8: Planejamento estratégico; Planejamento financeiro; Endividamento; Fonte de recursos; Capital de giro. Competência 9: Plano de Negócios: conceito, importância e estrutura. Competência 10: Franquias; Associações Produtivas Locais (APL´s) Incubadoras.
Material adicional Livros digitalizados “Empreender – fazendo a diferença” Ler até capítulo 2 até dia 12/08 16
Ficou para aula de hoje ... Apresentar os formulários: Plano de vida; Auto-avaliação das características empreendedoras. 17
Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO
Processo aprendizagem Fechar os conceitos Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente?
Fechando conceitos Definições Características quantas? Atitudes/comportamentos? Importância Contextos
PEDRA FILOSOFAL 22
Pedra Filosofal Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso, como este ribeiro manso em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos que em verde e oiro se agitam, como estas aves que gritam em bebedeiras de azul. eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento, bichinho álacre e sedento, de focinho pontiagudo, que fossa através de tudo num perpétuo movimento. Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base, fuste, capitel, arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia, que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa-dos-ventos, Infante, caravela quinhentista, que é cabo da Boa Esperança, ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim, passarola voadora, pára-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto-forno, geradora, cisão do átomo, radar, ultra-som, televisão, desembarque em foguetão na superfície lunar. Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança. In Movimento Perpétuo, 1956
IF de RUDYARD KIPLING If (Se) de Rudyard Kipling Se és capaz de manter a calma quando Toda a gente ao teu redor já a perdeu e te culpa; De acreditares em ti quando todos duvidam E para esses no entanto encontrares uma desculpa; Se és capaz de esperares sem desesperares, Ou enganado, não mentires ao mentiroso, Ou sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares, E não pareceres bom demais ou pretensioso; Se és capaz de pensares, sem que a isso só te atires; Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires Tratares da mesma forma esses dois impostores; Se és capaz de sofre a dor de veres mudadas Em armadilhas as verdades que disseste, E as coisas por que deste a vida estraçalhadas, E refazê-las com o bem ainda pouco que te reste;
IF de RUDYARD KIPLING continuação If (Se) de Rudyard Kipling Se és capaz de arriscar numa única jogada, Tudo quanto ganhaste na tua vida, E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada, Resignado, voltares ao ponto de partida; De forçares o coração, nervos, músculo, tudo A dar seja o que for que neles ainda existe, E a persistir assim quando, exaustos, contudo Resta a vontade em ti que ainda ordena: ”Persiste”, Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes E, entre reis, não perderes a naturalidade, E, de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes Se a todos podes ser de alguma utilidade, E se és capaz de dar, segundo por segundo, Ao mínimo fatal todo o valor e brilho, Tua é a terra com tudo que existe no mundo E o que mais – tu serás um homem, ó meu filho!
Reflexões Porque ser empreendedor? Recompensa mais que material. Reconhecimento individual, orgulho é interno, humildade ação, comportamento. Quem você é quando ninguém está olhando? “Sou a pessoa que realmente quero ser?” Sim? Seu objetivo foi alcançado!
O GRANDE DESAFIO DO MAIS FÁCIL PARA A PLENITUDE CORRUPÇÃO ÉTICA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE RESPONSABILIDADE ECOLÓGICA IGNORÂNCIA SOBRE A SOCIEDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL COMODISMO PARTICIPAÇÃO IMORALIDADE COMPORTAMENTO MORAL LUCRO FÁCIL LUCRO A LONGO PRAZO FALTA DE CARÁTER VALORES E PRINCÍPIOS AMADORISMO PROFISSIONALISMO 08/04/05
SUCE$$!! Deus dá a todos uma estrela, Uns fazem da estrela um Sol, Outros nem conseguem vê-la! Helena Kolody SÓ OS EMPREENDEDORES TRIUNFARÃO !!! 29
Vamos ao conteúdo TENDÊNCIAS
GRANDES MUDANÇAS PARA O SÉCULO XXI GLOBALIZAÇÃO: “PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE”. QUALIDADE NÃO SERÁ MAIS UM DIFERENCIAL COMPETITIVO. MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO CADA VEZ MAIS ESTREITAS. CLIENTES MENOS FIÉIS. USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. A INFLUÊNCIA DA INTERNET – REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
TENDÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO LIVRE COMÉRCIO MUNDIAL IMPULSO DAS TELECOMUNICAÇÕES BIOTECNOLOGIA REDUÇÃO DO TAMANHO DOS PRODUTOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS GERENTES GLOBALIZADOS (EMPREENDEDORES) COSTUMIZAÇÃO ERSONALIZAÇÃO
A INTERNET E SUA INFLUÊNCIA CONSEQÜÊNCIAS: NOVAS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO MOSTRAR E ADQUIRIR PRODUTOS EM QUALQUER LUGAR NO MUNDO FECHAR NEGÓCIOS COM CLIENTES EM TODO PLANETA AULAS A LONGA DISTÂNCIA, COM DIÁLOGOS EM TEMPO REAL PESQUISAS E ACESSO AS BIBLIOGRAFIAS MAIS RECENTES RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA AS EMPRESAS, ENTRE OUTRAS COISAS MIDIAS SOCIAIS ETC
Desafios das empresas
"A melhor maneira de encontrar seu cliente, é ser encontrado por ele“ Google Marketing
? Quais? Web 2.0, redes sociais, crowdsourcing Geração Y, Z, ..... Poder nas mãos do consumidor One to one, cauda longa, free Virais, Web Marketing Costumização, Prosumers Integração de mídias Inovação Sustentabilidade, política, esporte ?
Filme Did you know it?
E AGORA JOSÉ ?
Uma pequena viagem ... Redes e mídias sociais Algumas conclusões
Os modelos universais e sociais
Os 100 macacos e as batatas doces ... Lyall Watson
MODELO ANÁRQUICO ORGANIZADO O PODER DAS MULTIDÕES MODELO ANÁRQUICO ORGANIZADO
Vamos tentar responder O que está por trás de tudo isso ? Simples, o ser humano !
“Todo o ser humano é movido por uma dualidade constante, precisa ser uma estrela solitária e pertencer a um grupo vitorioso” Ernest Becker
Antoine de Saint-Exupéry “Terra dos homens” “ Quando tomamos consciência do nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então somos felizes. Só então podemos viver em paz e morrer em paz. Pois o que dá um sentido à vida dá um sentido à morte” Antoine de Saint-Exupéry “Terra dos homens”
Então ... O que estamos fazendo aqui ? Amar Ser amado Ser reconhecido Deixar um legado
CADA UM ACHA SUA TURMA
Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !
PÁSSAROS COM A MESMA PLUMAGEM VOAM EM BANDO
Algumas questões : 1 Como a Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários?
2 Como projetos inovadores conseguiram de forma tão rápida atingir a escala planetária e questionar e alterar monopólios de uma hora para outra?
Quais os modelos que regem os avanços desta inovação ? Modelos universais, Anárquicos, Libertários.
Individualidade reconhecida Uma Sistematização ... Individualidade reconhecida Liberdade de escolha Participação ativa Identidade História Você Eu
Redes sociais com fim prático Qual a colmeia do enxame humano ?
O mundo digital... Algumas coisinhas
Recursos escassos ... Água Tempo
PULL - PUXAR Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor!
Tabela - Push versus Pull Procura > Oferta Procura < Oferta Produtor é que manda Cliente é que manda Segmentação de mercado Fragmentação do mercado Grande número de clientes com necessidades semelhantes Pequeno número de clientes com necessidades diferentes Produtos genéricos Produtos “à medida” Séries de produção longas Séries de produção curtas
Venda direta O velho e bom porta à porta O Boticário – El dourado + lingerie Comida congelada em furgões
Na nova economia digital... Riqueza flui da inovação e não da otimização O desconhecido vem de alimentar a suprema fluidez e agilidade das redes Abandonar o conhecido Valor da rede aumenta exponencialmente Retornos crescentes coma adesão Fartura produz fartura Generosidade – grátis – ganho indireto
Tendências CUSTO PRATICAMENTE ZERO Queda do custo de armazenamento Aumento da velocidade de processamento Maior velocidade de transmissões Queda no custo do hardware Integração dados, vídeo, voz, imagem Shopmobbing - Tuangou CUSTO PRATICAMENTE ZERO
http://www.amazon.com/Long-Tail-Future-Business-Selling/dp/1401302378
Vive em Berkeley, Califórnia com sua mulher e quatro filhos. Chris Anderson Editor-chefe da Revista Wired. Escreveu a Cauda é Longa, publicado na forma de artigo na Wired em outubro de 2004 e, posteriormente, surgiu o livro, publicado pela Hyperion em julho 2006. Vive em Berkeley, Califórnia com sua mulher e quatro filhos. Trabalhou para The Economist por sete anos em Londres, Hong Kong e Nova York, em várias posições, de Editor de Tecnologia a Editor de Negócios. Possui formação em ciências, estudou física e fez pesquisas em Los Alamos, que o levou aos jornais científicos, Nature e Science. http://www.thelongtail.com/Anderson.jpg http://www.thelongtail.com/about.html
www.agoravox.com/article.php3?id_article=5187 http://www.abansys.com/servidores-dedicados/servidores-dedicados.jpg “Os segredos da economia do século XXI se escondem nos servidores das empresas que nos cercam, desde a eBay até o Wal-Mart.” Anderson, pg. 7 www.cedilha.com.br/host.php?action=info&id=13 http://abclocal.go.com/images/wabc/2006/ebay.jpg
www.eumed.net/cursecon/economistas/Pareto.htm Vilfredo Pareto (1848-1923) http://extend.unb.ca/wss/pareto2.jpg http://www.streuverluste.de/bilder/pareto-prinzip.gif
http://www.techbits.com.br/img/ext/caudalonga.png
Até parece que tem todos os títulos! Espaços finitos Espaços caros e limitados obrigaram o foco no lançamento de grandes sucessos. Até parece que tem todos os títulos! http://www.fnac.com.br/StoresDet.aspx?idStore=7
Fnac Pena que falta espaço! http://www.fnac.com.br/StoresDet.aspx?idStore=7
http://www.thelongtail.com/conceptual.jpg
A nova forma da cultura e do comércio Fonte.: A cauda longa p.22
Os desafios vendendo bits Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos
Forças da cauda longa Força Negócio Exemplo 1 Democratização da produção Produtores e fabricantes de ferramentas cauda longa Câmeras de vídeo digitais, softwares de edição de música e vídeos, ferramentas de blogging 2 Democratização da distribuição Agregadores Amoson, eBay, iTunes, Buscapé, Mercado livre 3 Ligação da oferta e da procura Filtros da cauda Longa Google, blogs, listas, Twitter, facebook
Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90
Viral Loop Os eleitos – Comunicadores, experts, vendedores Fixação Contexto Ponto de virada, o número mágico -150
BUZZ Marketing 7676 O velho boca a boca pela internet, usando e-mail, blogs, comunidades, fóruns etc.
Uma explicação... O que é a WEB 2.0
MODELO TRADICIONAL 1 para 1
WEB 1.0: UM PARA MUITOS MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS
Engarrafamentos de informação A rede do conhecimento Volume de dados Engarrafamentos de informação Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo. Não tem hora ou lugar .
A rede dos engarrafados Conteudista Modelo tradicional para resolver o problema
A Web 1.0 Modelo tradicional para resolver o problema
Você sozinho na multidão .......
WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT
A Web 2.0 Novo modelo
Mudança de conceito A Internet antes da web 2.0 era considerada: A Internet depois da Web 2.0 assumiu: Convergência de pessoas Convergência de mídias O primeiro meio muitos para muitos Mais um meio de um para muitos O primeiro meio de interação do ser humano Mais um meio de comunicação
O que provocou a mudança? Web 1.0 Web 2.0 Conexão discada lenta + Pagamento por uso + Conexão mais cara = Menos tempo on-line Banda larga rápida + Pagamento fixo + Conexão “menos” cara = Mais tempo on-line
As fases: Web 2.0 Web 1.0 Características Fases Da web 2.0 para...?? (projetos assumidamente voltados para o muitos para muitos) Início dos projetos de Inteligência Coletiva de forma efetiva (2005 - ) Web 2.0 Da entrada da Internet comercial à chegada da web 2.0 (insistência na repetição do modelo um para muitos) e difusão da banda larga. Povoamento (1995-2005) Do âmbito acadêmico à entrada da Internet comercial Formação (1960-1995) Web 1.0 Características Fases Etapas Fases do Ambiente de Rede (Internet, Intranets e Extranets)
O Desafio Para a colaborativa Sair da estrutura Hierárquica Animador Chefe Para a colaborativa
Também Para a participação e o conhecimento. Sair do entretenimento e exibicionismo.
As sete previsões para o futuro da Web 2.0
As sete previsões Web 2.0? Quem souber organizar as melhores comunidades em rede fará a diferença!
As sete previsões Web 2.0? As instituições funcionarão como enxames coletivos, conectados em rede, para conseguir mudar de direção na velocidade que a sociedade plugada exigir.
As sete previsões Web 2.0? Não existirá mais conteudista (cacique- índio)! Quem colocará a maior parte do conteúdo será o usuário! (índio- índio)! O poder é do conteúdo e do relacionamento
As sete previsões Web 2.0? Quem organizará as comunidades serão os apicultores! O apicultor terá como missão: estimular, organizar, moderar as abelhas para gerar o mel coletivo e, portanto, riqueza.
As sete previsões Web 2.0? Os portais e as Intranets em poucos anos terão a cara muito parecida com o Orkut e similares. Os blogs e as comunidades serão os ambientes para troca de conhecimento nas empresas e fora delas.
As sete previsões Web 2.0? Os países se diferenciarão um dos outros pela capacidade da população se articular em Rede. Tanto para aprender, discutir e decidir o seu destino.
As sete previsões Web 2.0? Os países incorporarão ao seu Planejamento estratégico a criação de redes inteligentes entre seus cidadãos para competir no mundo plugado.
WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS Quem souber incentivar, criar, se aproveitar das comunidades em rede vai diante, quem não souber ou quiser e preferir relaxar no modelo antigo…..
Esta é a realidade !!!!!
O futuro
O novo consumidor ... Como é a geração polegar ??? Geração X e Y Vamos tentar responder ?
Tenho Mac, iPod, baixo músicas iTunes … É até chato !!! http://www.videosoft.com.br/ipod80gb/ http://www.minhacidadania.com.br/minhacidadania/dir_vida_ato.htm http://www.magicsvideo.com.br/usuario/GerenciaNavegacao.php?nivel=0&produto_id=706
O que !!!!! Sem banda larga? Sem celular? Sem compras on-line? Tá brincando, né?!!
Questões ... Quem é nosso cliente? Qual o perfil do Rafinha? Como motivar esse cliente a participar? Como é o novo processo de compra? Prosumer !!!!
Datas a lembrar Internet (1998), MSN (2000), Orkut (2005)/Facebook Celular, SMS, iPod MP3 Vídeo game
Algumas datas marcantes Hoje Com 7 anos Com 15 anos 18 anos - 1992 1999 IMS 2007 SMS, etc 23 anos - 1987 1996 Internet 2002 Orkut 28 anos - 1982 1989 Celular 1997 31 anos - 1979 1986 Vídeo game 1994
Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES Geração X e Y Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES GERAÇÃO BABY BOOMERS X Y Ano de Nascimento 1946-1964 1965 - 1978 1979 - 1992 Acontecimentos que marcaram a geração Final da 2ª. Guerra Mundial Movimento Hippie e a Revolução Sexual Revolução Tecnológica Principais Ideais Reconstruir o mundo Lutar pela paz, liberdade, anarquismo. Globalização, multicultura e diversidade. O trabalho é.... A principal razão da vida O que paga as contas. Satisfação do desejo de consumismo. Média de tempo nas empresas 40 anos 15 anos 8 anos
Geração X e Y GERAÇÃO X GERAÇÃO Y Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17 Variáveis Motivações Reengenharia, downsizing Oportunidade de desenvolvimento e empregabilidade Bolha da Internet Responsabilidades e desafios crescentes. Trabalho mais independente, flexível e criativo. Tecnologia x Burocracia Liberdade/flexibilidade para atingir resultados. 11 de Setembro Liderança capaz de fazer coaching e mentoring Liderança autêntica x liderança hierárquica. Oportunidade para crescimento contínuo. Mudanças em relação à estabilidade, carreira e benefícios. Acesso direto às lideranças e feedback intensivo e sistemático. Foco no curto prazo e nos resultados Sentir que faz diferença para a empresa e para a sociedade. Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17 Ambiente de trabalho descontraído, alegre e agradável.
Geração C Nascidos a partir de 1990 Conectado Comunicando Conteúdo Colaborando / compartilhando Comunidades Co-criadores Costumização
PRINCIPAIS AMEAÇAS TRANSFORMAÇÕES NAS ESTRUTURAS DE TRABALHO DIMINUINDO EMPREGOS MAIOR CONCORRÊNCIA EM ESCALA MUNDIAL IMPOSIÇÃO DO PAISES RICOS AOS MAIS POBRES DESIGUALDADES FINANCEIRA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS NAS MÃOS DOS PODEROSOS
PRINCIPAIS OPORTUNIDADES QUALIDADE EM MAIOR ESCALA GRANDE NÚMERO DE OPÇÕES DE FORNECEDORES E MERCADOS ALTA TECNOLOGIA DISPONÍVEL E DEMOCRATIZADAS PREÇOS MAIS BAIXOS GRANDES OPÇÕES DE PARTICIPAR DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL
QUAIS AS TENDÊNCIAS ?
Consumidor no comando Finalmente!
GERENTES GLOBALIZADOS ANTES HOJE AUTORITÁRIO ABERTO À PARTICIPAÇÃO CENTRALIZADOR DELEGADOR VISÃO DEPARTAMENTAL VISÃO SISTÊMICA INDIVIDUALISTA PARTICIPATIVO ESPECIALISTA MULTI ESPECIALISTA CHEFE EMPREENDEDOR
COMO VENCER A COMPETITIVIDADE DOS NOVOS TEMPOS 1) Positividade 2) Flexibilidade 3) Organização 4) Criatividade e inovação 5) Foco
POR QUE CONTINUARÁ CRESCENDO O NÚMERO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS? Tendências das grandes corporações a transformarem seus complexos em muitas empresas pequenas. A consolidação do franchising. O espírito empreendedor e a necessidade de realização pessoal, principalmente no meio executivo. A aposentadoria precoce. A informatização e a robotização das empresas, que dispensam pessoas de níveis técnicos/gerenciais. O crescimento descomunal de serviços especializados, principalmente ligados à informação. O enxugamento da máquina governamental, que desemprega executivos e técnicos. A terceirização e desverticalização das médias e grandes empresas. Os aspectos tributários e burocráticos, que criam alguns benefícios.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO EMPRESÁRIO DA MPE Normalmente sem formação acadêmica. Aprendeu o ofício na prática, como empregado (com os vícios da prática). Vem da produção ou vendas. Aversão a controles e informações. Altamente intuitivo. Decide empiricamente. Limita-se a acompanhar a concorrência. Estilo de administração autocrática/paternalista. Fazedor de tudo. Coragem e capacidade de assumir riscos. Individualista. Visão e preocupação imediata. Descrente de mudanças e aprendizado. Desinformado – não lê. Não investe em auto desenvolvimento. Ressalte-se uma nova classe
CONTRIBUIÇÕES DAS MPEs Emprego e renda-família Escola de mão-de-obra Incubadora de novos negócios Complemento na cadeia produtiva Flexibilidade para pequenos nichos
COMO AS MPEs PODERÃO SER COMPETITIVAS I - Atuar em pequenos nichos II - Participar de um complexo produtivo maior III - Em ambas as situações: Modernizar relações com o consumidor Investir em qualidade e produtividade Aproveitar a qualidade de empreendedor do funcionário Auto-desenvolver seus dirigentes Bancar novos investimentos nessa modernização
MÉDIA E GRANDE MICRO E PEQUENA Menor carga tributária Maior carga tributária Produção nào-seriada Produção seriada(em linha) Informalidade Formalização das operações Decisões centralizadas Decisões descentralizadas Mão-de-obra menos qualificada Mão-de-obra qualificada Adequação dos Produtos ao cliente O cliente se adapta Ao produto(cria hábitos) Versatilidade produção/ Venda/ramo Rigidez produção/ Venda/ramo Custos Unitários maiores Economia de escala Contato direto Com o cliente Cadeias e terceiros Até o cliente
OBJETIVOS DO PLANO DE NEGÓCIOS Analisar a viabilidade da futura empresa Orientar de forma segura o empreendedor Diminuir os riscos Aumentar as chances de sucesso Planejar agora o que fazer no futuro
ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS ASPECTOS ECONÔMICOS Mercado Consumidor fornecedor Concorrentes ASPECTOS TÉCNICOS Tecnologia Processo Produtivo Equipamento (Lay-out) Investimentos Fixos Mão-de-obra CAPITAL Próprio Terceiros TAMANHO E LOCALIZAÇÃO Produto Localização ASPECTOS FINANCEIROS Faturamento Custos Lucro Capital de giro Retorno do investimento
Para a próxima aula O que é uma oportunidade de negócios? Trazer uma oportunidade de negócio
Obrigado
OBA !!!...
BOA NOITE OBRIGADO !!!!