Reunião de Instalação do Comitê Gestor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Secretário Nacional de Juventude
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Plano Nacional de Turismo
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
Minas Gerais.
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Governo do Estado do Espírito Santo
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
Coordenadores das Câmaras Temáticas CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
 .
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Plano de Turismo do Estado do Paraná
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
26ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO 12 de novembro de 2015 Belo Horizonte - MG.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Política de Transportes e o Desenvolvimento do Turismo.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água Universalização do Saneamento Básico nos Municípios com até
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

Reunião de Instalação do Comitê Gestor PLANO NACIONAL DE TURISMO 2011/2014 DOCUMENTO REFERENCIAL Reunião de Instalação do Comitê Gestor Dezembro / 2009

OBJETIVO GERAL Consolidar um documento referencial sobre o Turismo no Brasil, para subsidiar a elaboração do PNT 2011/2014, a partir de análises e reflexões sobre os cenários para o desenvolvimento da atividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Contribuir para a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento do processo de desenvolvimento sustentável do turismo no país; Realizar uma reflexão sobre o desenvolvimento do turismo nos últimos anos e a partir de análises e cenários elaborar propostas para o período 2011/2014 Avaliar dos impactos da crise financeira internacional e os desafios para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil

METODOLOGIA Ação compartilhada com o CNT e o FORNATUR (repetindo procedimento utilizado em 2006); Acompanhamento permanente por um Comitê Gestor, formado por representantes do MTur, CNT e do FORNATUR; Assistência técnica de um Grupo Executivo, formado por quadros técnicos do MTur e FGV; Interlocução com as entidades setoriais reunidas em Câmaras Temáticas ou Categorias de Atividades através dos seus representantes no Comitê Gestor durante todas as etapas do trabalho; 4

METODOLOGIA Apresentação dos resultados parciais do trabalho em três momentos, para discussão e apropriação de contribuições: Seminário Interno - apresentação de versão preliminar aos Diretores de Departamentos e Coordenadores Gerais do Ministério do Turismo e da Embratur; Apresentação para Ex-Ministros do Turismo - Reunião com ex-ministros do Turismo para análise e incorporação de contribuições; Versão para aprovação - apresentação de versão do documento aos conselheiros do CNT e aos membros do FORNATUR. 5

COMITÊ GESTOR O processo de elaboração do documento será coordenado por um Comitê Gestor, que deverá fazer a interlocução com as diversas representações do turismo em âmbito nacional, e será formado por um representante de cada Secretaria do MTur, um representante da Embratur, e pelos coordenadores das Câmaras Temática e Categorias de Atividade do Conselho Nacional de Turismo, além do presidente do Fornatur. 6

7 Representante Entidade Alcides Edílio Valente MTur Gabinete do Ministro Claudinei Pimentel Mota (Pirelli) Secretaria Executiva Kátia Terezinha Patrícia da Silva SNPDTur José Augusto Facão SNPTur Walter Luiz de Carvalho Ferreira Embratur Nilde Clara de Souza Benites Brun Fornatur Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo Carlos Alberto Amorim Ferreira CNT Categoria de Atividades Agências e Operadoras Tânia Guimarães Omena Câmara Temática de Regionalização Jean Claude Marc Razel Categoria de Atividades Segmentos Turísticos Apóstole Lazaro Chryssafidis Câmara Temática de Infraestrutura Álvaro Bezerra de Melo Categoria de Atividade de Hospedagem Margareth Sobrinho Pizzatto Categoria de Atividade de Eventos Cláudio Magnavita Castro Categoria de Atividade de Comunicação e Mídia / Câmara Temática de Segmentação Paulo Solmucci Júnior Categoria de Atividade de Alimentação / Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância Martinho Ferreira de Moura Categoria de Atividade de Transportes João Luiz dos Santos Moreira Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização Eraldo Alves da Cruz Categoria de Atividade Organizações Patronais Moacyr Roberto Tesch Auersvald Categoria de Atividade Organização dos Trabalhadores / Câmara Temática de Qualificação Profissional Norton Luiz Lenhart Câmara Temática de Legislação Antônio Henrique Borges de Paula Categoria de Atividade Capacitação e Qualificação Alain Jean Pierre Baldacci Categoria de Atividade de Lazer e Entretenimento / Câmara Temática de Financiamento e Investimento 7

ESTRUTURA PRELIMINAR DO DOCUMENTO Diagnóstico Ambiente econômico nacional e internacional O turismo no contexto internacional Resultados do turismo no Brasil A gestão descentralizada e o Sistema Nacional de Turismo Situação Atual por eixo temático Cenários Perspectivas para o turismo brasileiro para o período 2011/2014 O turismo no Brasil, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 Projeção para o turismo no Brasil para 2011/2014 Proposições por eixos temáticos 8

EIXOS TEMÁTICOS Planejamento e gestão Informação Regionalização do Turismo Fomento à Iniciativa Privada Infraestrutura Pública Promoção e apoio a comercialização Qualificação dos Equipamentos e Prestadores de Serviços Turísticos Logística de Transportes 9

CRITÉRIOS PARA O RECEBIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Contribuições com foco no setor, e não no interesse de determinada entidade ou empresa; Dados acrescidos devem ter fonte citada (instituição e publicação); 10

CRONOGRAMA 11

E-mail: planejamento@turismo.gov.br. Obrigado! Contatos: Tel: (61) 2023.7897 e 2023.7747 E-mail: planejamento@turismo.gov.br.