Mktg 3.0 WEB 2.0 e eu ainda no 1.0! #eu10stacruz
@aabmoreira antonioabmoreira http://antonioabmoreira.com.br Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI, Mídias sociais e TI; @aabmoreira antonioabmoreira http://antonioabmoreira.com.br
Tudo 2.0 ou já no 3.0!
Alguns números 2,2 Bilhões usuários, 75 Milhões BR 5 Bilhões Celulares, 234 Milhões BR 2 Bilhões Notebooks, 100 Milhões BR 1,3 Bilhões Smartphones, 38 Milhões BR 100 Milhões Tablets, 400 mil BR
Popularização Tela sensível ao toque Reconhecimento voz Geo localização Mídias sociais Cloud computing Crowdsourcing
Nova geração Globalização Referências externas Sem instruções Sempre plugada Ubicidade
? De onde veio essa coisa ...
Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) WEB 1.0: UM PARA MUITOS MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS
Você sozinho na multidão .......
Web 2.0: o conceito O conceito surge numa sessão de brainstorming entre O’Reilly e a MediaLive International 2004 Surge a conferência Web 2.0 (2004; 2005; 2006)
A rede dos engarrafados Conteudista Modelo tradicional para resolver o problema
A rede dos engarrafados Novo modelo
Modelo tradicional para resolver o problema A Web 1.0 Modelo tradicional para resolver o problema
A Web 2.0 Novo modelo
Gestão 2.0 (Cidadania 2.0) Redes sociais no âmbito profissional Força da colaboração e participação Poder das multidões/ Crowdsourcing Responsabilidade ambiental Responsabilidade social Stakeholders
Uma pequena viagem ... Redes e mídias sociais Algumas conclusões
Os modelos universais e sociais
Os 100 macacos e as batatas doces ... Lyall Watson
MODELO ANÁRQUICO ORGANIZADO O PODER DAS MULTIDÕES MODELO ANÁRQUICO ORGANIZADO
Vamos tentar responder O que está por trás de tudo isso ? Simples, o ser humano !
“Todo o ser humano é movido por uma dualidade constante, precisa ser uma estrela solitária e pertencer a um grupo vitorioso” Ernest Becker
Antoine de Saint-Exupéry “Terra dos homens” “ Quando tomamos consciência do nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então somos felizes. Só então podemos viver em paz e morrer em paz. Pois o que dá um sentido à vida dá um sentido à morte” Antoine de Saint-Exupéry “Terra dos homens”
Então ... O que estamos fazendo aqui ? Amar Ser amado Ser reconhecido Deixar um legado
CADA UM ACHA SUA TURMA
Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !
PÁSSAROS COM A MESMA PLUMAGEM VOAM EM BANDO
O Desafio Para a colaborativa Sair da estrutura Hierárquica Animador Chefe Para a colaborativa
Também Para a participação e o conhecimento. Sair do entretenimento e exibicionismo.
Cairo (Praça Tahrir) 2011
Madri (novamente) 2011
E AGORA JOSÉ ?
Quais forças nos movem? Web 2.0, redes sociais, crowdsourcing Geração Y, Z, ..... Poder nas mãos do consumidor One to one, cauda longa, free Virais, Web Marketing Costumização, Prosumers Integração de mídias Inovação Sustentabilidade, política, esporte
Algumas questões : 1 Como a Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários?
2 Como projetos inovadores conseguiram de forma tão rápida atingir a escala planetária e questionar e alterar monopólios de uma hora para outra?
Quais os modelos que regem os avanços desta inovação ? Modelos universais, Anárquicos, Libertários.
Individualidade reconhecida Uma Sistematização ... Individualidade reconhecida Liberdade de escolha Participação ativa Identidade História Você Eu
Redes sociais com fim prático Qual a colmeia do enxame humano ?
O mundo digital... Algumas coisinhas
Recursos escassos ... Água Tempo
Recursos escassos ... Tempo: Sincronismo Assincronismo Espaço/Custo/Realização/Participação: Encurtar distâncias Agregar as pessoas Encantar as pessoas
PULL - PUXAR Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor!
Tabela - Push versus Pull Procura > Oferta Procura < Oferta Produtor é que manda Cliente é que manda Segmentação de mercado Fragmentação do mercado Grande número de clientes com necessidades semelhantes Pequeno número de clientes com necessidades diferentes Produtos genéricos Produtos “à medida” Séries de produção longas Séries de produção curtas
Venda direta O velho e bom porta à porta pela Internet
Tendências Queda do custo de armazenamento Aumento da velocidade de processamento Maior velocidade de transmissões Queda no custo do hardware Integração dados, vídeo, voz, imagem Shopmobbing - Tuangou CUSTO PRATICAMENTE ZERO
Na nova economia digital... Riqueza flui da inovação e não da otimização Abandonar o conhecido O desconhecido vem de alimentar a suprema fluidez e agilidade das redes Valor da rede aumenta exponencialmente Retornos crescentes com a adesão Fartura produz fartura Generosidade – grátis – ganho indireto
Editor-chefe da Revista Wired. Chris Anderson Editor-chefe da Revista Wired. http://www.thelongtail.com/about.html
www.eumed.net/cursecon/economistas/Pareto.htm Vilfredo Pareto (1848-1923) http://extend.unb.ca/wss/pareto2.jpg http://www.streuverluste.de/bilder/pareto-prinzip.gif
http://www.techbits.com.br/img/ext/caudalonga.png
http://www.thelongtail.com/conceptual.jpg
http://www.thelongtail.com/conceptual.jpg
Forças da cauda longa Força Negócio Exemplo 1 Democratização da produção Produtores e fabricantes de ferramentas cauda longa Câmeras de vídeo digitais, softwares de edição de música e vídeos, ferramentas de blogging 2 Democratização da distribuição Agregadores Amozon, eBay, iTunes, Buscapé, Mercado livre 3 Ligação da oferta e da procura Filtros da cauda Longa Google, blogs, listas, Twitter, facebook
Os desafios vendendo bits Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos
Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90
Viral Loop Fixação Contexto Os eleitos – Comunicadores, Experts, Vendedores Ponto de virada, o número mágico -150 6 Graus
5959 BUZZ Marketing O velho boca a boca pela internet, usando e-mail, blogs, comunidades, fóruns etc.
MESH Shopmobbing – Tuangou Sites compras coletivas Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor! Shopmobbing – Tuangou Sites compras coletivas Economia compartilhada. No futuro, palavras como consumo e compra serão substituídas por compartilhamento e troca.
O futuro
O ambiente atual... Como estamos?
Qual a sua turma? OU
Momento especial 4 tipos de geração convivendo ao mesmo tempo BB Baby Boomers X Y C (Z)
Datas a lembrar Internet (1998), MSN (2000), Orkut (2005)/Facebook Celular, SMS, iPod MP3 Vídeo game
Algumas datas marcantes Hoje Com 7 anos Com 15 anos 18 anos - 1992 1999 IMS 2007 SMS, etc 23 anos - 1987 1996 Internet 2002 Orkut 28 anos - 1982 1989 Celular 1997 31 anos - 1979 1986 Vídeo game 1994
Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES Geração X e Y Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES GERAÇÃO BABY BOOMERS X Y Ano de Nascimento 1946-1964 1965 - 1978 1979 - 1992 Acontecimentos que marcaram a geração Final da 2ª. Guerra Mundial Movimento Hippie e a Revolução Sexual Revolução Tecnológica Principais Ideais Reconstruir o mundo Lutar pela paz, liberdade, anarquismo. Globalização, multicultura e diversidade. O trabalho é.... A principal razão da vida O que paga as contas. Satisfação do desejo de consumismo. Média de tempo nas empresas 40 anos 15 anos 8 anos
Geração X e Y GERAÇÃO X GERAÇÃO Y Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17 Variáveis Motivações Reengenharia, downsizing Oportunidade de desenvolvimento e empregabilidade Bolha da Internet Responsabilidades e desafios crescentes. Trabalho mais independente, flexível e criativo. Tecnologia x Burocracia Liberdade/flexibilidade para atingir resultados. 11 de Setembro Liderança capaz de fazer coaching e mentoring Liderança autêntica x liderança hierárquica. Oportunidade para crescimento contínuo. Mudanças em relação à estabilidade, carreira e benefícios. Acesso direto às lideranças e feedback intensivo e sistemático. Foco no curto prazo e nos resultados Sentir que faz diferença para a empresa e para a sociedade. Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17 Ambiente de trabalho descontraído, alegre e agradável.
Geração C Nascidos a partir de 1990/2000 Conectado Comunicando Conteúdo Colaborando / compartilhando Comunidades Co-criadores Costumização
Quem conhece?
Pois é .... Aos 16 anos, britânico ganha US$ 1 mi com empresa online Christian Owens se inspirou em Steve Jobs e fundou a Mac Bundle Box, empresa que vende aplicativos para computadores.
Resumindo, as tendências Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração C, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência .... Que mais?
Vamos nos conectar... Redes e mídias sociais Uso
Nunca tivemos tantas ferramentas
Novo tempo Mais individualizado Mais divertido Mais colaborativo Mais construído Mais desafiador ...
A base Integração dados, vídeo, voz, imagem. Modelos universais A cauda longa Free Conteúdo é rei Encontrabilidade Relacionamento
Notoriedade – Referência - Conteúdo
Alguns números 85% dos internautas têm perfil nas redes 50% da população usa internet 52% da classe C está na internet, a 90% e B + de 85% Mais de 65 milhões de usuários Twitter – mais de 18 milhões de usuários Orkut ainda não morreu (8% no mundo)
Usos - pessoal Amizade, relacionamentos Estudo, informação Importante: Participação Generosidade Lei da reciprocidade Lei da Atenção MPV, Marca pessoal virtual RPV e RSP Influência/audiência Redes passivas e ativas
CUIDADOS Imagem Segurança Linguagem Gerais Relacionamento profissional
O desafio ... Notoriedade Referência Tags Buscadores Rede
Usos - empresarial MEV Marca empresarial virtal E-business Interação SAC Prosumers Bancos de dados BI
Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura Pessoas Estratégia
Vamos nos organizar DIGITAL Estratégia Plano Marketing Estratégico Tático Operacional Informações TIC Plano geral SOWT DIGITAL
Um processo de e-tudo tem que resultar em ... Branding e relacionamento (ativo, receptivo, colaborativo) Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes -> Prosumers Aperfeiçoamento dos processos de negócios
Estrutura do marketing digital ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamento Marketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Orku, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing direto e-mail marketing Nwes letter Promoções Lançamentos e-mail SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda Branding Publicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords Pesquisa de mercado Branding Pesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping Biblia digital – Claudio Torres
INTERAÇÕES E REDES QUE LEVEM AO NOSSO OBJETIVO 9090 Vamos criar… INTERAÇÕES E REDES QUE LEVEM AO NOSSO OBJETIVO 90
9191 REDES BOCA A BOCA REDE A REDE B NÓ CANAL DE CONFIANÇA
Cuide da sua plantinha
Pesquisas gerais Métricas de acompanhamento Valorização do site e blog Alertas Métricas
iGoogle Alertas, notícias Busca natural, orgânica Links patrocinados, Adsense Adwords, key word, search terms, insights Search trends, adsense Analytics, Alexa.com Ferramentas para webmasters Outros
Really Simple Syndication Site Blog Twitter
Passos Análise de mercado Planejamento Metas Pesquisa Organização Implementação Monitoramento Performance Ouça Avalie
PMCD – marketing e comunicação digital Análise do ambiente mercadológico Comunidades Conteúdo Serviços Estratégias de relacionamento Ferramentas Plano de mídia digital Equipe e parceiros
Sugestões... Aproximação com as comunidades (Apicultor) Planejamento Coordenação Estratégias Banco de dados Objetivo Ambiente Desenvolvimento
CUIDADOS Segurança Não vender Redes sociais Linguagem Gerais
A estrutura
Uso da Web Coord. WEB Comunicação Inteligência Marketing Avaliação Interação
Planejamento Análise Estratégias Querer Motivos Paixão Consistência Interação
Comunicação Nós da rede Uso dos meios certos Geral Branding, Produto Intenções
Inteligência Pesquisas na web Ações “espontâneas” Banco de dados Comunicação social Nós da rede Gerais Coleta de informações
Marketing específico Site Youtube, Flikr, Redes News letter Ações através das comunidades Buzz One to one SAC Prosumers Sugestões Promoções
Avaliação Número de participantes Número de visitas O que está sendo dito Pesquisas
Consumidor Participação Comunidades Rede Divulgação Site News letter
Palavras chave Estabelecer relacionamento Testar as ferramentas Gestão Relacionamento – confiança Monitorar imagem Transparência Não forçar a amizade Permissividade Respeitar o internauta Respeitar as comunidades Dar a cara para bater Testar as ferramentas Gestão Ouvir Rede de pessoas Paixão Emocionar Buscar engajamento Autenticidade Aparecer pessoalmente Medir resultados Alma
Mudanças estão acontecendo muito rápido !
Vamos ver um filminho ? Murmuration
Obrigado