MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - PROBLEMAS COM CHEQUES ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JOSÉ DAMASCENO SAMPAIO1 MEIOS ADMINISTRATIVOS DE SOLUÇÃO DE LÍTIGIOS COMERCIAIS E TRABALHISTAS.
Advertisements

PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias Comitiva Argélia Brasília, 03 de dezembro de 2007.
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
Fase inicial do processo arbitral (I)
Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos II
Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos
Dra. Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas Juíza da 26ª Vara Federal
ARBITRAGEM SOLUÇÃO EFICAZ DE CONFLITOS
ARBITRAGEM SOLUÇÃO PRÁTICA PARA O EMPRESÁRIO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
Envolvimento de Uma Terceira Parte no Conflito
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
Direito Processual Civil
CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE FLORIANÓPOLIS - CAMAF -
RESPOSTA DO RÉU JUIZADOS ESPECIAIS.
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
CONTRATOS INTERNACIONAIS
Resolução Privada de Disputas
WEBQUESTION MASC Prof. Msc. Paulo Mendes. INTRODUÇÃO Ministra Ellen destaca métodos alternativos de solução de litígios A abertura do seminário "Poder.
PERÍCIA CONTÁBIL... AFINAL, O QUE É ISTO ? CONCEITO:
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
A CBMAE – Fernandópolis A CBMAE – Fernandópolis  É um órgão da ACIF, que colocamos à disposição das empresas associadas. Inaugurado em 20 de junho de.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial OS JULGADOS DE PAZ Organização e funcionamento dos Tribunais Judiciais Módulo 2.
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Arbitragem Internacional.
Arbitragem Técnica que visa a solucionar questões de interesse de duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas e possam dispor livremente em termos de transação.
FORMAS ALTERNATIVAS DE
Aula 2 Acesso à Justiça.
CBMA Fundado em 2002 Funciona na sede da ACRJ Parceria entre: ACRJ, FIRJAN e FENASEG Uma das Câmaras mais atuantes do Brasil Mais de metade são causas.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
AÇÃO RENOVATÓRIA DE LOCAÇÃO
Direito Empresarial 9ª Aula
Recuperação extrajudicial
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
CONVENÇÃO DE Arbitragem
O IMPORTANTE PAPEL DA CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NOS DIAS ATUAIS TIAGO AZEVEDO.
parte integrante da convenção de arbitragem.
ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
HISTÓRICO DA ARBITRAGEM → A arbitragem é um dos institutos jurídicos mais antigos, apontando os estudiosos para a sua utilização no julgamento e solução.
cláusula compromissória e o compromisso Arbitral
Formato do curso: Turmas: Período das aulas Aulas online telepresenciais na plataforma ITKOS Trabalho simulado off-line. Turmas: Matutino: 09h às.
Disciplina: Negociação,Conciliação,Mediação e Arbitragem Profª: Adriana Bicalho - Turma: 9º Período Técnica que visa a solucionar questões de interesse.
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
1. Ponto 4.1: Litisconsórcio
► CASAMENTO E SEPARAÇÃO:
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
Procedimento dos crimes eleitoraIs
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
ARBITRAGEM.
ARBITRAGEM.
Flexibilização procedimental e calendário processual no novo CPC
Arbitragem em Contratos de Empreitada x Empresas Subcontratadas
O que é Justiça do Trabalho? E quanto a sua competência?
Professora Lucélia de Sena Alves
M ÉTODOS COMPLEMENTARES E A D ESJUDICIALIZAÇÃO Professora Lucélia de Sena Alves.
PROF. PAULO BENINCÁ WEB – NAÍMA WORM AMPLA LIBERDADE DE CONTRATAÇÃO. PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PROCEDIMENTO.
Otavio Calvet.  Resolução 125/2010 CNJ – estímulo  Cidadania e caráter democrático  Art. 3º nCPC, §§2º e 3º ◦ § 2 o O Estado promoverá, sempre que.
AULA 02 MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Diligências.
Formas de Solução de Conflitos
PROCEDIMENTO ARBITRAL Setembro de LIBERDADE NO PROCEDIMENTO ARBITRAL Escolha do julgador Escolha do rito ou de órgão arbitral Escolha da lei aplicável.
O Administrador no desempenho das funções de Conciliador, Mediador e Árbitro Algumas reflexões Belo Horizonte, Outubro de 2008 CRA/MG Conselho Regional.
A ARBITRAGEM ANGOLANA EM ACÇÃO. R. Rainha Ginga n.º 80 – 1.º ● C.P – Luanda – Angola Telefones: (244) | / 26 ● Fax: (244) 222.
A CAMESC É UMA CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO QUE ATUA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E TEM POR MISSÃO A SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR VIA EXTRAJUDICIAL, VISANDO.
Audiência de Conciliação ou Mediação. 1. Introdução Audiências procedimento comum Audiência preliminar (art. 334) Audiência de saneamento (art. 357, §
Recurso Ordinário – Conforme determina o artigo 895, da Consolidação das Leis do Trabalho, "cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões.
Transcrição da apresentação:

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - PROBLEMAS COM CHEQUES ? PROBLEMAS COM NOTAS PROMISSÓRIAS ? PROBLEMAS COM INADIMPLÊNCIA/CREDIÁRIO ? - PROBLEMAS COM CONTRATOS? ENFIM... PROBLEMAS QUE ENVOLVEM BENS PATRIMONIAIS DISPONÍVEIS. TEM COMO DIMINUIR ? … TEM SIM ! COMO ???

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - ESTAMOS CONHECENDO UM NOVO MÉTODO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS LITÍGIOS! A PROPOSTA É CONHECER MELHOR, SABER QUE EXISTE UM NOVO MEIO, MUITO MAIS RÁPIDO E MUITO MAIS SIMPLES DO QUE O PODER JUDICIÁRIO.

A opção é … MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 1 - O QUE É ARBITRAGEM? É um meio alternativo de resolução de conflitos. O mais conhecido é o Estatal: Fórum, Poder Judiciário Nova alternativa: ARBITRAGEM (justiça privada).

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 2 - OBJETIVOS / FOCO: Resolver conflitos/litígios que envolvem bens patrimoniais disponíveis (de qualquer valor). Ex.: Cheques, Notas Promissórias, Notas Fiscais, Notas de Venda, Notas de Prestação de Serviço, Recibos, Conflitos em condomínios, Contratos, etc. (excluem-se: questões que envolvem menores de 18 anos, crimes, questões de família, de ordem pública). 3 - FINALIDADE: Desafogar o judiciário;

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM Informalidade; Melhor custo/beneficio; 4 - VANTAGENS Informalidade; Melhor custo/beneficio; A Sentença/Acordo é final, não tem 2ª instância, e dispensa homologação do Poder Judiciário; Rapidez; Sigilo, pois o processo não é público.

Da Conciliação Prévia, Mediação e Arbitragem 5 - LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Lei complementar nº 123, de 14/12/2006 Em vigor desde 01/07/2007 Seção II Da Conciliação Prévia, Mediação e Arbitragem Art. 75. As microempresas e empresas de pequeno porte deverão ser estimuladas a utilizar os institutos de conciliação prévia, mediação e arbitragem para solução de seus conflitos.

6 – DOIS TIPOS DE PROCESSOS MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 6 – DOIS TIPOS DE PROCESSOS Com Cláusula Compromissória Sem Cláusula Compromissória

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 7 – O QUE É “CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA” Ela vincula as partes à Arbitragem. É inserida através de texto ou carimbo nos Contratos, Cheques, Notas Promissórias, Notas Fiscais, Notas de Venda, Notas de Prestação de Serviço, Recibos, Contratos, etc. Nela, as partes, optam pela Arbitragem, excluindo o Judiciário.

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 8 - TÊXTO DA CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA (no lugar da cláusula do foro) Qualquer divergência ou conflito entre as partes, decorrentes do presente contrato, será resolvido pela MEDIAÇÃO e/ou ARBITRAGEM, conforme Lei 9.307/96 de 23.09.1996, por intermédio da Câmara de Mediação e Arbitragem de Brusque/SC, e seu regulamento, situado na Rua Idalina Von Buettner, 25 Ed. Renascença, sala 06, piso superior, CEP: 88350-060 – Brusque/SC. ______________ ___/___/___ ________________________________ Local Data ________________________________

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 9 – PROCESSO COM CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA Quando esta for assinada no momento do negócio, ou seja, estiver inserida no contrato e deste resultar um conflito, qualquer das partes poderá dar início à Arbitragem. A Câmara notificará a outra parte. Se comparecer, todas as tentativas de conciliação/acordo serão exploradas e o resultado será um Acordo ou Sentença; se não comparecer, o Juiz Arbitral presumirá como verdadeiras as alegações do Requerente e prolatará a Sentença Arbitral “a revelia”.

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 10 - PROCESSO SEM CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA Havendo conflito/litígio, uma das partes poderá usar da Arbitragem para resolver a questão. A Câmara Notificará a outra parte e, esta poderá aceitar ou não o Procedimento Arbitral. A Arbitragem neste caso é facultativa/opcional.

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 11 – SENTENÇA ARBITRAL: Irrecorrível e Não precisa de homologação do Judiciário. O art. 18 da Lei 9.307/96 prevê que “o Árbitro é juiz de fato e de direito, sua sentença não fica sujeita a recurso na Justiça Comum”. Se não for cumprida: A parte prejudicada poderá executar a sentença (no Judiciário). Prazo máximo para ser proferida: 180 dias.

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 12 – COMO DAR ENTRADA COM UM PROCESSO NA ARBITRAGEM: Dirigir-se à Câmara, pessoalmente, ou através de seu representante legal (advogado ou preposto); - Preencher formulário/protocolo com os dados das partes (Requerente e Requerido), bem como a Causa/Litígio/Questão e o Valor; Se tiver assessoria jurídica seu advogado redigirá a petição inicial e o representará no processo. Pagar custas iniciais (hoje são R$ 35,00); Aguardar Comunicação da data da Audiência.

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM 13 - FILIAÇÕES DA CÂMARA DE BRUSQUE: FECEMA – Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem, - CONIMA - Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque, ACIBR - Associação Comercial e Industrial de Brusque.

CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE BRUSQUE/SC - CMABq MISSÃO Promover a justiça através da Mediação e Arbitragem, procurando com a resolução de conflitos entre as partes, construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, onde reine a harmonia e a paz social.

CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE BRUSQUE/SC - CMABq Endereço: Rua Idalina Von Buettner, nº 25, Sala 06, Piso superior, Edifício Renascença, Centro - 88350-060 - Brusque/SC Fone/Fax: (47) 3355-1116 e 3351-3117 E-mail:arbitragembrusque@gmail.com Site: www.arbitragembrusque.com.br