UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Atendimento ao Aluno
Advertisements

O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Comportamento Organizacional
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
O conteúdo.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Perfil do Profissional
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Universidade Estadual de Maringá
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Novos Futuros Novos Futuros Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A importância do ato de Ler
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Profa. Reane Franco Goulart
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
O brincar e a linguagem Professora: Eleida da Silva Arce Adamiski
ELIANE PEREIRA DE BRITO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Relatório de Proposta de Projeto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
I ENCONTRO DE NÚCLEO DO PROJETO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
Comunidade de Aprendizagem
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
• Manejo – Formação – Professor.
Especialização em Mídias na Educação
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
Por que o jornal na escola?
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
O universo do cinema mudo no teatro
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Por que alfabetização tecnológica do professor?
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Professor Dr. Renato Vaz
4 Fases na formação de novos educadores.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
A pré história da linguagem escrita
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ.UNIDADE DE XAXIM. Módulo:VI NORMAL SUPERIOR TCC.Versão final Turno: Noturno. ACADÊMICAS: Eva Leocádia Zarembski Bertozzo e Salete Bolzan. Tutora: Clesi Ana Brandielli e Liamara Tonello.

A Leitura Como Fonte de Informação e Construção do Conhecimento. Utilizamos em todos os momentos de nossa vida e em todas as situações; É instrumento essencial na educação; É uma das aptidões mais importantes do dia- a- dia e nos faz obter novas idéias; Adquire informações necessárias para abrir caminhos diferentes para o saber, ampliando assim a participação social, cultural e exercício da cidadania.

AUTORES QUE NORTEÁRAM A PESQUISA. FREIRE(1921, p. 17) os primeiros contatos com a leitura são fundamentais para a formação de um bom leitor. A leitura deve ser apresentada de maneira lúdica agradável e significativa.

FRANÇÓIS(1987, p. 4761) a facilidade com que pode ler todas essas palavras, ajudam a desenvolver sua personalidade e autoconfiança. O autor lança mão do próprio texto e das informações nele contidas, para interpretar sem transformar a forma lingüística e o conhecimento que o autor traz de suas experiências.

BAMBERGER(1987, p. 11) afirma que a leitura favorece a remoção de barreiras educacionais considerando oportunidades mais justas de educação através do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual. Fonte de inspiração e prazer proporciona conhecimento e adquire mais informações sobre os campos específicos de seu interesse. Manter-se informado da realidade do mundo e se atualiza melhorando a sua auto estima.

Pontos importantes . Desenvolver o gosto pela leitura, mostrando o prazer que ela traz para o desenvolvimento da personalidade e autoconfiança da criança; Vivenciar situações de compra e venda e livros onde a criança tem a liberdade de escolher seu próprio livro; Recortes de notícias nos jornais e apresentar ao grupo;

Jogos educativos com perguntas e respostas onde as crianças sem perceber desenvolvem o interesse e o gosto pela leitura; Sugerimos a professora estimular as crianças para continuar desenvolvendo o interesse e o gosto pela leitura para que elas tenham oportunidade de serem felizes e se realizarem na vida com a ajuda da família e da escola, trabalhando em parceria acompanhando o desenvolvimento educacional;

Fazer o cantinho da leitura, oferecer livros aos alunos e fazer a troca entre eles e pesquisar na biblioteca assuntos do seu interesse; Trabalhar teatro, encenações. Poesias, versos com rimas, músicas, cartas, bilhetes, pois a leitura deve ser apresentada de maneira lúdica onde a criança aprende brincando.

A educação na atualidade. A educação tornou-se hoje um instrumento indispensável na vida em sociedade. O sucesso escolar e profissional depende da capacidade da leitura. Acreditamos que o fracasso escolar poderá ser evitado com uma mudança na pratica educativa embasadas numa tomada de consciência para uma nova concepção de leitura por parte dos educadores.

FOTOS DO ESTÁGIO.

CRACHÁS E OS BONECOS.

BONECOS CONFECCIONADO COM BALÃO E JORNAL.