Relatório de Tendências WTM Latin America 2015

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Transcrição da apresentação:

Relatório de Tendências WTM Latin America 2015 Em associação com a Euromonitor International

Relatório de Tendências da WTM Latin America Principais Conclusões Visão Geral da América Latina Brasil: Turismo Religioso América do Sul: Viagens em Família Caribe: Hotéis de Luxo

WTM Latin America 2015 O Relatório de Tendências da WTM Latin America 2015, em associação com a Euromonitor International, destaca as tendências emergentes em viagens e turismo no mercado latino-americano. Este abrangente relatório segue os passos do Relatório de Tendências Mundiais da WTM, que é apresentado anualmente na World Travel Market, em Londres. O Portfólio da WTM Portfolio e a Euromonitor International vêm trabalhando em conjunto para prever as principais tendências do setor desde 2006. Este Relatório de Tendências da WTM Latin America 2015 não será diferente, mas seu foco será nos mercados latino-americanos mais importantes – Brasil, América do Sul e Caribe. Eu gostaria de agradecer à Euromonitor International por compilar o Relatório de Tendências da WTM Latin America 2015. Espero que você ache o relatório útil e interessante e lhe desejo uma WTM Latin America 2015 instigante e produtiva. Lawrence Reinisch, Diretor da Exposição, WTM Latin America

Euromonitor International A Euromonitor International oferece pesquisas e análises incomparáveis em todas as categorias de viagens, em 210 países do mundo todo. Temos mais de 40 anos de experiência na publicação de relatórios sobre mercados internacionais, livros de referência sobre negócios e bases de dados online de mercados consumidores. Para a Euromonitor, que fornece informações estratégicas ao setor de Viagens e Turismo, a parceria que vai além da WTM de Londres e chega à WTM Latin America é um indicador importante do crescimento e do desenvolvimento desse setor na América Latina e no Brasil. O presente relatório lhe dará informações valiosas sobre o mercado, capazes de fazer a diferença para especialistas e empresas de turismo que queiram tirar proveito das oportunidades que a região oferece. Viagens e Turismo Fluxos de Turismo e Gastos Hospedagem Modos de Viagem Atividades Reservas Marcel Motta, Gerente de País, Euromonitor International, São Paulo

AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL

O Turismo Receptivo da América Latina Dá um Salto Importante Fonte: Euromonitor International Após ter um desempenho inferior à média mundial no período de análise, as chegadas à América Latina registrarão uma CAGR (taxa composta de crescimento anual) de 4,4% entre 2013 e 2018, ligeiramente acima da CAGR mundial, de 4%.

Visão Geral do Turismo Receptivo na América Latina Desempenho 2013 : 84 milhões de chegadas CAGR 2008-2013: 2,8% CAGR 2013-2018: 4,4% Em 2013, a América Latina registrou um total de 84 milhões de chegadas, o que representou um crescimento de 3% em relação a 2012. O México foi responsável por 30% do total de chegadas à região. Isso pode ser atribuído principalmente à proximidade do país ao maior mercado emissor para a América Latina: os Estados Unidos. Em seguida vem o Brasil, com 8% do total de chegadas. Requisitos de visto, voos cheios, má infraestrutura e o idioma são fortes barreiras ao crescimento do turismo internacional no país. Fonte: Euromonitor International Principais Destinos 1. México 30% 2. Brasil 8% 3. Argentina 7% 4. República Dominicana 6% 5. Chile 4% Cinco Principais (Total) 55%

A Economia Mundial Ajuda o Turismo na América Latina Fonte: Euromonitor International A recessão econômica em alguns dos principais mercados emissores (América do Norte e Zona do Euro) prejudicaram as chegadas à América Latina entre 2008 e 2013. A estabilização da economia nessas regiões deve aumentar as chegadas à América Latina nos próximos cinco anos.

A Elevação da Renda Impulsiona o Turismo Intrarregional Fonte: Euromonitor International Entre 2008 e 2013, 44 milhões de pessoas entraram no grupo populacional da região com renda entre US$ 10.001 e 40.000. Esse número é superior à população da Argentina em 2014 (41 milhões). Como muitos consumidores do mundo todo, os latino-americanos adoram viajar e tomam medidas para garantir que tenham recursos financeiros para escapar para a praia, o interior ou um centro urbano agitado. De fato, os latino-americanos priorizam as viagens acima de todo o resto, quando se trata de gastos discricionários.

Mercados de Crescimento Mais Rápido Entre 2013 e 2018, as chegadas ao México registrarão uma CAGR de 5% e atingirão 31 milhões. Esse crescimento será impulsionado principalmente pela recuperação econômica dos EUA. O turismo receptivo do Brasil tirará proveito da maior visibilidade gerada pela Copa do Mundo da FIFA 2014 e pelas Olimpíadas do Rio 2016. No entanto, o Peru será o país que registrará o maior crescimento das chegadas no período de previsão. As iniciativas do governo para promover o turismo receptivo desempenharão um papel importante nesse crescimento. Fonte: Euromonitor International

BRASIL: TURISMO RELIGIOSO

Visão Geral do Turismo Religioso no Brasil Os patrimônios religiosos são destinos turísticos importantes, atraindo entre 300 e 330 milhões de turistas a cada ano no mundo todo, de acordo com estimativas da OMT. O turismo religioso contribui para o aumento da tolerância, do respeito e do entendimento mútuo por meio de interações entre os visitantes e as comunidades que os recebem. No Brasil, o Ministério do Turismo calcula que 7,7 milhões de viagens domésticas foram motivadas pela fé em 2014. Isso equivale ao total de viagens domésticas no Uruguai em 2012. O turismo religioso desempenha um papel importante na economia de muitas cidades do país, como Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, e Cachoeira Paulista, no estado de São Paulo. Em 2014, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida recebeu 12 milhões de turistas, segundo estimativas do Santuário. Isso coresponde a quase o dobro do número de visitantes à Torre Eiffel em 2013. O Secretário de Turismo de Juazeiro do Norte calcula que mais de 2,5 milhões de peregrinos visitaram a cidade em 2011 para participar de missas e eventos religiosos. Esse número é mais do que o dobro do total de viagens domésticas no Paraguai em 2014.

O Catolicismo Continua Predominante De acordo com cifras do Vaticano, o Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo, representando mais de 12% da população católica mundial. Isso corresponde a 137 milhões de pessoas, quase a população da Rússia. A proporção de cristãos evangélicos vem aumentando no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% da população do país, ou 42 milhões de pessoas, seguiam essa religião em 2010 (equivalente à população da Argentina em 2014). Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Maior Visibilidade do Catolicismo no Brasil A eleição de um pontífice latino-americano, o Papa Francisco, em 2013, renovou o interesse dos turistas nas ruínas das missões jesuíticas do estado do Rio Grande do Sul, entre as quais está São Miguel das Missões, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em 2013, o Brasil sediou o Dia Internacional da Juventude. O megaevento católico reuniu 671.000 turistas, 212.000 dos quais eram internacionais, segundo o Ministério do Turismo do Brasil.

O Setor Local Começa a Investir no Turismo Católico Desde 2012, a CVC, maior operadora de turismo do Brasil, vem ampliando seu portfólio de pacotes de turismo religioso. No entanto, as ofertas ainda são restritas aos principais patrimônios religiosos internacionais, principalmente na Europa, em Israel e na Jordânia. Por outro lado, agências de turismo especializadas oferecem pacotes turísticos para santuários nacionais, como Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, São Paulo), Santa Paulina (Curitiba, Paraná) e Pai Eterno (Trindade, Goiás ). Esses pacotes geralmente incluem também atividades não religiosas, como compras e entretenimento (p. ex., parques de diversão). A fama dos padres cantores brasileiros no país levou ao desenvolvimento de cruzeiros religiosos no Brasil. Contudo, eles são esporádicos e ainda não está claro se há uma forte demanda desse tipo de serviço. Pai Eterno (Trindade, GO) Santa Paulina (Curitiba, PR)

As Outras Religiões Permanecem Inexploradas De acordo com um estudo publicado pelo IBGE, o Brasil está a caminho de se tornar o único país do mundo a mudar de religião tradicionalmente predominante. Os acadêmicos calculam* que os evangélicos vão superar os católicos no Brasil até 2040. Embora os números das religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, sejam bem menores, tem havido um aumento de sua visibilidade na classe média brasileira. Segundo dados do IBGE, 13% dos seguidores das religiões afro-brasileiras têm nível superior, cifra acima da média do país, que é de 11%. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE * ALVES et al. A dinâmica das filiações religiosas no Brasil entre 2000 e 2010. Congresso da ABEP, 2012.

AMÉRICA DO SUL: VIAGENS EM FAMÍLIA [Q:1 – Latin?]

Os Latino-Americanos Viajam Mais em Família Entre 2006 e 2014, as viagens em família se difundiram e hoje se tornaram a maneira mais comum dos argentinos viajarem para o exterior. Desde 2010, as viagens em família são a forma de viagem mais comum entre os turistas brasileiros que viajam para fora. No Peru e na Colômbia, as viagens em família representaram quase a metade do total de viagens de lazer para o exterior em 2014. Parcela de Pessoas Que Viajaram em Família em Relação ao Total de Viagens de Lazer para o Exterior 2006/2014 País 2006 2014 Argentina 15% 30% Brasil 24% 35% Peru 38% 43% Colômbia 41% 45% Fonte: Euromonitor International

Viagens Familiares para Melhorar a Relação entre Pais e Filhos Fonte: Euromonitor International Em décadas recentes, a América Latina vem apresentando uma queda das taxas de fertilidade e um aumento da renda anual disponível per capita. Por outro lado, os pais estão muito ocupados e têm menos tempo para passar com os filhos. Consequentemente, os pais estão gastando mais dinheiro e menos tempo com os filhos. As viagens em família ganham importância como maneira de melhorar a relação entre pais e filhos por meio da vivência de experiências em conjunto.

Tenha o Que Eu Não Tive As novas gerações de pais da América Latina cresceram em períodos de condições socioeconômicas desfavoráveis, mas entraram na vida adulta em períodos de prosperidade econômica. Agora, com maior renda disponível e mais oportunidades, essas pessoas querem dar a seus filhos coisas que não tiveram quando eram jovens, como viagens e experiências internacionais. Não é de surpreender que as viagens de lazer para o exterior na América Latina tenham registrado uma CAGR de 7% no período 2003-2013, enquanto as viagens domésticas de lazer apresentaram uma CAGR de 4%. Além disso, as linhas divisórias entre pais e filhos – os conflitos de gerações – vêm desaparecendo, o que contribui para que os pais se tornem amigos dos filhos, ajudando-os a resolver problemas e dividindo experiências na forma de uma “criação colaborativa”. Fonte: Euromonitor International

Vale a Pena Dar Atenção às Viagens em Família? A resposta dos respondentes de família é afirmativa. De acordo com uma pesquisa mundial realizada pela Euromonitor em 2013, pais do mundo todo estão bastante dispostos a pagar, e a pagar a mais, pelas atividades de seus filhos. Os viajantes em família também estão mais dispostos a pagar pelas atividades dos filhos do que por quase todos os outros tipos de complementos das viagens. Legendas do gráfico ao lado no espaço de anotações do slide (abaixo) [legendas do gráfico acima] Children’s activities = Atividades para as crianças Daytime activities or excursions = Atividades ou excursões diurnas Evening entertainment or activities = Atividades ou entretenimento noturnos More central location for accommodation = Acomodação com localização mais central Higher quality dining out = Jantares em lugares de maior qualidade Room service / in-room food = Serviço de quarto / comida no quarto Higher class of airline seat, hotel room, car rental, transfer = Classe superior em assento de avião, quarto de hotel, aluguel de carro, traslado Environmentally accredited products or services = Produtos ou serviços com certificados ambientais Souvenirs = Souvenires Duty free and/or luxury brands = Free shop e/ou marcas de luxo Technology extras (eg, GPS, in-room DVR) = Adicionais tecnológicos (p. ex., GPS, gravador de vídeo digital no quarto) Part of family with children = Parte da família com crianças Not a family with children= Não é família com crianças Fonte: Euromonitor International

CARIBE HOTÉIS DE LUXO

As Perspectivas do Turismo Receptivo Aumentam a Atratividade da Região do Caribe Entre 2013 e 2018, as chegadas à região do Caribe devem apresentar uma CAGR de 18%, em comparação com a CAGR de 12% entre 2008 e 2013.

O Luxo Impulsiona a Demanda Receptiva no Caribe Fonte: Antigua Hotel and Tourist Association Historicamente, os hotéis de luxo vêm registrando as taxas de ocupação mais altas nos países do Caribe. As taxas de ocupação de Antígua entre 2007 e 2014 mostram isso, com exceção de 2009, quando o segmento foi prejudicado pela recessão econômica mundial.

Redes de Hotéis de Luxo Aumentam os Investimentos no Caribe Gansevoort Playa Imbert na República Dominicana Inaugurado em dezembro de 2014, o resort de luxo fica situado na cidade costeira de Cabarete, no norte do país. Tem 48 suítes, inclusive apartamentos com piscina privativa e um conjunto de coberturas de quatro quartos. Azul Sensatori Jamaica All Inclusive – 2014 Chic The Boutique Hotel –Trinidad e Tobago, 2014 Hyatt Zilara Rose Hall e Hyatt Ziva Rose Hall na Jamaica Em março de 2015, a Primeira-Ministra da Jamaica, Portia Simpson-Miller, fez a inauguração oficial dos primeiros resorts com tudo incluído da marca Hyatt do país. Os resorts são resultado de um investimento de mais de US$ 85 milhões. CHIC All-Exclusive Resorts – República Dominicana, 2014 Resort da Kimpton Hotels nas Ilhas Cayman Em 2013, a Kimpton Hotels & Restaurants anunciou planos de inaugurar o primeiro resort caribenho da marca nas Ilhas Cayman em 2016. O hotel-boutique de 263 quartos ficará situado na praia de Seven Mile, em Grand Cayman, e será o primeiro novo desenvolvimento no local em uma década. Marriott Hotel – Haiti, 2015

O Luxo Revisitado: Ecológico e Sem Culpa A volta do luxo clássico Múltiplas gerações O turismo sem culpa se expande Em mercados emergentes, o turismo de luxo continua sendo um símbolo de status para os ricos – a exclusividade e o conforto de alto nível são os principais objetivos de muitas pessoas. Os mercados de luxo maduros se deslocaram para experiências autênticas. Há cada vez mais consumidores brasileiros desse segmento ávidos por experimentar esse tipo de luxo. As viagens para múltiplas gerações são um segmento que não para de crescer no turismo de luxo. Cruzeiros, safáris e viagens com atividades são as últimas atrações de luxo para grupos familiares. Essas viagens costumam ser altamente organizadas, muitas vezes com atividades especializadas adequadas para cada geração, desde avós até crianças pequenas. Os viajantes de luxo são bem conectados digitalmente, sendo as redes sociais uma ferramenta importante. Com o aumento da procura das viagens de luxo, a noção de turismo sem culpa vem se expandindo. As opções sustentáveis continuam sendo essenciais em muitas viagens de luxo. Por exemplo: os hotéis de luxo de zero impacto, que usam produtos cultivados localmente e oferecem experiências ecológicas aos hóspedes.

Hotéis de Luxo Sustentáveis: Uma Oportunidade? Os hotéis ecológicos são uma forte tendência na Costa Rica. Trata-se, principalmente, de hotéis independentes integrados aos ambientes natural, construído e social. Os resorts ecológicos oferecem experiências autênticas a turistas ambientalmente responsáveis. Os clientes têm a oportunidade de se reconectar com a natureza, mas com o conforto de um hotel de luxo. Um exemplo é o Lapa Rios Ecolodge, que fica em uma reserva natural particular de 400 hectares na Península de Osa, na Costa Rica. O hotel de luxo tem cinco estrelas no Certificado de Turismo Sustentável do governo, a categoria mais alta. Com força de trabalho contratada principalmente entre a população local, o hotel ecológico mantém os visitantes protegidos da floresta, mas também faz com que se sintam integrados a ela.

Para mais informações Barbara Mayumi Executiva de Comunicações Euromonitor International, São Paulo, Brasil Tel.: +55 11 2970 2175 barbara.mayumi@euromonitor.com www.euromonitor.com @Euromonitor Nicole Collett Executiva de RP e Imprensa World Travel Market Latin America Tel.: +44 20 8910 7836 Nicole.collett@reedexpo.co.uk www.wtmlatinamerica.com @WTMLAT