PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O Currículo na Educação Infantil
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Formas de Planejamento
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Educação no contexto do Trabalho
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
O que é ensinar história?
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
História nas atuais propostas curriculares
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Procedimentos de Ensino
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Saberes docentes.
Transcrição da apresentação:

PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

INTRODUÇÃO TEMPESTADE DE IDEIAS O QUE É CURRÍCULO? QUAL SUA FUNÇÃO NA ESCOLA? QUAIS FORMAS PODE SER ORGANIZADO? PARA COMPREENDER A PROPOSIÇÃO CURRICULAR DE PBH RESPONDEREMOS A ESSAS PERGUNTAS.

PRESSUPOSTO CENTRAL DO CURRÍCULO DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO PARA TODOS E EDUCAÇÃO RESPONSABILIDADE DE TODOS

PARA PBH O CURRÍCULO é um documento resultado de lutas ideológicas por reconhecimento, seja das áreas do conhecimento, seja dos grupos étnicos, seja das classes sociais, seja dos grupos religiosos, seja dos demais grupos presentes na sociedade; que expressa concepções políticas, culturais e pedagógicas; histórico temporal que não pode ser compreendido sem análise contextual de seu processo de construção e de implementação; central para a democratização do ensino no município de Belo Horizonte.

O CURRÍCULO NAS ESCOLAS DA PBH TEM COMO FUNÇÕES: organizar as práticas pedagógicas. definir as capacidades e as habilidades a serem aprendidas em cada etapa da escolarização. nortear as avaliações sistêmicas para do controle da qualidade de ensino. expressar as finalidades e intenções educativas do Sistema Municipal de Educação de BH. orientar o trabalho dos professores quanto a seleção de temas e conteúdos a ser ensinado em cada etapa da escolarização.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES DE PBH Programa Escola Plural (1994 a 2009). Princípio de que TODO SER HUMANO É CAPAZ DE APRENDER. Estrutura em Ciclos de Formação Humana. 1º Ciclo (Infância) 2º Ciclo (Pré-adolescência) 3º Ciclo (Adolescência)

Valorização e reorganização do trabalho docente. Consideração às fases do desenvolvimento. Mudança curricular da organização do Currículo por conteúdos e objetivos para o currículo por capacidades e habilidades. Adoção de práticas democráticas na relação professor-aluno-comunidade.

O CURRÍCULO DE PBH É ORGANIZADO POR Capacidades e habilidades, contemplando: CONHECIMENTOS ESCOLARES CONHECIMENTOS DISCIPLINARES VALORES E ATITUDES

“ A cultura comum que compõe essas Proposições Curriculares pressupõe conhecimentos socialmente construídos, parte de uma herança social e cultural, a que todo educando tem direito para que compreenda-se, compreenda o contexto histórico, político, econômico, social, cultural das diversas sociedades em seus tempos e espaços, exercendo a plena cidadania.” (PBH, caderno introdutório)

SINTETIZANDO O currículo de PBH é constituído com base na Teoria Crítica de Currículos, mais especificamente na Pedagogia Crítico-social dos conteúdos em Saviani e Libâneo.

CONCEITOS FUNDANTES DO CURRÍCULO DE PBH Intenções educativas Autonomia; Participação na vida social e interação ativa e crítica; Tratamento da informação e a expressão por meio das múltiplas linguagens e tecnologias.

Capacidades e habilidades são meios para alcançar as intenções educativas os atos motores - segurar; correr; pegar; escrever; cortar... as operações mentais - simples e complexas – enumerar, ordenar, identificar, localizar, distinguir, selecionar, sintetizar, comparar...

Capacidades e habilidades As atitudes que favorecem a autonomia - organizar-se e organizar seus pertences; desenvolver interesse em aprender e expor seus conhecimentos; emitir opiniões com clareza e segurança; trabalhar coletivamente. Os valores - conhecer a si mesmo; conhecer o outro; criar condições para uma convivência fraterna; cumprir regras e combinados; ser solidário e tolerante.

As capacidades e habilidades expressam os conhecimentos escolares, conhecimentos disciplinares, atitudes e valores CONCEITUAIS SABER-CONHECER ATITUDINAIS SABER-SER SABER-CONVIVER PROCEDIMENTAIS SABER-FAZER

“MEMORIZAR OS CONHECIMENTOS DISCIPLINARES NÃO SIGNIFICA TER CONHECIMENTO , POIS O CONHECIMENTO DEPENDE DA CAPACIDADE DE RELACIONAR, INTERPRETAR, CALCULAR, ASSOCIAR, ANALISAR... O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR DEIXA DE TER COMO OBJETIVO APENAS O ACÚMULO DE INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, CONFLUINDO EM CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIA PARA ATINGIR FORMAS DE PENSAR E ENCAMINHAR SOLUÇÕES, DIANTE DE PROBLEMAS E QUESTÕES COLOCADAS POR CADA UM E PELA SOCIEDADE”. (PBH. Caderno Introdutório)

O desenvolvimento das capacidades e habilidades ocorrerá dentro da seguinte lógica I – introduzir R- retomar T – trabalhar C- consolidar