“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Informações sobre o Teleduc
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Uma Experiência Brasileira
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Questionário do Estudante Enade
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva Mecânica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE” José Eduardo Scabora Antonio Carlos Magagnini Jr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto

INTRODUÇÃO Tecnologia da informação  processos de ensino e aprendizagem. Os educadores vem enfrentando grandes desafios  inovação  dinâmica na rotina das relações entre docentes e aprendizes O modelo educacional nas IES  um público que tem tempo limitado e pouca aderência às particularidades do estudo presencial,  interatividade e grande disponibilidade para buscar a informação através de tecnologias computacionais. O EaD  modelo de ensino capaz de proporcionar  educação interdisciplinar com flexibilidade e qualidade  Internet.

Objetivo O presente estudo tem por objetivo testar uma nova estratégia pedagógica, empregando recursos educacionais do AVA, que permitam mais interação na solução de problemas ou exercícios em conteúdos relacionados ao núcleo básico dos cursos de graduação da área da saúde.

Procedimentos metodológicos Modelo de ensino Facilita o acesso as informações em termos de local e tempo Permite a flexibilidade de horário para realização das atividades Possibilita a formatação do conteúdo, de acordo com o desenvolvimento dos temas Permite aumentar o número de alunos participantes, a um custo relativamente baixo para a instituição  Adotou-se a plataforma Moodle  Modalidade de aprendizado à distância

Procedimentos metodológicos Formato do programa

Procedimentos metodológicos

Momento 1

Procedimentos metodológicos Momento 1

Procedimentos metodológicos Momento 2

Relato - Miastenia grave A miastenia grave ou miastenia gravis é uma doença neuromuscular que causa fraqueza... Caso clínico – Acidente vascular Mulher de 70 anos apresenta-se no SUS com inicio abrupto de diminuição da força muscular... Procedimentos metodológicos Módulo I – Momento 2 - Encontro virtual Imagem Retratando uma pessoa com tétano

Procedimentos metodológicos Momento 2

Procedimentos metodológicos Momento 2

Procedimentos metodológicos Momento 2

Procedimentos metodológicos

Momento 3 Fechamento do módulo foi discutido nos encontros presenciais.

Procedimentos metodológicos Formato do programa Após aceitarem o convite participaram 172 alunos do 1º período da área da saúde, o programa que tinha como objetivo principal desenvolver competências para a solução de problemas com vistas à prova do ENADE

Procedimentos metodológicos Avaliações e suporte ao aprendizado Os alunos receberam pontuação conforme sua participação  Fóruns  Encontros presenciais  Tarefas Os alunos que concluíram com êxito toda a proposta do programa receberam 40 horas como Atividade Complementar.

Procedimentos metodológicos Avaliações e suporte ao aprendizado Conteúdos Interatividade Estímulo para o aprendizado propiciado pelos recursos tecnológicos Tutoria Aspectos de navegabilidade no ambiente Ao término do programa, o aluno foi convidado a responder um questionário de auto avaliação e avaliação da proposta junto ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Resultados e Discussão Parâmetros Respostas às questõesResultados positivos (%) Relevância do programa Nunca / Raramente / Algumas vezes / Frequentemente 85,7% Indução à reflexão crítica79,5% Interatividade entre os alunos 35,6% Compreensão das mensagens 93,6% Apoio dos tutores97,3% Apoio dos colegas36,2% A tabela I resume os aspectos avaliados e os resultados apontados pelos alunos.

Resultados e Discussão Parâmetro: Relevância do Programa

Resultados e Discussão Parâmetros Respostas às questõesResultados positivos (%) Relevância do programa Nunca / Raramente / Algumas vezes / Frequentemente 85,7% Indução à reflexão crítica79,5% Interatividade entre os alunos 35,6% Compreensão das mensagens 93,6% Apoio dos tutores97,3% Apoio dos colegas36,2% A tabela I resume os aspectos avaliados e os resultados apontados pelos alunos.

Resultados e Discussão Nossa experiência confirma o reportado por trabalhos [Campos; F. et al e Moore M.; KEARSLEY, G. 2007] que citam a educação à distância como recurso de apoio ao ensino presencial. Reforça as evidências de que as tecnologias para viabilização desse tipo de metodologia são indicadas para vencer desafios em que a precisão e a velocidade da troca de conhecimentos são essenciais para o aprendizado e atualização de conhecimentos pelos graduandos e profissionais. Nossos dados vêm confirmar a importância de iniciativas desse tipo, no aprimoramento e inclusão de ferramentas de facilitação pedagógica para o aprendizado [M. K. Borges, 2005; BARBOSA, Rommel Melgaço, 2005; VALENTE José Armando et al 2003]

Conclusão Os resultados obtidos com o processo pedagógico e as ferramentas tecnológicas de educação à distância, empregadas na proposta pedagógica do programa de ensino interdisciplinar no ciclo básico em cursos de graduação da área da saúde, indicaram que a proposta foi positiva na motivação dos alunos, para o aprendizado do conteúdo técnico, com foco interdisciplinar, e na utilização de recursos digitais para o ensino de novos conteúdos em disciplinas regulares dos cursos de origem dos mesmos.

FHO Uniararas Fundação Hermínio Ometto Av. Dr. Maximiliano Baruto Nº. 500 Jardim Universitário Tel. (19) – Ramais 211 ou 260 CEP: Araras - SP PROPESQ – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa CETEC – Centro de Tecnologia NUTEC – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Prof. José Eduardo Scabora

É isso aí.