Prof. Sebastião mendes de Sousa Licenciado em Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Propriedades da Matéria
Combustível do foguete pode ser líquido ou sólido
Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Reações químicas.
Termoquímica Turma 201 Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Professor Luiz Antônio Tomaz
Aulas de Ciências Química - Ligações Mariluce Doria.
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
O que você deve saber sobre
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
ÁTOMO, MATÉRIA E ENERGIA
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Pesquisa.
Bioquímica.
Quimiossíntese.
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Biologia Molecular ÁGUA
Fotossíntese.
Propriedades gerais da Matéria
CALORIMETRIA.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Os elementos Químicos no corpo Humano
Ciências da Natureza Enem 2012
TEORIA CONTRA-INCÊNDIO
Cinética Química.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Em busca de matéria e energia
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Propriedades da Matéria
REAÇÕES INORGÂNICAS Prof. NILSONMAR.
Professores: Betinha / Marcos
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE – 6º Ano AB
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Compostos orgânicos e o Ciclo do Carbono
Metabolismo Energético
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Eliminação de produtos da atividade celular
Introdução a Química.
Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Matéria e energia Ciências – 5º ano.
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Carboidratos e Lipídios
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Prof. Sebastião mendes de Sousa Licenciado em Ciências Pós-graduação Metodologia do ensino Complementação Química e Biologia Complementação Magistério Superior

www.sebastiaoeducador.com.br Suporte Canal youtube: sebanna1 Contatos: Principal: sebanna@bol.com.br Alternativo: SEBASTIAOEDUCADOR@HOTMAIL.COm (63) 84342393 Sebastião Mendes de sousa

O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

A Química no Mundo… Química Medicina Indústria Agricultura Ambiente Biologia Agricultura Ambiente Física Medicina Indústria Química

E na alimentação?

Na escola…

E no teu dia-a-dia?

Ninguém pode evitar a Química. A Química é boa. A Química é a ciência que estuda a matéria, então toda matéria, todas as coisas compreendem a Química: o ar que nos rodeia a água que bebemos todo solo que pisamos todos os organismos vivos são feitos de compostos químicos. Ninguém pode evitar a Química.

A Química é boa? Então porque causou e pode causar tantos males através de substâncias tóxicas, pela poluição do ar, do solo e da água? A Química em si não é a responsável pelos males que causa, e sim quem a utiliza de maneira errada, seja pela ignorância ou pela ambição.

O que a química estuda ? energia matéria transformações

Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. Observando a composição da matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos MATÉRIA CORPO OBJETO É tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço É uma porção limitada da matéria É um corpo que tem finalidade específica

Energia Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja transformada. Energia é trabalho, é força de movimento, é fonte luminosa e térmica…

Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja transformada. Exemplo: Água - sólida (como pedra - gelo), líquida (como a água da torneira) e em Gasoso (como vapor de água).     As principais coisas que a energia faz são: * realizar trabalho - uma força capaz tanto de movimentar a matéria bruta ou fazer a vida acontecer; * produzir calor - fazendo as coisas se derreteram, ficarem quentes, ferverem ou se evaporarem.

Fenômenos Físicos e Químicos da Matéria Fenômenos Físicos: não há mudança na NATUREZA da matéria. -Fenômenos Químicos: há formação de NOVAS substâncias. QUÍMICO FÍSICO

As química e suas reações fazem parte do nosso dia-a-dia? Fazer um cafezinho: A água deve entrar em ebulição... Parte dela passa para o estado gasoso. Para isso ela precisa absorver energia!!! Reação Endotérmica Para o carro andar devemos colocar gasolina. Mas o que a gasolina tem a ver com o movimento do carro? O octano, C8H18 é um dos componentes da gasolina, que ao reagir com o oxigênio do ar produz (CO2), (H2O) e libera energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento. Reação Exotérmica Ferver o Leite

Porquê estudar Química?

Qual a fórmula química da água? Qual a fórmula química do Sal mineral e do sal de cozinha? Qual a fórmula química da açúcar?

KBr K Br + 1 = 8 Brometo de potássio 19 prótons 35 prótons 2 2 8 8 18 7 KBr Regra Octeto + 1 = 8 + 1 - 1

Famílias Elemento Estabilizado(Pronto) Neutra Carga ± 1A 2A 3A 4A 5A 6A 7A 8A 1e 2e 3e 4e 5e 6e 7e 8e +1 +2 +3 ±4 -3 -2 -1 0 Ânions Ganha elétrons Carga - Cátions Perdem elétrons Carga + Elemento Estabilizado(Pronto) Neutra Carga ±

 1A 7A K + Br K Br 7e +1 7e + 1 = 8e -1 Br K ÂNIONS EX.: Brometo de potássio 1A 7A Br  K + Br K Br 7e +1 7e + 1 = 8e -1 CÁTIONS K ÂNIONS

Curiosidades Químicas

Porque é que a cebola provoca lágrimas? Porquê que as pipocas estouram? Por que os cabelos ficam brancos com a idade? Porquê que as urtigas dão coceiras? Porque é que a cebola provoca lágrimas? O que faz com que a cola cole? Porquê que temos sono depois de comer? Porquê que a água apaga o fogo? Porque é que a borracha apaga o lápis?

Porquê que as pipocas estouram? A pipoca é uma variação do milho, com uma estrutura composta por amido, água(12% de água em seu interior) e uma casca bem dura de proteína. Estouro: a água da pipoca entra em estado gasoso, pelo aquecimento , como isto, o amido se funde à umidade, criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas. A expansão, aumentando mais de 20 vezes o seu volume

Porquê os cabelos ficam brancos com a idade? Os cabelos brancos surgem, com a oxidação das células pelos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de elétrons, que podem desequilibrar as funções celulares. No organismo, milhares de radicais livres, provenientes sobretudo do oxigênio (elemento vital para a transformação dos alimentos em energia) são formados e destruídos a cada minuto. A destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E e as enzimas superóxido dismutase e catálise). No processo de renovação, as células-tronco do folículo piloso entram em contato com outra célula, a de pigmentação. Nisto, formam-se das células-tronco os melanócitos e estes são ativados. Os melanócitos produzem a melanina, a proteína que confere pigmentação aos cabelos e à pele. Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades.

Porquê as urtigas provocam coceiras? Se analisarmos as folhas de perto, veremos pelos bem finos recobrindo toda a parte verde. Esses pelos contém ácido fórmico (H2CO2), que em contato com a pele produz vermelhidão, coceira, ardência (queimaduras) e, consequentemente, muita dor. A planta libera um ácido que pode ser combatido com uma base: Leite de magnésio, alvejantes, água de sabão…..

Porquê a água apaga o fogo? O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Fogo: basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga! Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.

Porquê a cola cola? Cada tipo de cola é desenvolvido para estabelecer forças intermoleculares fortes com determinado material. Geralmente, as superfícies que são coladas possuem saliências e poros em que a cola penetra e provoca um contato íntimo entre suas próprias moléculas e as moléculas do material que será colado. Assim, são as forças de atração intermoleculares entre a cola e duas partes de um material que possua certa afinidade molecular, produzindo e mantendo um conjunto inteiro unido.  

Porquê a borracha apaga o lápis? Quando escrevemos sobre um papel, o lápis ou lapiseira depositam uma pequena quantidade de grafite sobre o papel em que você estava escrevendo. Isso se chama força de adesão. Esse grafite permanece sobre a folha de papel por meio de ligações. Quando aplicamos a borracha sobre a grafite, o que acontece é que a força da borracha é maior que a da grafite, então essas ligações são quebradas e o grafite passa para a borracha. Agora pergunto: como este grafite sai da borracha? A grafite sai da borracha graças a algumas substancias como enxofre e alguns óleos especiais e alguns, abrasivos como pó de quartzo e talco que compõem a borracha e que têm por função, fazer com que os pedaços “sujos” desprendam dela. Assim o material plástico envolverá todo o resíduo formado deixando tudo limpo e pronto para se reescrever a história! da grafite se.

Porquê sentimos sono após comermos? Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo. A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado. Na digestão há o aumento das concentrações de glicose no sangue (glicemia) que, diminui / interrompe o estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de liberar os sinais necessários para tal estado. Dessa forma, o açúcar faz com que as células nervosas enviem ao cérebro o estado de saciedade que promove o ciclo descrito acima e consequentemente o sono.

Porquê a cebola provoca lagrimas? A cebola possui várias substâncias químicas que estimulam nosso olfato, paladar e infelizmente nossos olhos Cheiro: óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico (H2SO4). Lagrimas: Quando realizamos o corte de uma cebola, esta libera enzimas denominadas de alinases (dissulfeto de alila(H2C=CH-CH2-S-S-CH2-CH=CH2) estas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola. A reação dá origem a uma substância volátil, que entra em contato com o ácido sulfínico que, por ser pouco estável, acaba se transformando em um gás volátil. Quer dizer: quando realizamos o corte da cebola o dissulfeto de alila é volatizado (liberado) e chega até os olhos provocando lágrimas.