Formação Dialógica do Professorado. Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Plano de Trabalho Docente
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Profa. Maria Elena de Gouvêa
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Estudante, pesquisador, autor.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Apresentação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Dez novas competências para Ensinar
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Encontro Estadual de Formação
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Fases da Transformação
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Metodologia da Pesquisa Científica
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Comunidade de Aprendizagem
Política Educacional Brasileira
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
Participação Educativa
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uma escola como comunidade de aprendizagem
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Anseios e expectativas no processo de formação
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
TV ESCOLA.
Professor(es) Apresentador(es):
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Organização e desenvolvimento do HTPC
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada ANO 2015
Faculdade Piaget - Brasil
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Formação Dialógica do Professorado

Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais. 2.Incentivar o diálogo igualitário entre os professores, de modo que possam emitir suas opiniões com argumentos pautados em bases científicas relevantes para a área. O conhecimento se constrói na interação entre os professores. O que não é 1.Oferecer aos professores materiais, como artigos, que tragam interpretações facilitadas de textos científicos na área da educação. 2.Organizar cursos conduzidos por especialistas que ensinam aos professores o que eles devem saber sobre determinado assunto.

Definição O que é 3.Planejar os encontros de formação de acordo com as necessidades e possibilidades de cada escola. O importante é garantir que os professores conheçam os fundamentos das Atuações Educativas de Êxito e o funcionamento de cada uma delas. 4.Compreender que a formação é um processo contínuo, que deve ser conduzido pela própria equipe da escola, visando criar uma cultura de autoformação. O que não é 3.Planejar modelos fechados de encontros de formação a serem reproduzidos em diferentes lugares. 4.Considerar que a formação de professores só é possível com a presença de um especialista e, portanto, oferecer apenas alguns encontros durante o ano.

Definição O que é 5. Realizar encontros para ampliar os conhecimentos dos educadores interessados, por meio da leitura e análise conjunta de algum texto relevante na história da educação. O que não é 5. Realizar encontros somente com participantes que conhecem muito bem o livro escolhido para estudo e análise.

Imprescindível Aprofundar nas bases científicas de Comunidade de Aprendizagem (CA) Saber argumentar frente as ocorrências Distinguir teoria e “bla, bla, bla” Conhecer as Atuações Educativas de êxito (AEE) na teoria e na prática Saber praticar o diálogo igualitário Consultar a informação na rede de CA Refletir sobre a sua prática a partir das AEE Não agredir os valores das comunidades e seus grupos culturais Avaliar a formação pela melhora dos resultados

Participar nas Tertúlias Pedagógicas Dialógicas Adicionar informação na rede de CA Praticar os valores ensinados Desejável

Referências Bibliográficas