Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Educação no contexto do Trabalho
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Perfil do Profissional
1.199,994 mm 100 anos depois da Guerra do Contestado - A gestão social como estratégia de avaliação da cidadania e emancipação social: Um estudo de caso.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Endomarketing e Comunicação Interna
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
REDE.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Democracia.
Participação pública e educação no Planejamento Ambiental Planejamento Ambiental 9º Semestre 2012/1.
CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE SAÚDE – CEBES SEMINÁRIO SAÚDE E DEMOCRACIA: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E INSTITUCIONALIDADE DEMOCRÁTICA Conselhos e Conferências.
Sociologia Por quê?.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Cidadania.
Análise de Redes Sociais
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Formação política e cidadania: os conselhos municipais como referência.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
PROCESSO PENAL DIRCEIA MOREIRA.
Fonte principal: “A Inclusão do Outro” (1999)
Comunicação e Redação Empresarial
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão.
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
Rejane de Oliveira Pozobon
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
Questões introdutórias
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Redes Sociais e Sistemas Multiagentes
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Profª Camila Taquetti TRABALHO EM REDE: um desafio e uma necessidade ao atendimento social.
Revisita ao PPP.
O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES EM UMA DEMOCRACIA MODERNA 11 de MARÇO de 2016 Antônio Marcos Umbelino Lôbo.
Qual a utilidade da isenção de Impostos para aquisição de veículos para as pessoas com deficiência Kátia Ferraz Ferreira Presidente do CVI-BH Diretora.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
1 TERCEIRO SETOR: Programa de Voluntariado da Classe Contábil Contador PEDRO GABRIL KENNE DA SILVA
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão social Uma das premissas que facilitam o processo de desenvolvimento local por meio de decisões concertadas de modo deliberativo, entre a sociedade civil e o poder público é a proximidade entre a autoridade pública e a população. As políticas públicas projetadas têm maior possibilidade de adequação às necessidades da população. Várias são as possibilidades metodológicas para que o processo de interação sociedade-poder público possam vir ao encontro das necessidades de um lugar. Cidadania deliberativa significa, em linhas gerais, que a legitimidade das decisões políticas deve ter origem em processos de discussão, orientados pelos princípios da inclusão, do pluralismo, da igualdade participativa, da autonomia e do bem comum. Para entendermos esta possibilidade decisória, estruturamos a redação deste item em outros dois: (a) recuperar os conceitos de esfera pública e sociedade civil para então definirmos em (b) os conceitos de liberalismo e republicanismo, basilares para a compreensão do significado de cidadania deliberativa. TENÓRIO, Fernando Guilherme Tenório et al. Gestão Social e Desenvolvimento Local.

Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão social Esfera pública Sociedade civil Poder público Sindicatos Esfera privada Executivo ONGs Legislativo Judiciário Associações Política pública TENÓRIO, Fernando Guilherme Tenório et al. Gestão Social e Desenvolvimento Local.

Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão social Esfera pública e sociedade civil. Esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomada de posição e opiniões; nela os fluxos comunicacionais são filtrados e sintetizados a ponto de se condensarem em opiniões públicas enfeixadas em temas específicos. O conceito de esfera pública pressupõe igualdade de direitos individuais (sociais, políticos e civis) e discussão, sem violência ou qualquer outro tipo de coação, de problemas através da autoridade negociada. Portanto, a esfera pública é o espaço intersubjetivo, comunicativo, no qual as pessoas tematizam as suas inquietações por meio do entendimento mútuo. A sociedade civil compõe-se de movimentos, organizações e associações, os quais captam os ecos dos problemas sociais que ressoam nas esferas privadas, condensam-nos e os transmitem, a seguir, para a esfera pública política. O núcleo da sociedade civil forma uma espécie de associação que institucionaliza os discursos capazes de solucionar problemas, transformando-os em questões de interesse geral no quadro de esferas públicas. TENÓRIO, Fernando Guilherme Tenório et al. Gestão Social e Desenvolvimento Local.