II Seminário para Professores Ingressantes A Universidade no século XXI e a Educação Superior no Brasil Bagé, 26 e 27 de julho de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
Instrumentos de Avaliação - MEC
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
SINAES: Concepções e Diretrizes
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
Autoavaliação Institucional e a CPA
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Universidade Federal de Uberlândia
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Ensino Médio e Educação Profissional
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Ministério da Educação
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Antonio Heronaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catrina.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
REUNE E O NOVO DESENHO PARA A. DIRETRIZES-DECRETO 6.096/07 Reduzir taxas de evasão, ocupar e aumentar vagas (noturno); Ampliar a mobilidade; Revisar a.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

II Seminário para Professores Ingressantes A Universidade no século XXI e a Educação Superior no Brasil Bagé, 26 e 27 de julho de 2011

“ A universidade, longe de poder resolver as suas crises, tem vindo a geri-las de molde a evitar que elas se aprofundem descontroladamente, recorrendo para isso à sua longa memória institucional e às ambigüidades do seu perfil administrativo. Tem-se tratado de uma atuação ao sabor das pressões (reativa), com incorporação acrítica de lógicas sociais e institucionais exteriores (dependente) e sem perspectivas de médio e longo prazo (imediatista).” SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. Porto, Edições Afrontamento, 1994

Concepções referenciais e contexto mundial Plano Nacional de Educação As políticas de ES em curso Reconfigurações na política pública e nos projetos institucionais de formação

Planos Institucionais Projetos de Formação normas >>> critérios planos >>> metas EducaçãoSuperior REALIDADE CONDICIONANTES POLÍTICOS E ORGANIZACIONAIS TEORIA DOUTRINA

Educação Superior: “zona em obras”  Um novo espaço sociopolítico  uma área de cooperação/competição que altera o poder regional e das nações  as instituições são forçadas a discutir questões que antes as dividiam ou diferenciavam  uma nova Economia global do Conhecimento  planos de formação  mobilidade acadêmica  empregabilidade

 Desenvolvimento social e econômico  Formação Política  Formação Ético-cultural  Formação de professores e produção de conhecimentos e tecnologia para a Educação Básica  Formação científico-tecnológica e profissional  Produção da Cultura & Arte  Produção da C & T  Demanda popular Cidadania Humanidade Trabalho Soberania Sustentabilidade Justiça Social

 Massificação  Internacionalização - Transnacionalização  Reconfiguração dos sistemas educacionais  papel do Estado e da sociedade  diversificação institucional  diferenciação programática  modelos gestão universitária

A nova dinâmica da ES e da pesquisa para a mudança e o desenvolvimento da sociedade 1. Responsabilidade social da ES 2. Acesso, igualdade e qualidade 3. Internacionalização, regionalização e globalização 4. Aprendizagem, pesquisa e inovação

1. Responsabilidade social da ES A ES como bem público é responsabilidade de todos os interessados, principalmente dos governos... Ampliar o entendimento sobre questões multifacetadas que envolvem as dimensões sociais, econômicas, científicas e culturais, além da capacidade de responder a elas. Conhecimento global para enfrentar os desafios globais (segurança alimentar, mudanças climáticas, gestão hídrica, diálogo intercultural, energia renovável e saúde pública)

1. Responsabilidade social da ES formar sólidas capacidades para o mundo presente e futuro contribuir para a formação de cidadãos éticos, comprometidos com a construção da paz, o bem-estar e a defesa dos direitos humanos, inclusive a igualdade de gênero. mais informações, abertura e transparência em relação às diferentes missões e ao desempenho de cada instituição A autonomia é um requisito essencial para realizar as missões institucionais promovendo qualidade, relevância, eficiência, transparência e responsabilidade social.

2. Acesso, igualdade e qualidade  acesso com equidade: garantir o sucesso  maiores taxas de participação na ES, mas grandes disparidades no mundo, nas regiões e entre os grupos sociais  metas de equidade e qualidade, simultaneamente!  diversidade de instituições com variedade de mandatos para distintos tipos de estudantes  formação de professores e técnicos para as novas funções  planejamento da Educação (EPT, EAD, TIC, avaliação,...)

3. Internacionalização, regionalização e globalização  solidariedade e respeito mútuo  transferência de conhecimento transnacional; circulação de cérebros e amenizar o êxodo intelectual  mobilidade acadêmica mais ampla e equilibrada; colaboração multilateral e multicultural  parcerias diversificadas em pesquisa de alta qualidade e produção de conhecimentos em escala regional e global  sistemas de credenciamento e garantia de qualidade X prestadores espúrios (inclusive em ES transnacional)  Cooperação regional com reconhecimento e garantias da qualidade; governança e P&D

4. Aprendizagem, pesquisa e inovação  parcerias com a comunidade e outras IES  equilíbrio entre pesquisa básica e aplicada com flexibilidade e interdisciplinaridade a serviço da sociedade  liberdade acadêmica  bolsas de apoio à pesquisa  lidar com questões do bem-estar da população  conhecimentos tradicionais – desafios emergentes  recursos eletrônicos para o ensino, a pesquisa e a extensão

 Elitista  oferta muito restrita e privatizada  Estado com precária função regulatória  regras/normas difusas e confusas  burocracia cartorial < controle com avaliação e supervisão  centralização < descentralização, responsabilização  Limitada diversificação institucional ( banalização do conceito de universidade e de produção acadêmica)  Baixa diferenciação programática (objetivos, estruturas e programas acadêmicos )  Restrições à produção e disseminação do conhecimento  Baixa profissionalidade/profissionalização dos acadêmicos

 profissionalização precoce visão de mundo simplificada falta de formação geral mais ampla (conhecimento generalista e humanista; linguagens e tecnologias contemporâneas)  grande influência das corporações profissionais regras de expansão duração carga horária corpo docente  Contradições: formação X exercício da profissão Problemas do ensino de graduação no Brasil

 Matriz profissionalizante X mercado de trabalho 6% da população com 23+ tem ES baixa matrícula em alguns cursos das 43 profissões regulamentadas (+73 tramitando) 10/43 profissões regulamentadas não tem DCN os 10 cursos com mais graduados são em profissões regulamentadas (67,4% do total) Problemas do ensino de graduação no Brasil

 Formação X ocupação ocupações no CBO (IBGE) 485 denominações diferentes em cursos (INEP/CES, 2004) DESOCUPADOS: 20-25% das pessoas com 23+ e graduadas Baixa relação entre curso de graduação X ocupação Alta diversidade de ocupações dos graduados de cada curso 72,7% da elite gestora não tem ES (57-70% no público; 73% no privado) Problemas do ensino de graduação no Brasil

DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Expansão do ACESSO com condições de trabalho acadêmico + Garantia de QUALIDADE relevância social do trabalho acadêmico

Democratização do ACESSO  maior oferta de vagas  condições da oferta  região e localização das IES  tipo de instituição, curso ou atividade  financiamento  ações afirmativas e assistência estudantil  qualidade e eqüidade

Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta. 12.3) Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais nas universidades públicas para 90% (noventa por cento), ofertar um terço das vagas em cursos noturnos e elevar a relação de estudantes por professor para 18 (dezoito), mediante estratégias de aproveitamento de créditos e inovações acadêmicas que valorizem a aquisição de competências de nível superior. 12.7) Assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.

12.8) Fomentar a ampliação da oferta de estágio como parte da formação de nível superior. 12.9) Ampliar a participação proporcional de grupos historicamente desfavorecidos na educação superior, inclusive mediante a adoção de políticas afirmativas, na forma da lei ) Assegurar condições de acessibilidade nas instituições de educação superior, na forma da legislação ) Fomentar estudos e pesquisas que analisem a necessidade de articulação entre formação, currículo e mundo do trabalho, considerando as necessidades econômicas, sociais e culturais do País.

A Formação Acadêmico-Profissional da Educação Superior  Uma nova relação com o Conhecimento  As Diretrizes Curriculares Nacionais para a ES - Como estruturar os PPC ?  ciclos de formação  eixos temáticos, módulos e disciplinas  problemas  projetos  vivências  núcleos/troncos de formação  grupos de estudo

Sobre o conteúdo/objeto da FORMAÇÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR com excelência acadêmica - Saberes da EDUCAÇÃO SUPERIOR - Humanidades, Ciências e Artes - Saberes + práticas PROFISSIONAIS - Como planejar, conduzir e avaliar as práticas do/a graduado em..? - Como organizar e gerir a organização onde trabalha o/a...? - Como exercer o/a... pode/deve exercer sua autoridade profissional?

Problematizar... e Propor novas perspectivas de análise e de ação para reinventar a educação superior brasileira Eis o desafio dos novos Professores da UNIPAMPA!