Administração Financeira – I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Administração Financeira e Orçamentária
Trabalho de Administração Financeira – I PI do 2º semestre
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
Análise Financeira do Empreendimento
FINANÇAS CORPORATIVAS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Administração Financeira
Departamento Jurídico-Financeiro
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Administração Financeira
Capital de terceiros / custo de capital de terceiros
Fontes de Financiamento
Demonstrações Contábeis
Estrutura do Balanço Patrimonial
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
Fundamentos do Capital de Giro.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Princípios Básicos de Finanças
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Análise do fluxo de caixa da empresa
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
TIPOS DE EMPRESAS.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Etapas do processo orçamentário
Administração Financeira
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Objetivos de aprendizagem
Finanças e Empresas. Modalidade Jurídica de Organização
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PAPEL E ATIVIDADE DAS FINANÇAS Acadêmicas: Marisete Jionkoski, Luriane Carminatti.
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Aula 01.
Integração das Demonstrações
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
FINANÇAS CORPORATIVA. José Augusto Canto Doutorando Gestão Empresarial – UTAD.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Administração Financeira e Orçamentária I
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CURSO DE CONTABILIDADE
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

Administração Financeira – I Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo E-mail prof.admricardo@usjt.br

1 – Fundamentos da Administração financeira Finanças Segundo Gtiman (2004:4): A arte e a ciência da gestão do dinheiro

1.1 – O Papel do Administrador Financeiro Principais Oportunidades em Finanças: Serviços Financeiros e Administração Financeira Oportunidades de Carreira em Administração Financeira: Analista financeiro, Gerente de investimento, Gerente de financiamento, Gerente de caixa, Analista/Gerente de crédito, Gerente de fundo de pensão e Gerente de operações de câmbio.

Modalidades Jurídicas da Organização Firmas Individuais Sociedade por cotas Sociedade por ações

Firma Individual Pontos Fortes Lucro fica com o proprietário Custo baixo da organização Facilidade de dissolução Independência Sigilo Pontos Fracos Responsabilidade ilimitada – Patrimônio Pessoal O poder limitado em captar recursos financeiros para crescimento Difícil carreira a longo prazo para os funcionários Tende a terminar com a morte do proprietário

Sociedade por Cotas Pontos Fortes Capacidade de captar mais recursos que as firmas individuais Poder de endividamento maior por ter mais sócios Maior disponibilidade de poder de gestão Pontos Fracos Poder ilimitado e talvez poderá que saldar a divida dos outros sócios A sociedade é dissolvida quando um dos sócios morre Dificuldade em liquidar ou transferir a participação de um dos sócios

Sociedade por Ações Pontos Fortes Responsabilidade limitada Vendas de ações Facilidade de transferência de ações Duração longa Contratação de profissionais de mercado Acesso a linha de crédito Pontos Fracos Não existe sigilo (demonstrações financeiras) Sujeita a uma maior regulamentação governamental Custo mais elevado da organização Impostos mais altos e dividendos tributados

1.2 - Finanças na Estrutura Organizacional da Empresa Firma Individual Exemplo N. 1 – Proprietário Exemplo N. 2 – Proprietário e Funcionário Exemplo N. 3 – Proprietário, supervisor ou gerente e funcionário

Sociedade por Cotas

Sociedade por Ações Acionista Conselho de Administração Proprietários --------------------------------------------------------------------------------------------------------- Administradores Presidente Vice-presidente: RH, Operações, Marketing e Sistemas de Informação Vice-presidente de finanças Tesoureiro: Gastos capital, Crédito, Operações de câmbio, Planejamento financeiro e Captação de fundos, Gerente de caixa e fundo de pensão Controller: Assuntos fiscais, Contabilidade de custos, Contabilidade gerencial e Contabilidade financeira

Formas e Conceitos Básicos das Entidades Instituições financeiras: bancos comerciais, cooperativas de créditos, financeiras. Mercados Financeiros: Mercado Monetário (Fundos de curto prazo até 1 ano) Títulos negociáveis: como as notas promissórias, letras do Tesouro, certificados negociáveis de depósito do governo Mercado de Capitais (Fundos de longo prazo 10 e 30 anos) obrigações e ações. Paga juros a cada 6 meses Cupom. Títulos da divida pública brasileira ou de empresas

Ciclo Financeiro das Organizações Para que uma empresa possa sobreviver no mercado, é necessário que tenha um equilíbrio em suas contas, ela deve manter um nível aceitável de capital de giro. Para isso, deverá escolher entre obter um grande lucro, associado ao alto risco e grandes dividas (passivo circulante), ou em obter um lucro menor, com risco baixo e mais contas a receber (ativo circulante).

Ciclo Financeiro das Organizações Junto a esse processo o gestor financeiro deverá administrar seu estoque fazendo girar rapidamente as mercadorias, recebendo por elas o mais rápido possível e prolongando o pagamento das dividas. Esse tipo de administração de ativos e passivos circulantes tem que ser eficiente, pois trará os resultados exigidos pela empresa.

Ciclo Financeiro das Organizações Capital de Giro Ciclo Financeiro ou Conversão de Caixa * Estoques * Contas a Receber * Contas a Pagar

Ciclo Financeiro das Organizações Para a equipe de consultoria do Sebrae (2005), toda empresa, seja ela indústria, comércio ou serviço, deverá ajustar as suas necessidades dentro de seu ciclo financeiro. Para isso é necessário primeiramente fazer um levantamento de suas compras e contas a pagar e a receber. Uma redução dos prazos de recebimentos e um aumento dos prazos de pagamentos podem ajudar em uma menor dependência de recursos. Caso a empresa não possua recursos financeiros necessários para se manter, deverá buscar esses recursos junto aos bancos ou empresas de Fomento Mercantil, sempre procurando o menor juro possível para elevar o mínimo possível esse passivo que se forma.

Bibliografia Gitman, Lawrence Jeffrey. Princípios de Administração Financeira, 10ª edição, tradução técnica Antonino Zarotto Sanvicente, São Paulo: Addison Wesley 2004. (Pearson) Capítulo N. 01