Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta

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Transcrição da apresentação:

Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta Processos de Emancipação: a construção de propostas para EJA

Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível Leitura deleite: Mudança – Clarice Lispector Avaliação do Seminário “Perfil do Educando e da Educanda da EJA” – 08.04.2014 (Anhembi) Elaboração coletiva de proposta pedagógica emancipatória Organização dos Grupos de Trabalho Socialização das propostas elaboradas e discussões Avaliação

Conhecendo a realidade e reconhecendo a todos Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível Conhecendo a realidade e reconhecendo a todos Primeira etapa: Reencontro com o Projeto Político-Pedagógico. Para construir uma identidade coletiva. Gerindo um projeto, unindo vozes e criando consensos.

Do estudo da realidade ao planejamento e à execução de ações Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível Do estudo da realidade ao planejamento e à execução de ações Segunda etapa: O estudo da realidade Para onde dirigir o olhar: A comunidade em que está inserida; As práticas pedagógicas que nela se desenvolvem;

Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível A forma como se organiza e como se dá a convivência em seu interior, a maneira como a comunidade está presente na escola; As entidades educativas existentes fora da comunidade escolar; As possíveis alianças com entidades e instituições afins.

Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível Esse estudo poderá ser realizado por meio de: Pesquisas sociodemográficas; Pesquisa de opinião; Oficinas culturais; Mapa ocupacional.

b) Analisando dados, extraindo indicadores Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível b) Analisando dados, extraindo indicadores Por onde começar o trabalho? Como definir objetivos gerais? Quais são as prioridades? Em nome de quem serão definidas? Como conduzir as práticas pedagógicas e organizar a escola de acordo com sua identidade?

c) Estabelecendo alianças, construindo alternativas Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível c) Estabelecendo alianças, construindo alternativas Articular as práticas formais e informais de aprendizagem é uma das maneiras de pensar a educação para a vida toda.

Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível d) Tomando decisões e definindo ações de curto, médio e de longo prazos Momento de estabelecer um plano de ação; Coletividade; Solidariedade; Cooperação.

e) Práticas inovadoras, um movimento constante Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível e) Práticas inovadoras, um movimento constante Trocas constantes de experiências entre os professores e os educandos; Pesquisa e organização de fontes e materiais que possam subsidiar o processo de construção e acompanhamento; Organização de seminários;

Caminhos para elaboração coletiva de uma proposta – Um roteiro possível Palestra com convidados; Troca de experiências com outras UEs; Organização dos materiais produzidos de modo que todos os envolvidos tenham fácil acesso.