para Políticas Públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO (SUSTENTÁVEL)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
Necessidade de mudança na gestão para acompanhar a sociedade
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Desafio das novas tecnologias
Democracia Eletrônica no Brasil: Democracia Eletrônica no Brasil:
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Políticas Públicas.
Caderno de Textos: Subsídios para debates
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Políticas públicas e cidadania
Tendências da Gestão Pública nos Países da OCDE
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Bases da Promoção da saúde
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
Governo e governação do ensino superior A reconfiguração da gestão universitária em Portugal António M. Magalhães e Amélia Veiga Reitoria da Universidade.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Educação Cooperativista
Sociedade Civil, Democracia e Desenvolvimento Hermílio Santos.
GESTÃO DA QUALIDADE.
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS PARA A DEMOCRACIA DA INCLUSÃO DIGITAL Prof. Orides Mezzaroba Universidade Federal de Santa Catarina.
Estratégias voltadas para as Pessoas Centralizada na pessoa dos Pobres, que são os mais capacitados de mudar sua situação Comissão para promover a Mudança.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências
Governo Aberto [origens do debate, conceitos e ideias pelo mundo] Fernanda Campagnucci 1 Encontro com agentes públicos municipais Abril de 2015.
Ministério da Cultura.
Rejane de Oliveira Pozobon
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
RSA C.ORGANIZ. ESTRATÉGIA TGARH-1 RH-2 PSICOLOGIA ETC.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
A Política Nacional de Humanização
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
twitter.com/funasa.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

para Políticas Públicas Participação Social e novos paradigmas para Políticas Públicas

Qual a função do acervos e de acervos digitais? Qual a função de um layer social aplicado a esses acervos digitais? Qual a importância da participação social?

Diversas agendas Agenda participativa de empoderamento e participação social para ampliação da garantuas de direitos e trasnformacaio social para inclusão. e outra agenda que vê a participação enquanto inclusão no mercado de consumo, e ampliação de desenvolvimento econômico e de mercado.

História do Estado, modelos de governança e governo civil. Democracia representativa e crise de legitimidade; O voto e outras formas de participação; Participação centralizada, descentralizada e distribuida. Globalização, sociedade disciplinar e complexidade; Pressão entre democracia representative e direta mudando modelos de governança; Tríplice inclusão e indissociação entre política e gestão e tranversalidade; Democratização no cotidiano- um experiência diária de exercício da democracia.

Modelo de Tomada de Decisão consenso consentimento Voto Consultivo 2 Apropriação Consultivo 1 Executivo Tempo

Modelos de participação – Sarah White Participação nominal: É frequentemente utilizada por atores influentes para dar legitimidade aos planos de desenvolvimento. Mais expositiva e promove menos mudança. Participação Instrumental: Vê a participação da comunidade que está sendo usado como um meio para um fim declarado - muitas vezes o uso eficiente das habilidades e do conhecimento dos membros da comunidade na implementação do projeto. Participação representativa: Envolve dar aos membros da comunidade uma voz na tomada de decisões e implementação de processos de projetos ou políticas que os efeitos. Para os mais influentes, participação representativa aumenta as chances de sua intervenção ser sustentável; para os menos influentes, pode oferecer uma chance para empoderamento. Participação transformadora: Resulta na capacitação dos envolvidos, e, como resultado altera as estruturas e instituições que levam à marginalização e exclusão.

Neste sentido a pergunta pesquisa é: Como um layer social aplicado a uma acervo digital pode produzir apropriação, co-gestão, cocriacao? O campo de colaboração quando aberto constrói democracia?