ESTATUTOS E PAPÉIS SOCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
A dimensão da pessoa humana
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Profª. Selma Maria da Silva
Comportamento Organizacional
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Agrupamentos sociais.
Comportamento Organizacional
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
PERSONALIDADE.
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
Conceitos Básicos Interação social Define o fundamento do fato social
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Comportamento Organizacional
Disciplina: Marketing Aula 1
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Teorias da Aprendizagem
I I- Oportunidade de Negócio Curso Técnico em Secretariado SENAC
Administração de Marketing I
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Gestão por Competências
A Sociedade humana: generalidades
O objecto da Psicologia
Caso Prático: Inquérito do ISGB. Caso Prático: Inquérito do ISGB QUESTIONÁRIO AOS DIPLOMADOS Este questionário tem por objectivo a caracterização.
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.
Sociologia das Organizações
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Motivados a enfrentar desafios
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Gestão Estratégica de Pessoas
A Modernização das Empresas
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Mentoring Coaching.
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
O GRUPO Interdependente Interação Unidade Reconhecível
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Definições Teorias da Motivação
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos.
Status e papel.
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
A educação como processo social
Comportamento Organizacional
Grupos sociais.
O Psicólogo preparando para a Aposentadoria
Envelhecimento Tarsila Cunha.
Socialização e integração social
Controladoria.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Teoria das Relações Humanas
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

ESTATUTOS E PAPÉIS SOCIAIS

O estatuto social pode ser: Adquirido  aquele que a pessoa possui tendo contribuído para a sua obtenção Atribuído  aquele que o indivíduo possui, sem ter feito nada para o adquirir Posição que o indivíduo ocupa na hierarquia social e que lhe confere determinados direitos; Indivíduo tem tantos estatutos consoante os grupos a que pertence; Conjunto de comportamentos que o indivíduo espera por parte dos outros tendo em conta a sua posição num grupo

Conjunto de comportamentos que o indivíduo apresenta como membro de uma sociedade/ contributo que cada um de nós dá à sociedade/ conjunto de comportamentos que os outros esperam de nós.

Cada pessoa desempenha vários papéis, o que pode gerar conflitos Inter-papeis  a satisfação das expectativas relativas a um papel implica a incapacidade de responder às expectativas dos outros. Ao optar, o conflito desaparece. Descontinuidade de papéis  quando se ocupa uma posição e por alguma razão tem que se mudar essa posição. Intrapapel  quando, por exemplo, o encarregado de uma secção de uma fábrica tem de assegurar o nível de produção e ao mesmo tempo proporcionar condições de apreciação do trabalho. Cada pessoa desempenha vários papéis, o que pode gerar conflitos

Trabalho elaborado por: Andrea Carvalho Nº 7 Catarina Simões Nº 9 12ºA