Os Jovens e os Media.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Nome do Município data. Nome do Município data.
PROJECTO DE EMPREENDEDORISMO «Viver o Verde» EB2,3 de Caldas das Taipas.
Currículo e Formação Docente
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Semana da Leitura O que é?
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Marco Doutrinal e Marco Operativo
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Introdução à Educação à distância
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Perguntas de Modelação
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Docência universitária: repensando a aula
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Faculdade Piaget - Brasil
A escola como agente de socialização
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Os Jovens e os Media

Definição de media “conjunto de técnicas de difusão de mensagens (culturais, informativas ou publicitária) destinadas ao grande público, tais como a televisão, a rádio, a imprensa, o cartaz; meios de comunicação de massas (imprensa, rádio, televisão, satélites de comunicação, etc.); do latim media, feminino de mediu, que significa meio;” Diciopédia 2002

Definição de media Media é o plural de medium. Os media possuem uma grande rapidez na divulgação de notícias, criam oportunidades de trabalho e transmitem programas com temas pedagógicos. “Medium faz basicamente referência aos meios da categoria tecnológica, ou seja, a toda a infra-estrutura constituída por equipamentos e suporte que permite transportar no tempo e no espaço uma determinada mensagem” (Silva, 1998, p. 140).

Os media como função educativa São escolas paralelas que não se cruzam. A escola tem que estar atenta ao papel que os media podem contribuir para a formação de jovens. Tavares (2004, p. 10) explica que “a escola pode contribuir para desenvolver atitudes de aprendizagem a partir da televisão, valorizando, por exemplo, os conhecimentos que os alunos adquiriram através desta modalidade, explicando saberes que, de outro modo, permaneceriam implícitos e, por vezes, pouco credíveis, dado que não foram transmitidos pela instituição que valida os saberes”.

Os media como função educativa Tentar interrogar os alunos para os conteúdos dos media é uma forma de torná-los mais reflexivos e com pensamento crítico sobre as informações que lhe são vinculadas. A escola e os media são duas instituições que deveriam andar juntas, pois atingem um número elevado de pessoas, educam, transmitem cultura, hábitos sociais, valores e atitudes. Só a parceria faria que a escola tornasse mais actual, atraente e cativante para os jovens.

Os media como função educativa Os media no contexto educativo É preciso usar de forma pedagógica Fornece ao aluno uma aprendizagem enriquecedora Facilita a compreensão e consolidação de conhecimentos

Os media como função educativa Apetrechar as escolas não basta. Silva (1998, p.206) “este tempo optimista reclama uma reflexão sobre a integração das tecnologias de informação e comunicação, dos media, na escola”. Para Porcher (1974, p. 169) o mais “importante é mostrar que a introdução dos meios audiovisuais na aula deu vida nova a certas práticas pedagógicas moribundas e revestiu de ouro os velhos trajes que caíam em farrapos”.

Os media como função educativa Silva (1998, p. 206) esclarece que a utilização dos media exige estratégias por parte do professor além é claro de equipamentos necessários a serem adquiridos pelas escolas. Refere três vectores importantes para a utilização dos media na escola:

Os três vectores importantes para a utilização dos media na escola “devem aparecer integrados no contexto do projecto curricular; o uso pedagógico dos media supõe um conjunto de decisões, processos e condições sobre a natureza do conhecimento pedagógico; devem inserir-se numa política de renovação pedagógica da escola”.

A aplicação dos media na escola há uma variedade de actividades possíveis de educação para os media. Não importa que tipo de actividade se utilize, desde que haja interesse para os alunos e que estes aprendam os conceitos básicos dos media. * identificar as partes de um jornal; * discutir diferentes notícias nos jornais diários, semanários, distribuição gratuita, regionais; * analisar como é comunicado uma notícia em diferentes media; * discutir a adequação de várias linguagens e acções dos media.

Reflexão A escola tradicional é baseada na informação e sua reprodução. A Escola dos dias de hoje exige a mobilização de saberes e o desenvolvimento de novas competências. Uma escola sem formação para os Media é uma escola "pobre". Quando os jovens trabalham em produtos mediáticos estão a reformular os seus saberes e os seus conhecimentos. João Merêncio, Emília Carvalho e Pedro Gonçalves (10º Ano H1) Jornal "A Ponte on line", da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa.

Elaborado por: Ana Rita Silva e Clarice Fonte Junho de 2005