TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Escola Superior de Educação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação no contexto do Trabalho
Linguística, Semântica e Terminologia
Habilidad lingüística comunicativa
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Está sujeita a três elementos fundamentais:
III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida Foto: Luís Pereira (2007)
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Gestão Estratégica de Pessoas
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Investigar, ensinar e aprender
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Docência universitária: repensando a aula
Concepções em Educação Matemática
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Tendências atuais do ECLE
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra II Seminário Internacional de Investigação Linguística Programa de Doutoramento em Linguística 18 e 19 de outubro de 2012 Instituto de Investigação e Formação Avançada -IIFA Universidade de Évora TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra

Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada Objetivo: fornecer uma visão geral sobre o conceito e aplicação da Linguística Aplicada (LA) A LA enquanto área científica (1) O que é a Linguística Aplicada? (2) Qual é a diferença entre Linguística e Linguística Aplicada? “uma área interdisciplinar de investigação e prática que aborda problemas práticos em relação à língua e à comunicação.” (Associação Internacional de Linguística Aplicada - AILA) LA: uma área académica de mérito próprio, com o seu próprio conjunto de preocupações, seus próprios periódicos académicos, associações profissionais, qualificações académicas e percursos profissionais. Linguística geral: abordagem da descritiva e teórica, abrangendo várias sub-disciplinas Linguística Aplicada: (1) aplicação da linguística geral ao seu uso prático (2) ‘irmã’ da linguística geral e não uma sub-disciplina “a investigação teórica e empírica de problemas reais cujo objeto central seja a língua” (Brumfit, 1995:27)

Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada Quais os domínios abrangidos pela LA? biologia, estudos culturais, economia, educação, filosofia, política, psicologia, sociologia, … Três áreas de prática profissional e académica na LA: Ensino e aprendizagem de uma segunda língua Língua e educação Políticas linguísticas (A) Ensino e aprendizagem de uma segunda língua o que ensinar e como ensinar: fonologia, morfologia, sintaxe, léxico, semântica, pragmática, psicolinguística, sociolinguística e análise do discurso. (B) Língua e educação educação de população migrante bilinguismo e multilinguismo literacia na língua nativa

Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada (C) Políticas linguísticas (1) o uso da língua em contextos profissionais e de trabalho (2) o planeamento linguístico à nível nacional e internacional e questões de políticas linguística (3) a preservação e perda da língua (4) a análise crítica do discurso Sub-disciplinas da LA? Estudos de Tradução Lexicografia Estilística Principais áreas académicas e de prática profissional na LA: - Metodologia de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira/Segunda Língua - Conceção de programas e materiais didáticos - Avaliação de competência linguística - Línguas para Fins Específicos - Aquisição de uma Segunda Língua - Políticas de língua e planeamento linguístico - Sociolinguística e Análise Crítica do Discurso - Estudos de Tradução - Lexicografia

Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada Metodologia de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira/Segunda Língua Investigação em sala de aula: investigação-ação e investigação experimental. Investigação-ação: geralmente qualitativa, conduzida por investigadores professores, análise de situação de ensino/aprendizagem Investigação experimental: geralmente quantitativa, análise de características linguísticas examinar e medir os fatores que influenciam o sucesso da aprendizagem da língua, as atitudes e perceções dos aprendentes e a interação em sala de aula Principais áreas: autonomia do aprendente; estilos e estratégias de aprendizagem de língua; o papel da memória e esquemas mentais; fatores afetivos; enquadramentos culturais; diferenças entre a língua nativa do aprendente e a língua-alvo.

Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada Conceção de programas e materiais didáticos - ordem e forma como o material didático deve ser apresentado ao aluno Avaliação de competência linguística - A competência para aprender línguas está relacionada com a inteligência geral ou é algo distinto? - Existe um subgrupo de competências que se combinam para criar uma capacidade subjacente para a aprendizagem de um idioma, ou seja, uma aptidão para línguas? - Como diferentes tipos de testes avaliam os diferentes tipos de competências linguísticas? - Até que ponto estes tipos de testes são indicadores fidedignos da competência linguística? Línguas para Fins Específicos - características dos diferentes tipos de linguagem com o propósito de ensinar os aprendentes que irão utilizá-los no seu dia-a-dia

Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada Aquisição de uma Segunda Língua Existe uma ordem natural de aquisição da língua que permanece constante através de todas as situações de aprendizagem? Até que ponto a aquisição de uma segunda língua se assemelha a da primeira língua? Como a língua é organizada na mente de uma pessoa que utilize mais do que uma língua (bi- ou multilinguismo)? Como os bilingues passam a utilizar uma outra língua em diferentes situações? Como pode o bilinguismo ser melhor estimulado? Como se processa a interiorização e a aprendizagem a partir da exposição a língua-alvo? Políticas de língua e planeamento linguístico - como a língua pode ser controlada a nível internacional, nacional e local Sociolinguística e Análise Crítica do Discurso - a variação na forma em que as pessoas usam a língua assim como a mudança linguística, como as pessoas utilizam a língua para criarem e manterem as estruturas e hierarquias sociais e a identidade pessoal

Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada - ACD: abordagem política na análise da relação entre a língua e a sociedade a fim de melhorar o desequilíbrio social e promover a justiça social Meios de comunicação: objetivos retóricos subjacentes e as posições ideológicas refletidas na cobertura jornalística e como os grupos mais poderosos procuram manipular a opinião pública Áreas semi-autónomas da LA: Estudos de Tradução - análise das escolhas do tradutor em relação ao público-alvo e as suas razões pessoais e ideológicas - impacto das traduções nos contextos socioculturais das línguas envolvidas - aplicações: preparação de auxiliares de tradução (dicionários, gramáticas, bancos terminológicos, tradutores automáticos, etc.) Lexicografia - prática de compilação de dicionários incluindo investigações sobre as decisões tomadas pelos lexicógrafos nas compilações e nas estratégias que os utilizadores de dicionários empregam na sua consulta