Decifração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Atendimento ao Aluno
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores
Enquanto isto na roça....
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
O direito de se alfabetizar na escola
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Caracterização do 2º ciclo
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Programa de Consciência Fonológica - Nível II - Clube do Shrek
João Costa FCSH – Universidade Nova de Lisboa
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
Caderno Interfaces Curriculares
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Teacher Marilisa Lichtenberg English
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Dominar regularidades ortográficas
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
A compreensão em Leitura
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy”
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
A aquisição da literacia: Percursos e Desafios Perdidos Ana Cristina Silva UIPCDE – Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento.
Apresentação dos projectos SPO – Pré-Escolar
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
Livro: Estratégias de leitura
Os conceitos de alfabetização
A apropriação do sistema ortográfico
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Relatório de Proposta de Projeto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Projeto Alicerces 2012/2013 Fátima Santos Lúcia Lopes Marisa Costa
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Replicação Metas Curriculares de Português
Ano 2 Unidade 1.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
Encontro com professores – Maio /11
Novo programa Língua Portuguesa
Reflexões sobre Produção Textual
PROFª. Leila de Souza Ganem
Domínio da Leitura e Escrita
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Didática da Alfabetização
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
A pré história da linguagem escrita
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Transcrição da apresentação:

Decifração

Decifração Decifração Grau de literacia Conhecimento Oral da Língua Motivação

Decifração Desde o momento em que aprendi a ler,o mundo imaginário dentro da minha cabeça ficou adornado com constelações de letras. [...]Era como se uma máquina se tivesse instalado entre as partes visual e cognitiva do meu cérebro para traduzir letras em sílabas... Orhan Pamuk (Istambul), Prémio Nobel da Literatura em 2006

Decifração Torna-se indispensável saber ler fluentemente e escrever de forma eficiente para a realização de muitas das actividades diárias, como ler um jornal ou verificar a bula de um medicamento, consultar o extracto bancário ou um horário de comboios, enviar uma mensagem escrita pelo telemóvel ou preencher a declaração de impostos, usufruir do prazer de ler um romance ou necessitar de estudar para um exame.

Ler é mais do que reconhecer uma sequência de palavras escritas. Alfabetização: aprendizagem do alfabeto e sua utilização como código de comunicação. Literacia: capacidade para compreender e usar a informação escrita. Ler é mais do que reconhecer uma sequência de palavras escritas.

Perante o mesmo texto, dois leitores podem obter níveis de compreensão diferentes e o mesmo leitor, perante dois textos distintos, pode atingir níveis de compreensão diferenciados

Texto A “ A Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) prevê para este ano uma colheita entre as 130 e as 150 mil toneladas, o que seria superior à produção do ano passado mas, ainda assim, muito inferior a 2004, informou Patrícia Vaz, secretária geral da ANP.” in Expresso on-line, 18 de Agosto de 2006

Texto B “ O objectivo é encontrar meios de utilizar a telomerase e outras proteínas teloméricas como novos e potenciais alvos para o desenvolvimento de terapias antiparasitárias, incluindo o desenho de fármacos de baixa toxidade para o organismo e mais eficazes no combate à doença.” in revista CH on-line, 18 de Agosto de 2006

A eficácia da aprendizagem da leitura depende de: • ensino eficiente da decifração; • ensino explícito de estratégias para a compreensão de textos; • contacto frequente com boa literatura.

Ler é mais do que reconhecer uma sequência de palavras escritas Ler é mais do que reconhecer uma sequência de palavras escritas. É construir o significado de um texto escrito e aprender a compreender textos. Ensinar a ler é ensinar, explicitamente, a extrair informação, isto é, dar às crianças ferramentas para abordarem os textos estratégica e eficazmente, compreendendo o que está escrito, tornando-se assim leitores fluentes

Decifração O desejo de aprender a ler é expresso pela maior parte das crianças antes de iniciarem formalmente a escolaridade. A vontade de aprender a ler esbate-se, muitas vezes, à medida que a aprendizagem da leitura se processa. O desencanto é motivado pela não consonância entre o que era esperado obter com a leitura e a roupagem mecanicista de que o seu ensino se revestiu.

Decifração Algures, entre o mundo esperado e a realidade encontrada, instala-se o desinteresse. Inverter este processo implica: 1 - Centrar o ensino da leitura na sua própria essência, no acesso ao significado do que está escrito; 2 - Promover o acesso no mundo imaginário que se antevia nas páginas escritas do livro de histórias ou na decifração do nome de algo de que tanto se gosta.

Decifração Ideias-chave A leitura - processo de compreensão que mobiliza simultaneamente um sistema articulado de capacidades e de conhecimentos. A motivação na aprendizagem desta competência condiciona as atitudes em relação à leitura, ao enriquecimento do vocabulário e no desenvolvimento de estratégias de compreensão do que se lê.

Decifração A leitura é uma competência linguística que tem por base o registo gráfico de uma mensagem verbal. Oralidade e escrita são dois usos linguísticos que, embora partilhando um objectivo, a comunicação verbal, possuem características distintas. O domínio da linguagem escrita depende sempre do conhecimento que o sujeito possui da vertente oral da língua.

Decifração Aprender a decifrar em Português implica aprender a relacionar os sons da língua portuguesa com as letras que os representam.

(representação gráfica da língua) Decifração Escrita Alfabética (representação gráfica da língua) Decifração Grafemas Padrões Fonológicos - fonemas - com significado

Decifração – escrita alfabética Para além do conhecimento da língua oral, saber ler implica conhecer a representação gráfica da língua - escrita alfabética, em que uma letra ou várias letras representam um som da fala. Numa língua de escrita alfabética, decifrar significa identificar as palavras escritas, relacionando a sequência de letras com a sequência dos sons correspondentes. Através do processo de decifração, o leitor converte grafemas (letras ou conjunto de letras) em padrões fonológicos que correspondem a palavras com um determinado significado numa língua.

Decifração Vias de Aprendizagem Via Lexical Via Sub-lexical Produtos (directa, rápida (indirecta, perceptiva e global) – e ortográfica) – reconhecimento reconhecimento global som/letra Produtos

Decifração - vias de aprendizagem No processo de decifração, consoante o leitor é mais ou menos fluente e a palavra mais ou menos conhecida, o leitor utilizará uma de duas vias: uma via de acesso directo ao léxico (lexical), que é directa, rápida e global ou uma via sub-lexical que é indirecta, perceptiva e ortográfica.

Decifração Estas duas vias não são alternativas independentes, mas estratégias complementares do mesmo processo. Um leitor fluente usa a via mais eficaz em cada situação, a via lexical ou a via de tradução fonológica. A identificação automática, rápida e eficiente do significado das palavras é a meta do ensino da decifração. Aprender a decifrar é aprender a transformar grafemas em palavras reconhecíveis numa língua.

Decifração Processos Adivinhar pelo contexto; Reconhecer características visuais no material gráfico; Procurar no “depósito” do vocabulário visual; Analisar segmentos silábicos e fonémicos; Identificar a forma das letras; Reconstruir cadeias de sons; Reconhecer conteúdos semânticos.

Decifração Antes da decifração A facilidade em aprender a decifrar depende essencialmente dos conhecimentos linguísticos que possui, do grau de comportamentos emergentes da leitura e da consciência fonológica.

Decifração Na aprendizagem da decifração: • Desenvolver a linguagem oral (ênfase especial para o conhecimento lexical); • Promover na criança o prazer da leitura pela voz dos outros; • Favorecer a descoberta pela criança dos princípios que regem a língua escrita: a escrita contém significado; a escrita é permanente; a escrita é regulada por princípios gráficos; • Desenvolver a consciência fonológica.

Decifração Os objectivos do ensino da decifração: Identificar rápida e eficazmente palavras conhecidas; Evocar a ortografia (soletração) e o significado de palavras conhecidas; Encontrar o significado e a forma de produção de palavras desconhecidas - Recodificação fonológica – Processo cognitivo este que permite converter a sequência de grafemas numa sequência fonológica, permitindo a identificação da palavra escrita.

Decifração Estratégias a promover no ensino da decifração: • de reconhecimento global das palavras; • de correspondência som/letra; • de automatização da correspondência som/letra; • de antecipação/chaves contextuais (Leitura de palavras em contexto); • de explicitação da relação entre consciência fonémica e capacidade para ler palavras; • de leitura de unidades ortográficas, indutoras da regra.

Decifração As actividades promotoras da aprendizagem da leitura devem ocorrer em contexto de leitura significativa para a criança e não como actividades mecânicas e repetitivas. Não separar as actividades de decifração do verdadeiro sentido da leitura: a Compreensão.

PERRENOUD, Philippe. (1999) Construir as competências desde a escola PERRENOUD, Philippe. (1999) Construir as competências desde a escola. Artmed Editora, Porto Alegre. POSLANIEC, C. (2005) Incentivar o Prazer de Ler. Edições ASA SILVA, Maria Encarnação. (2007) O Ensino da Decifração. PPT-PNEP Silva, Maria Encarnação. (2007) O Ensino da Decifração : actividades práticas. PPT-PNEP Silva, Maria Encarnação. (2007) Compreensão leitora. PPT-PNEP SIM-SIM, Inês. (2006) O percurso do aprendiz de leitor. PPT SIM-SIM, Inês. (2006) Ler e Ensinar a Ler. Edições ASA