ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto de Strategic Sourcing
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Disciplina: Negócios Internacionais
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Administração Estratégica Conceitos
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO
Estratégia Empresarial Capítulo 4
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Estratégia Empresarial
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Estratégia Empresarial Capítulo 6 Integração Vertical
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Administração Estratégica João Carlos Bragança
E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo A Estruturação do Negócio Tema 3.2.
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Daciane de Oliveira Silva
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
CAPÍTULO 7 GERINDO ACORDOS COOPERATIVOS INTERNACIONAIS.
Análise da Indústria e da Concorrência
Estratégias de Aquisição e Restruturação
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
Estratégia Empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
Diversificação como estratégia de crescimento
Administração da Produção I
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Internacionalização de PMEs
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Plano de Negócio Elber Sales.
Estratégias do agronegócio
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
E-Business a Nova Economia
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Estratégia Corporativa
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
Estratégia Organizacional
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Seminário Avançado - Eletiva A
Planejamento e estratégia
Seminário Avançado - Eletiva A
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Internacionalização. INTERNACIONALIZAÇÃO “É um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Estratégia Organizacional
Formulação de Estratégia
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Estratégia de Operações
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento e Estratégia
Análise do Ambiente Competitivo
Estratégias e Políticas Empresariais
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Evolução Histórica Pré-História
Estratégias de Aquisição e Reestruturação
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Capítulo 9 Desenvolvimento Empresarial João Pedro Couto

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Análise da Empresa Produtos-Mercados Desenvolvimento Empresarial Diversificação Análise Estratégica Internacionalização Integração Vertical Estrutura Organizacional Política de Gestão Organização e Implementação Estratégia em Portugal Formulação da Estratégia 1.1

Desenvolvimento empresarial Uma vez formuladas as orientações estratégicas da organização, é necessário definir as vias de desenvolvimento empresarial mais adequadas para as pôr em prática. Produtos-mercados Desenvolvimento interno Estratégia dos Negócios Integração vertical Internacionalização Desenvolvimento externo Aquisição de funções Alianças estratégicas Transacções no mercado Estratégia Corporativa Diversificação Naturalmente, as modalidades de desenvolvimento empresarial não são mutuamente exclusivas. 1.2

Diferenças entre modalidades As várias modalidades de desenvolvimento empresarial diferem entre si no grau de controlo estratégico e no grau de integração estratégica. Grau de internalização do desenvolvimento Menor Maior A aquisição é geralmente preferível ao desenvolvimento interno se o valor de compra for baixo e/ou se houver imperfeições no mercado de empresas. Depois, deve-se ponderar a opção da aquisição versus fusão.

Benefícios do desenvolvimento empresarial Da análise dos méritos e deméritos relativos de cada modalidade deve resultar o reconhecimento da melhor alternativa e a identificação dos eventuais problemas na sua adopção. Os benefícios do desenvolvimento empresarial tendem a divergir de acordo com a modalidade seguida. Novas competências centrais Maior estabilidade Investimento gradual Sinergias comerciais e tecnológicas Rapidez de entrada Acesso a competências complementares Melhoria da competitividade conjunta Benefícios financeiros Acesso a novos mercados Crescimento sem estabilidade Acesso a tecnologias complementares Maior flexibilidade operacional Aproveitamento de competências centrais alheias Concentração dos recursos próprios

Processo de aquisição Uma aquisição é um processo que tem início antes da intenção de compra se tornar pública e que termina depois da entidade adquirida ter sido bem integrada. Na selecção das empresas candidatas à aquisição devem predominar critérios de natureza estratégica.

Valorização da aquisição A valorização da empresa a adquirir deve entrar em linha de conta com diversos factores, entre os quais se inclui a estimativa da perca de posição competitiva dos rivais. O impacto interno difere do impacto externo da aquisição. Finalmente, a integração pós-aquisição deve ser bem implementada, para garantir o sucesso efectivo da operação.

Alianças estratégicas Empresas criam alianças estratégicas para complementar competências na prossecução de um objectivo comum. As alianças estratégicas diferem em função do grau de flexibilidade da relação e da extensão dos recursos envolvidos. As alianças também diferem ao longo da cadeia operacional.

Cooperação e competição entre aliados Numa primeira fase, as empresas aliam-se num espírito de cooperação, mas, numa segunda fase, tentam diferenciar-se dos parceiros e voltam a competir no mercado. As alianças estratégicas têm pois um impacto na natureza competitiva da indústria a dois níveis: Competição entre grupos de alianças estratégicas Competição dentro das alianças estratégicas

Evolução do desenvolvimento empresarial A adopção das vias de desenvolvimento deve ser gerida de uma forma dinâmica, em sintonia com a evolução do meio envolvente e das capacidades da empresa. Enquanto o desenvolvimento interno faz mais sentido nas fases de introdução e crescimento do ciclo de vida, as aquisições e fusões são mais adequadas à maturidade e declínio. Já as alianças podem ser adoptadas em todo o ciclo de vida.

Redução do desenvolvimento empresarial O grau de desenvolvimento empresarial da organização pode ser reduzido de várias formas: Através da cisão de operações Através da alienação de empresas Através da dissolução de alianças estratégicas