Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

1.
OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
CIDADANIA  PARTICIPAÇÃO DEMOCRACIA DESCENTRALIZAÇÃO CARTA MAGNA
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Programa de Ética e Cidadania
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde: bem público global e direito fundamental
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Édina Maria Silva de Paula
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Profª Maria Cecilia Ziliotto
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Projeto de saúde e qualidade de vida
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
A primeira infância,cidadania já.
Conhecendo a Carta da Terra
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
“Os Incríveis”.
PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO.
Direito da Infância e Adolescência
Sistema Único de Assistência Social
Estatuto da Criança e do Adolescente
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
TRABALHO DO MENOR.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Escola de Formação Política Miguel Arraes
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Politica de Assistência Social
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Paralelo das principais Leis
Ministério Público do Trabalho
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Comunidades Tradicionais
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal CONFERÊNCIA REGIONAL DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 15 e 16 de Junho / 2009 Caicó / RN Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal

“Promoção e Universalização de Direitos num Contexto de Desigualdades” Esp. Sandra Rosário Pereira Assistente Social

Direitos, o que são? Íntegro, probo, justo, honrado. (aurélio) Diz respeito a garantia das necessidades humanas Relaciona-se com diversas áreas, que se expressam nas políticas públicas: saúde, educação, assistência, lazer, habitação. Políticas integradas, que se relacionam, promovendo o bem-estar social. Trata-se de garantias individuais, de reconhecimento das singularidades com vistas a diversidade e as condições específicas de SER SOCIAL. Ao enfrentamento da exclusão social, que deixa o ser humano a margem dos direitos.

Ser Humano – Ser de Direitos O que quer dizer? Quer dizer que todos nós (seres humanos) temos desejos, necessidades, que devem ser satisfeitas (garantidas), preservadas, respeitadas, não violadas. O Homem, a mulher, a Criança, o idoso, o deficiente, o privado de liberdade, o homossexual, o negro, o “doente”, o morador de rua, a profissional do sexo, todos eles necessitam de respeito, de reconhecimento. Todos também são diferentes, e essa “condição de ser” reforça a premissa de que: “somos iguais em nossa integralidade e em nossos direitos, e somos diferentes em nossas singularidades” Esse “estado de ser” que nos diferencia, relaciona-se a diversidade

Promover Direitos Humanos Enfrentar as desigualdades, não se trata de tese utópica. A democracia aponta para isso. Desconcentrar riquezas, redistribuir riquezas Por trás das violações de direitos por parte das famílias, há toda uma complexidade que não podemos perder de vista. A negligência, o abandono, a violência,... No geral faz-se presente em contextos de desigualdades, de concentração de bens por uma pequena minoria, e de prevalência de pobreza, miséria dentre outras questões sociais por uma grande maioria. Os direitos humanos apontam para uma sociedade, justa, diversa, livre. É a própria cidadania.

Universalização dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Garantia na perspectiva da integralidade de todos os direitos Políticas públicas na perspectiva de direitos humanos de crianças e adolescentes que produzam o rompimento das condições de miséria, vulnerabilidades e riscos em que se encontram milhares de crianças e adolescentes na sociedade. Tirar a criança do trabalho, da exploração, garantindo educação pública de qualidade, proporcionando a família condições dignas de sobrevivência, sem necessitar da criança sair da escola para contribuir no sustento familiar. Garantir as famílias, sobretudo as destituídas de direitos, condições de proteger e cuidar de sua prole, de seus filhos. Promover a Convivência Familiar e Comunitária Credibilitar e proporcionar políticas públicas e universais, e não política pobre para pobre.

Que direitos fundamentais são previstos no ECA? Vida e Saúde Art. 7 e 14; Alimentação Art. 7, Parágrafo 3º; Liberdade, Respeito e à Dignidade Art. 16, 17 e 18; Convivência Familiar e Comunitária Art. 19; Educação, Cultura, Esporte e Lazer Art. 53; Profissionalização e Proteção ao Trabalho Art. 60;

Identidades diversas (raça, etnias, gênero, regiões); Como promover Direitos Humanos de crianças e adolescentes em uma Sociedade Desigual? Reconhecendo que há em nossa sociedade: Grupos populacionais historicamente excluídos (mais pobres); Identidades diversas (raça, etnias, gênero, regiões); Práticas culturais múltiplas (indígenas, ribeirinhos, deficientes, quilombolas, ciganos, moradores de rua,...).

O que deve balizar a construção de diretrizes que alcance a todos em meio à desigualdade social? Assegurar o princípio da proteção integral e prioridade absoluta no atendimento das políticas públicas; Buscar e promover a inclusão de segmentos excluídos; Romper com as condições que permitem a reprodução da miséria, das múltiplas formas de violência e de discriminação.

É Dever de Quem? Da sociedade, do poder público, das instituições, da sociedade e da família.... respeitar, promover, praticar, direitos humanos Ao poder público a transparência na aplicação dos recursos – Instituição do OCA (Orçamento Criança e Adolescente Ao Ministério Público na fiscalização dos recursos, Aos conselhos de direitos no controle social das políticas públicas com participação da sociedade

É Dever de Quem? As instituições, respeito a condição peculiar, não discriminação A sociedade, a participação na vida comunitária A família, o afeto e cuidado, a não rejeição, negligência e abandono de seus filhos

A Ética Universal dos Direitos Humanos “Os Direitos Humanos apontam para uma ética plural e continental de não violência, de liberdade e de respeito as diversas culturas, matéria prima da existência humana”.

Muito Obrigada! sanrosp@yahoo.com.br sanrosp@hotmail.com Sobre dizer que a criança e o adolescente são cidadãos do futuro: “As crianças e adolescentes são sujeitos (cidadãos) presentes, seus direitos devem ser garantidos no presente, e não porque serão futuros cidadãos” Muito Obrigada! sanrosp@yahoo.com.br sanrosp@hotmail.com