5ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS

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Transcrição da apresentação:

5ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS Construção de processos educativos a partir de competências profissionais Maceió 23 de novembro de 2006

Metodologias de elaboração de perfis de competências profissionais

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz condutivista ou behaviorista Matriz funcionalista Matriz construtivista Matriz crítico-emancipatória

Metodologias para identificação de competências profissionais Investigação dos processos de trabalho: - condição primeira para se identificar o perfil profissional de competência - variações conforme a metodologia utilizada

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz condutivista ou behaviorista: - Fundamentada na psicologia de Skinner e na pedagogia dos objetivos de Bloom e outros autores. - Guarda forte relação com o objetivo da eficiência social. - Objeto de análise: posto de trabalho e a tarefa - Método da análise ocupacional.

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz condutivista/behaviorista – visão da competência: “Características de fundo de um indivíduo, que guardam relação causal com o desempenho efetivo ou superior no posto” (Boyatzis) - A competência é, sobretudo, uma habilidade que reflete a capacidade da pessoa e descreve o que ela pode fazer, não necessariamente o que faz. Diferenciam um desempenho superior de um mediano ou pobre.

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz funcionalista: Base no pensamento funcionalista e fundamento metodológico-técnico na Teoria dos Sistemas Sociais. Analisa o sistema e sua relação com o entorno (mercado, tecnologia, relações sociais e institucionais). Utiliza a análise funcional como método: lógica dedutiva, partindo das funções mais gerais para as mais específicas.

Metodologias para identificação de competências profissionais Análise funcionais: - Descrevem produtos e não processos Os resultados são mais importantes do que como “as coisas são feitas”. Funções são descritas um unidades de competência; as competências, em elementos de competências. Para cada nível, descreve-se o produto esperado. Resultados da análise funcional: descrições de resultados laborais que se deve alcançar Exemplo de método de análise funcional: DACUN

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz construtivista: Origem na França (Schwartz) Combina pesquisa/ação com reflexão/ação Busca compreender a relação competência/contexto Competências construídas não apenas voltadas para o o mercado – concede igual importância às percepções e contribuições dos trabalhadores diante de seus objetivos e potencialidades.

Metodologias para identificação de competências profissionais Análise construtivista: Considera o trabalho em suas relações contextuais. Busca a construção de competências coletivas. Considera as pessoas de menor nível educacional. Busca do coletivo na análise do trabalho em suas relações com o contexto e na capacitação individual (compreendida dentro de uma capacitação coletiva). Definição de competências a partir de uma investigação participante. Possibilita a transposição das competências investigadas no processo de trabalho mediada por uma concepção pedagógica.

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz crítico-emancipatória: Está em construção. Fundamentos teóricos no pensamento crítico-dialético. Busca ressignificar a noção de competência, atribuindo-lhe um sentido que atenda aos interesses dos trabalhadores.

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz crítico-emancipatória: Aponta princípios orientadores para investigação dos processos de trabalho, a organização do currículo e para uma proposta de educação ampliada.

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz crítico-emancipatória: Noção de competência “multidimensional” – do individual ao sociocultural, situacional e processual. Competência não é confundida com o desempenho. Está referida aos contextos, espaços e tempos socioculturais e ancorada em dimensões de classe social, gênero, etnias, geração, entre outras.

Metodologias para identificação de competências profissionais Matriz crítico-emancipatória: Idéia de competências profissionais ampliadas, contextualizadas, historicamente definidas e individual e coletivamente constituídas. Grande importância à dimensão social do conhecimento – relação entre os homens e destes com o mundo são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem. Enfatiza a construção de competências para a autonomia e para a emancipação de relações de trabalho alienadas – compreensão do mundo e sua transformação. Busca uma formação integral e ampliada – articulação entre suas dimensões profissional e sócio-política.

A visão do PROFAE sobre competências profissionais Estão condicionadas pelo contexto econômico, social e político – expressam relações sociais e resultam de negociações entre interesses dos diversos atores envolvidos no processo. Ato de assumir responsabilidades – é uma atitude social antes de ser um conjunto de conhecimentos profissionais. A especificidade da competência para trabalhar em saúde se expressa na capacidade de um ser humano cuidar de outro.

O conceito de competência profissional assumido pelo PROFAE “Capacidade de assumir a responsabilidade do cuidado partindo da concepção de saúde como qualidade de vida, interagindo com o cliente, suas necessidades e escolhas, valorizando sua autonomia para assumir sua própria saúde, e agir mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores requeridos pelas situações (imprevistas ou não) na promoção/produção do cuidado”. A competência profissional se integraliza mediante a articulação de suas dimensões técnicas, organizacionais, comunicativas e sócio-políticas.

Perspectiva do significado da competência profissional A re-significação e a re-contextualização do conceito de competência para a área da saúde/enfermagem deve atender aos interesses dos trabalhadores e apontar princípios para a organização do currículo e para uma proposta de educação profissional ampliada.

Identificação das competências – metodologia utilizada pelo PROFAE Investigação do processo de trabalho – pesquisa quanti/qualitativa; envolvimento dos vários atores interessados no processo; grupos focais. Sistematização do perfil de ações – grupos focais, especialistas; e re-significação do perfil de ações. Elaboração do perfil profissional de competências e consulta pública. Validação e homologação do perfil profissional de competências.

Competências profissionais do auxiliar de enfermagem validadas As competências identificadas se inscrevem em dimensões estruturantes da prática do auxiliar de enfermagem, a saber: Promoção da saúde e prevenção de agravos. Comunicação e registros.

Competências profissionais do auxiliar de enfermagem validadas Bases tecnológicas para o cuidado de enfermagem em diferentes situações clínico-cirúrgicas. Prontidão em ações e procedimentos de enfermagem nas situações de urgências e emergências. Organização do próprio trabalho. Organização coletiva do trabalho.

Pressupostos que embasam essa metodologia Saúde como qualidade de vida – norteadora da educação profissional. Competências profissionais e estratégias de formação coerentes com a Reforma Sanitária (referência doutrinária) e com o SUS (estratégia de reordenação setorial e institucional). O desenvolvimento de competências formais e políticas devem assegurar a competência humana necessária ao cuidado em saúde. As competências devem ser passíveis de aquisição e demonstração em todo o território nacional, respeitadas as características regionais ou locais. Lei nº 9.394/96 – LDB.

Referências bibliográficas Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão de investimentos em Saúde. Referências conceituais para a organização do Sistema de Certificação de competências/PROFAE. Mimeo. Brasília(DF), 2000. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão de investimentos em Saúde. Avaliação e certificação de competências profissionais dos auxiliares de enfermagem PROFAE- subsídios e parâmetros. Mimeo. Brasília (DF), 2001. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Planejamento estratégico da validação da metodologia de avaliação de competências profissionais de auxiliares de enfermagem egressos dos cursos PROFAE. Mimeo. Brasília (DF), 2005. Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego.Secretaria de Políticas Públicas de emprego. A certificação de conhecimentos e saberes como parte do direito à educação e à formação. Volume 2. Coleção Qualificação Social e Profissional. Brasília, 2005. Deluiz, N. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim do SENAC-SP: http://www.senac.br/informativo/BTS/273/boltec273b.htm.

Cláudia Maria da Silva Marques Obrigada pela atenção! Cláudia Maria da Silva Marques claudia.marques@saude.gov.br